10 dicas para cuidar do meio ambiente em sua casa

01 Fevereiro, 2020
Você está preocupado com o nosso planeta e o meio ambiente? Mude hábitos e realize pequenas ações para cuidar do meio ambiente a partir do conforto de sua casa.
 

Cuidar do meio ambiente a partir de casa não é uma missão impossível! Nós temos que adaptar nossos hábitos para reutilizar, reciclar e proteger o que nosso planeta nos dá.

Aqui, compartilhamos com você algumas dicas fáceis para cuidar do meio ambiente em sua casa. Você verá que todas são ações muito simples, só precisamos aumentar nossa conscientização sobre isso.

Como cuidar do meio ambiente em sua casa

1. Não desperdice água

Cuide da água

A água é uma mercadoria escassa e, como tal, devemos cuidar dela! A melhor maneira de fazer isso é reduzir o desperdício. Para fazer isso você pode realizar pequenas ações como:

  • Tome uma ducha em menos de 10 minutos, na hora de tomar banho.
  • Reciclar a água da chuva: você pode coletar a água em baldes e regar o seu jardim, por exemplo.
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes e lava a louça.
  • Melhor ainda, retire os restos de comida da louça, limpe-as com uma esponja úmida e uma gota de detergente, e coloque-os na pilha. Depois disso, você só precisará enxaguá-los. Dessa forma, gastará menos água. Outra opção é encher a pilha de louça de água e lavá-la diretamente lá. De qualquer forma, você usará menos água do que com a torneira aberta.
 
  • Corrija o desperdício em torneiras e tanques de banheiro com defeito.
  • Compre lava-louças classe A ou A +.

2. Desligue as luzes que você não está usando

Devemos estar cientes do custo da energia e não apenas nos referimos ao seu custo monetário, mas também à poluição que sua geração produz. Portanto, recomendamos que você apague as luzes quando sair de uma sala.

Outra opção, cada vez mais acionada, é substituir todas as lâmpadas da sua casa por lâmpadas de baixo consumo de energia. Você economizará dinheiro e ajudará a cuidar do meio ambiente, tudo de uma só vez!

Não perca: Como fazer um detergente ecológico com bórax e bicarbonato de sódio

3. Escolha alimentos regionais e da estação

Os alimentos locais e sazonais são uma alternativa alimentar saudável e sustentável

A compra de alimentos colhidos em sua região permite que você cuide do meio ambiente. Como? É muito simples. Se você comprar alimentos da região, estes não precisarão viajar e percorrer grandes distâncias em caminhões que poluem o planeta.

Além disso, ao escolher frutas e legumes da estação e da região você comerá de maneira mais saudável e barata, gerando um impacto positivo para manter as empresas locais em sua região.

 

4. Separe os resíduos para cuidar do meio ambiente

A reciclagem é uma das melhores maneiras de cuidar do meio ambiente e, convenhamos, não nos toma muito tempo, nem muito trabalho. É melhor reciclar em família para ensinar as crianças a fazê-lo, para que possam nos ajudar e aprender a preservar.

Você pode comprar latas de lixo especiais ou fazer a separação em sacos ou caixas. O importante é que você classifique seus resíduos, para que o lixo reciclável tenha uma segunda vida!

5. Crie seu próprio composto orgânico

Composto caseiro

Você tem plantas em sua casa ou na varanda? O que acha de fazer seu próprio composto orgânico para cuidá-las? Fazer compostagem não é complicado, você só precisa de paciência e de um espaço dedicado para esse fim.

A seguir explicamos brevemente como preparar uma compostagem em um espaço pequeno:

Você precisará de:

  • 1 balde ou panela grande com terra até na metade
  • terra
  • 1 papelão do tamanho da boca do balde
  • sobras de comida

Como fazer a compostagem?

  1. Em primeiro lugar, deixe o balde ou panela localizado na varanda.
  2. Logo depois, adicione as sobras de comida (cascas de legumes e frutas, restos de saladas, talos de maçãs … Evite incorporar carne e laticínios) ao recipiente.
  3. Posteriormente, cubra os restos de comida com um pouco de terra e o recipiente com o papelão.
  4. Além disso, mexa a composição à cada 3 ou 4 dias com uma pá de jardinagem.
  5. Ademais, adicione água duas vezes por semana, sem umedecer demais a mistura.
  6. Finalmente, espere e veja como seus restos serão transformados em um composto de qualidade que você pode usar para criar uma horta urbana, ou fertilizar suas plantas.
 

6. Prepare sua horta urbana

Certamente, a autossuficiência é benéfica para o planeta. Você já pensou em como seria cultivar seus próprios vegetais em casa? Não apenas você economizaria dinheiro, mas evitaria comprar alimentos que foram transportados por caminhões do outro lado do país (até mesmo de avião, de outro continente).

O esforço pode parecer inútil, mas se todos tivéssemos uma horta urbana, certamente lograríamos um impacto no cuidado com o meio ambiente. Além disso, vegetais e frutas são muito mais ricos quando recém-colhidos da planta!

Descubra também: Como cultivar estévia em casa e aproveitar suas propriedades adoçantes

7. Regule a temperatura da casa

Mantenha o ar condicionado em 24 para cuidar do meio ambiente

Evite colocar o aquecedor muito alto no inverno e o ar condicionado em temperaturas muito baixas no verão. O uso de energia deve ser racional, como já mencionamos. O planeta e seu bolso vão agradecer!

8. Escolha produtos reutilizáveis para cuidar do meio ambiente

Evite comprar itens de uso único. Por que usar guardanapos de papel se existem guardanapos de pano que você pode lavar e reutilizar? Esteja ciente de que todos os guardanapos de papel que você usa foram produzidos a partir de uma árvore que foi cortada.

 

Sem dúvida alguma, o mesmo vale para os pratos e copos de plástico e todos os itens descartáveis ​​que costumamos comprar, por exemplo, para comemorar o aniversário das crianças. O uso indiscriminado de plásticos é altamente prejudicial ao meio ambiente.

9. Reutilize e recicle para cuidar do meio ambiente

Recicle tudo o que puder para cuidar do meio ambiente

Você tem frascos em casa e não sabe o que fazer com eles? Você pode criar luminárias com fracos de vidro. Já juntou um monte de latas em casa? Pois bem, prepare alguns artesanatos com as crianças e use as latas como porta-canetas, por exemplo. Existem inúmeras opções para reutilizar e dar nova vida aos mais variados materiais. Faça uma pesquisa na internet!

10. Seja um consumidor consciente 

Em primeiro lugar, escolha produtos orgânicos que não agridam o meio ambiente. Você sabia que existem produtos de limpeza amigáveis ​​com o planeta? Por exemplo, em vez de usar produtos químicos tóxicos escolha limpar com vinagres e outros elementos biodegradáveis. Ou prepare seus produtos de limpeza em casa com ingredientes naturais!

Cuidar do meio ambiente é trabalho de todos. Não há desculpas para fugir da nossa responsabilidade. Mude seus hábitos, preste atenção ao que você faz todos os dias e participe do movimento verde!

 

 

  • Gallop, G., Sostenible, D., & Humanos, A. (2015). Medio Ambiente Y Desarrollo. 2003. https://doi.org/10.1515/CCLM.2011.790n/j/cclm.2012.50.issue-3/cclm.2011.790/cclm.2011.790.xml [pii]
  • Diputació Barcelona. El ahorro de agua doméstica. https://www1.diba.cat/uliep/pdf/49525.pdf
  • Lara, J. (2008). Reducir, Reutilizar, Reciclar. Dpto. Universitario Para El Desarrollo Sustentable, Instituto de Ciencias.