Como fazer um merengue vegano

11 Julho, 2020
O merengue pode ser consumido sozinho ou incluído em diferentes receitas de confeitaria. Embora seu principal ingrediente seja o ovo, há uma forma de fazê-lo com ingredientes 100% vegetais.
 

Você sabia que é possível fazer um merengue vegano? Isso pode surpreendê-lo, pois a alimentação vegana não inclui produtos de origem animal. Portanto, o ovo e os derivados do leite são descartados nesse tipo de dieta.

Neste artigo, descubra como é possível fazer um merengue com ingredientes veganos. Quando você conhecer o segredo desta receita, vai ficar muito surpreso. Não deixe de experimentar!

A alimentação vegana

Alimentação vegana
Como a alimentação vegana não inclui produtos de origem animal, não podemos usar ingredientes como ovos e laticínios.

A dieta vegana exclui todos os alimentos de origem animal (carne, peixes, ovos, laticínios). Em alguns casos, até produtos como o mel e a gelatina são excluídos.

Muitas pessoas adotam esse tipo de dieta de forma temporária ou indefinidamente. Pode ser por razões éticas, religiosas ou de saúde, principalmente. No entanto, as receitas veganas também são uma excelente opção para quem tem intolerância ou alergia a certos alimentos, como o leite e os ovos.

Talvez você possa se interessar: Veganismo na adolescência: uma realidade crescente?

Merengue, um doce irresistível

O merengue é uma sobremesa muito popular. É feito com a clara de ovo batida e açúcar. Em alguns casos, também são adicionados corantes ou oleaginosas. Pode ser consumido sozinho ou como recheio de bolos. Além disso, podemos encontrá-lo em diferentes tipos de texturas, desde suaves até mais firmes.

 

Como o ingrediente principal é o ovo, parece difícil imaginar que seria possível fazer um merengue com ingredientes veganos, mas você vai se surpreender com o resultado se experimentar a receita que compartilharemos a seguir.

Merengue vegano

Merengue com ingredientes veganos
Com um pouco de criatividade, podemos fazer um merengue com ingredientes veganos, ou seja, 100% vegetais.

A chave para o merengue vegano é a aquafaba. Trata-se do líquido de cozimento do grão-de-bico e outras leguminosas, que sempre descartamos sem conhecer o seu potencial. A aquafaba é apresentada como a substituta perfeita para o ovo.

  • A proporção exata correspondente é de 1 clara para cada 30 ml de aquafaba.

Abaixo, compartilhamos esta receita simples e surpreendente para descobrir como transformar a aquafaba em um delicioso merengue. Um alimento saudável, leve e nutritivo que vai te surpreender!

Ingredientes

  • ½ xícara de aquafaba ou água de cozimento do grão de bico (100 ml)
  • 6 colheres de sopa de açúcar (120 g)
  • ½ colher de chá de essência líquida de baunilha (3 ml)

Não deixe de ler: Grão-de-bico: conheça os benefícios deste alimento para a sua saúde

Preparação do merengue vegano

  • Primeiro, escorra bem o líquido do grão de bico com uma peneira e coloque a aquafaba em uma tigela. Não há problema se a água tiver sal adicionado.
 
  • Para obter melhores resultados, é recomendável usar esse líquido frio. Por isso, refrigere-o por pelo menos uma hora antes de começar.
  • Bata bem o líquido usando uma batedeira. Da mesma forma que faria com as claras de ovos, a espuma vai aumentar e ficar cada vez mais branca e espessa.
  • Adicione o açúcar gradualmente. A aquafaba estará no ponto em cerca de 5 minutos, embora a consistência seja um pouco mais leve do que com as claras.
  • Depois, incorpore também a essência de baunilha.
  • Você vai saber que o merengue está pronto quando formar picos ao elevar as hastes. Agora, a mistura pode ser usada como você quiser.

Tem gosto de grão de bico?

Apesar de esta receita ser feita com a água de cozimento do grão de bico, não se preocupe com o sabor, pois ninguém perceberá a presença das leguminosas. O açúcar é responsável por camuflá-las.

Além disso, esse merengue tem a mesma aparência e textura que o merengue de ovo, e ambos são irresistíveis. A seguir, daremos algumas ideias para aproveitá-lo ao máximo.

Outros usos do merengue vegano

Receitas veganas
Uma vez pronto, podemos usar o merengue para várias preparações, como doces ou maionese.

Depois de preparar a aquafaba como se fosse um merengue, podemos aproveitar esta preparação para outras receitas doces:

 
  • Merengue assado: algumas receitas de merengue são assadas (como os suspiros ou macarons).
  • Chantilly: por exemplo, para acompanhar uma porção de morangos.
  • Mousse: chocolate, frutas vermelhas, banana, café, etc.
  • Confeitaria: como substituto dos ovos, para dar maciez a biscoitos e similares.
  • Maionese: o acompanhamento ideal sem ovos para quem não quer deixar de apreciar o sabor da maionese.

O que você acha de experimentar essas opções de merengue com ingredientes veganos? Arrisque-se a preparar esta receita e surpreenda os seus convidados!

 
  • Mustafa, R., He, Y., Shim, Y. Y., & Reaney, M. J. T. (2018). Aquafaba, wastewater from chickpea canning, functions as an egg replacer in sponge cake. International Journal of Food Science and Technology. https://doi.org/10.1111/ijfs.13813
  • Shim, Y. Y., Mustafa, R., Shen, J., Ratanapariyanuch, K., & Reaney, M. J. T. (2018). Composition and Properties of Aquafaba: Water Recovered from Commercially Canned Chickpeas. Journal of Visualized Experiments. https://doi.org/10.3791/56305
  • Starmer, D., Coate, K., & Terry, P. (2018). The Effects of Creating a Vegan Alternative to Hard Meringues by Substituting Aquafaba for Egg Whites. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. https://doi.org/10.1016/j.jand.2018.06.197