Veganismo na adolescência: uma realidade crescente?

29 Fevereiro, 2020
Manter uma dieta vegana na adolescência é uma decisão que pode levantar certas dúvidas. No entanto, desde que seja bem planejado, é um padrão de alimentação que pode fornecer benefícios interessantes.
 

O veganismo tem seus prós e contras. Uma dieta baseada em alimentos vegetais protege a saúde e ajuda a manter um peso saudável. Além disso, tem certas implicações morais que ainda estão sendo discutidas. Por outro lado, se não for bem feita, pode levar a um déficit de certos nutrientes. O que devemos saber sobre o veganismo na adolescência? Confira a seguir.

O que significa ser vegetariano ou vegano?

A pergunta sobre o que é e o que não é ser “vegetariano ou vegano” não é casual, mas responde ao fato de que, muitas vezes, a pessoa concentra sua identidade nesse padrão nutricional.

Devido à profusão de artigos que se proliferaram na mídia, somados às muitas conferências profissionais sobre o assunto, a impressão atual é de que ser vegano na adolescência é uma realidade crescente.

Ao mesmo tempo, existem várias controvérsias levantadas pelo assunto, além de certas divergências que o tema gera entre pais e filhos nas consultas médicas.

R. González Leal, do Serviço de Endocrinologia. Hospital Infantil Universitario Niño Jesus. Madrid, em uma publicação interessante da Revista Teen 2017; V (3): 56-65, da Sociedade Espanhola de Medicina do Adolescente, SEMA, enfatiza que:

As duas maneiras mais comuns de definir dietas vegetarianas são: “dietas veganas”, dietas isentas de todos os alimentos de origem animal, e “dietas vegetarianas”, dietas isentas de alimentos de origem animal, mas que incluem ovos (ovo) e laticínios (lacto).

Alimentos veganos crus
 

Nos bastidores: por que a preferência pelo veganismo?

“As razões mais frequentes para a escolha de uma dieta vegetariana incluem considerações de saúde, preocupação com o meio ambiente e fatores relacionados ao bem-estar animal”, afirma R. González Leal. Ele acrescenta também:

Os vegetarianos também citam razões econômicas, considerações éticas ou relacionadas à fome no mundo e crenças religiosas como razões para seguir o modelo alimentar que escolheram. Se pertencem a famílias vegetarianas, geralmente têm o hábito alimentar desde a infância.

Veganismo na adolescência: uma realidade crescente que preocupa e não é isenta de riscos

Segundo informações da Sociedade Espanhola de Medicina do Adolescente, SEMA:

A adoção de uma dieta vegetariana pode causar uma redução na ingestão de certos nutrientes; no entanto, as deficiências podem ser facilmente evitadas com uma dieta vegetariana bem planejada, que contém vegetais, frutas, grãos integrais, leguminosas, oleaginosas e sementes para fornecer a nutrição adequada.

Também deve ser considerado que, no vegetarianismo, existem duas populações especialmente suscetíveis ou em risco. Uma delas são crianças e adolescentes, que estão em fase de crescimento e precisam de todos os nutrientes; em particular os aminoácidos essenciais.

A outra é o sexo feminino, que precisa de ferro. Este mineral é encontrado em leguminosas e em alimentos vegetais, é claro. No entanto, a sua biodisponibilidade é menor. Nas leguminosas e vegetais, há quantidades suficientes de ferro, mas ele não é assimilado da mesma maneira que o de origem animal.

 

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Adolescente comendo salada

É possível falar de benefícios do veganismo na adolescência?

Embora seja possível mencionar os benefícios desses padrões alimentares, é importante não ignorar a existência de alguns elementos controversos ou mesmo prejudiciais à saúde.

Nesse sentido, dados adicionais fornecidos pela SEMA são:

  • Dietas vegetarianas adequadamente planejadas são frequentemente associadas a várias vantagens para a saúde.
  • Enquanto as proteínas animais contêm todos os aminoácidos essenciais, as proteínas vegetais são deficientes em alguns (limitantes). Assim, os cereais têm como aminoácido limitante a lisina, enquanto as leguminosas contêm metionina e treonina como limitantes.
  • A adolescência é o estágio mais comum para o desenvolvimento de transtornos alimentares (TCA).

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Conclusão

A Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA recomenda considerar o seguinte ao seguir uma dieta vegetariana:

  • Coma diferentes tipos de alimentos incluindo, por exemplo, vegetais, frutas, cereais, leguminosas, oleaginosas, sementes, grãos integrais e laticínios sem gordura e ovos, se sua dieta os incluir.
 
  • Escolha alimentos fortificados como, por exemplo, cereais, pães, leite de soja ou amêndoa e sucos de frutas para obter uma grande variedade de nutrientes.
  • Reduza o consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar e sal (sódio).
  • Inclua uma fonte de proteína em todas as suas refeições.
  • Tome suplementos se a dieta não tiver certas vitaminas e minerais.
  • É essencial lembrar que a vitamina B12 é necessária para ajudar a prevenir a anemia. Ovos e laticínios são ricos em vitamina B12; é por isso que os veganos podem ter dificuldade em obter a concentração suficiente.
  • Aprenda a ler o rótulo nutricional das embalagens de alimentos. O rótulo indica os ingredientes e o conteúdo nutricional do produto alimentar.

Por fim, lembre-se de que, ao adotar dietas restritivas, é essencial trabalhar com a orientação de um especialista para ter certeza de que todos os nutrientes essenciais estão sendo obtidos.

 
  • Temas de revisión. “Alimentación vegetariana en adolescentes: pros y contras”. ADOLESCERE • Revista de Formación Continuada de la Sociedad Española de Medicina de la Adolescencia • Volumen V • Septiembre 2017 • Nº 3.
  • Biblioteca Nacional de Medicina de los EE.UU.