Os melhores e piores alimentos para a digestão
A digestão é importante na decomposição dos alimentos, para que possam ser absorvidos pelas células para a alimentação e a energia de nosso organismo.
Se a comida não se decompõe, fica retida no corpo sob diversas formas, o que pode causar um ganho severo de peso.
É por isso que a seguir, indicaremos quais são os melhores e piores alimentos para o processo digestivo.
Os melhores alimentos para a digestão:
Frutas e verduras
As frutas e verduras são excelentes para a digestão por que a maioria contém alto teor de fibras. As fibras contidas nesses produtos beneficiam a regulação dos movimentos intestinais.
Grãos integrais
Os alimentos integrais, como o arroz e o trigo, também contém grande quantidade de fibras, por isso são outro grupo de alimentos de primeira qualidade para a boa digestão.
Banana
Apesar de todas as frutas e verduras serem geralmente boas para a digestão, a banana em particular é ideal, por que não irrita ao estômago.
Água
A água é excelente para a digestão, apesar de, em geral, as pessoas não consumirem água o suficiente. A água ajuda no processo digestivo, já que ajuda no transporte dos alimentos através do intestino.
Gengibre
Especiarias e ervas como o gengibre, a cúrcuma e a menta, são excelentes para solucionar o mal-estar estomacal. Portanto, ao sofrer desse mal, tome um chá de gengibre ou menta, ou chupe uma pastilha de menta.
Alimentos que possuem probióticos e prebióticos
Os probióticos e prebióticos são bons compostos para o sistema digestivo, já que contêm bactérias boas, que eliminam os efeitos das bactérias ruins que por vezes se instalam em nosso intestino.
Alguns exemplos de alimentos que os possuem são o iogurte, aspargos, lentilhas e cereais integrais, dentre outros.
Os piores alimentos:
Alimentos picantes
Os alimentos picantes podem ser péssimos para a digestão, já que podem desencadear os sintomas do refluxo gástrico em algumas pessoas.
A cafeína
Como os alimentos picantes, os que contêm cafeína também podem desencadear o refluxo gástrico.
O café é um produto potente, que trabalha na ativação do peristaltismo (movimento involuntário do intestino). Mas por possuir cafeína, significa que pode causar refluxo.
Porém, ele pode ser de grande ajuda em casos de prisão de ventre.
Refrigerantes
Assim como os alimentos picantes e a cafeína, certos refrigerantes ácidos também podem desencadear o refluxo gástrico.
Leia também: Refrigerante: um verdadeiro risco à saúde
Alimentos ricos em gorduras saturadas
Alimentos gordurosos podem provocar ardor no estômago e diarreia, pois a gordura tem uma má absorção em nosso organismo.
O álcool
O álcool também relaxa o esfíncter esofágico, o que pode provocar refluxo. Além disso, pode induzir a inflamação no estômago.
Lactose
A lactose pode induzir inchaços, assim como o mal-estar abdominal, principalmente em pessoas que apresentam intolerância ao produto.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.