Nunca jogue fora as cascas de banana e laranja

· 16 de abril de 2015
Tanto a máscara de laranja quanto a de banana têm propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas, e por isso podem nos ajudar a combater a acne e evitar os cravos e espinhas.

Temos o mau costume de nos desfazer das cascas de banana e de laranja, sem sabermos que essas contêm muitas propriedades e benefícios que podem ser facilmente aproveitados.

Por tradição, consideramos que esta parte das frutas é lixo; já que seu sabor é desagradável e à primeira vista parecem não servir para nada. No entanto, as cascas têm mais propriedades e usos do que possamos imaginar.

Como, provavelmente, você faz parte das milhões de pessoas que ainda jogam fora as cascas de banana e de laranja; hoje compartilharemos uma informação completa que fará com que você pense duas vezes da próxima vez que quiser jogá-las no lixo.

Gostaria de saber para que as cascas servem?

Casca de laranja

O ideal é escolher as laranjas orgânicas para reduzir ao máximo os níveis de pesticidas que são usados no cultivo das frutas. Este tipo de laranja é cultivado com menos substâncias químicas do que as demais laranjas; por isso serão muito mais saudáveis.

De qualquer forma, para eliminar rastros de pesticida, é possível lavar as frutas com uma colher de suco de limão e uma colher de vinagre dissolvida em um copo de água.

Utilidade da casca de laranja

Muitos dos nutrientes da laranja encontram-se precisamente na sua casca. Uma laranja média conta com cerca de 60 flavonoides e 170 fitonutrientes diferentes que aportam vários benefícios para a saúde, a pele; assim como tornam-as úteis para o uso no lar.

Usos da casca de laranja

  • A casca da laranja tem propriedades que melhoram a digestão e estimulam o metabolismo. Além disso, ajuda a combater naturalmente gases, acidez, vômitos e arrotos ácidos.
    Também é recomendada para estimular o apetite e aliviar náuseas.
  • O consumo de casca de laranja em pó tem propriedades expectorantes que favorecem a eliminação de muco no sistema respiratório; ajudando a aliviar a tosse e a asma.
  • Os principais benefícios da casca de laranja devem-se ao seu óleo essencial “D-limoneno“; o qual conta com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.
    Ademais, este óleo essencial ajuda a neutralizar os ácidos do estômago e a promover movimentos intestinais saudáveis.
  • A casca de laranja tem propriedades que ajudam a reduzir os níveis de colesterol e os triglicerídeos; bem como promove a função hepática normal.
    Além disso, também conta com um flavonoide conhecido como hesperidina, que é eficaz contra o câncer de cólon e a osteoporose.
  • No âmbito da beleza, as cascas de laranja podem ser utilizadas para esfoliar a pele e eliminar as células mortas que podem provocar o surgimento de cravos e espinhas.
  • As cascas de laranja ajudam a reduzir as manchas escuras na pele.
  • Graças a suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas, as cascas de laranja são boas para combater a acne.

Saiba mais: 10 maneiras criativas de reutilizar as cascas de laranja

Cascas de banana

Cascas de banana: benefícios

As cascas de banana contam com propriedades antioxidantes, vitaminas e minerais que podem ajudar a combater diferentes problemas de saúde e dores.

A seguir, mencionamos alguns de seus principais usos. Caso queira conhecer outros, convidamos todos a compartilhar conosco.

Leia mais: Propriedades da banana para a saúde

Usos das cascas de banana

  • Ajuda a filtrar a água, graças à sua capacidade de absorção de chumbo e cobre.
  • Ademais, esfregar uma casca de banana na pele ajuda a reduzir o incômodo causado pela picada de um inseto.
  • As cascas de banana contam com propriedades regenerativas que ajudam a acelerar o processo de cicatrização das feridas.
  • Além disso, esfregar uma casca de banana nos dentes durante dois minutos a cada dois dias ajuda a branqueá-los de forma notável, em questão de semanas.
  • A casca de banana é útil para combater a prevenir as verrugas. Esfregue a casca sobre a verruga todos os dias e em pouco tempo irá notar os resultados.
  • Caso tenha arranhões ou pequenas feridas, simplesmente esfregue uma casca de banana na zona afetada para acelerar a sua recuperação.
  • Para combater a acne e as inflamações geradas na pele, esfregue uma casca de banana na zona afetada todas as noites.
  • Ainda que seja difícil de acreditar, a casca de banana também pode ajudar a reduzir as dores de cabeça.
    Para obter o alívio, basta estender uma casca sobre a testa e relaxar.
  • A fim de prevenir o surgimento precoce de rugas; esfregue regularmente uma casca de banana por toda a pele do rosto.
  • As cascas de banana também são úteis para polir e deixar móveis e objetos mais brilhantes.
    Basta esfregá-las sobre os móveis e posteriormente passar um pano de algodão.
  • Toledo de Camargo Ranzani, M. R., Lucazechi Sturion, G., & Hironaka Bicudo, M. (1996). Avaliaçao química e biológica da casca de banana madura. Arch. latinoam. nutr46(4), 320-4.
  • Boff, C. G. E. (2011). Desenvolvimento de sorvete de chocolate utilizando fibra de casca de laranja como substituto de gordura.
  • Storck, C. R., Lorenzoni Nunes, G., Bordin de Oliveira, B., & Basso, C. (2013). Folhas, talos, cascas e sementes de vegetais: composição nutricional, aproveitamento na alimentação e análise sensorial de preparações. Ciência Rural43(3).