Maravilhosos benefícios do chá de menta

· 29 de setembro de 2013
Além de muito saboroso, o chá de menta possui muitas propriedades que ajudam o nosso organismo a funcionar melhor. Por isso, tente incorporar este chá na sua dieta.

O chá de menta é uma maneira rápida e refrescante de melhorar a saúde em geral. Seu impacto sobre o sistema digestivo é formidável, mas esse não é o único benefício que esse chá nos oferece. A seguir, falaremos mais sobre alguns dos benefícios do chá de menta, que talvez você ainda não conheça.

Reduz o estado febril

O efeito fresco do mentol, componente principal deste chá, causa suor externo que, portanto, esfria o corpo internamente. Essencialmente, isso acaba com a febre e pode reduzir inflamações e problemas associados.

A saúde digestiva é um dos benefícios do chá de menta

Em resumo, a menta tem sido utilizada durante milhares de anos para resolver uma infinidade de problemas gastrointestinais e digestivos. Por isso, ela continua em alta hoje em dia.

Esta deliciosa bebida é considerada um poderoso carminativo, ou seja, ajuda a mover o gás que se acumula no corpo e causa inchaço, cólicas e mal-estar estomacal.

O chá de menta também estimula o fluxo da bile para aumentar a velocidade e eficiência da digestão, promovendo, assim, os movimentos intestinais saudáveis. Além de carminativo, também é analgésico, já que reduz dores associadas a cólicas, distensão abdominal e indigestão.

Todo esse potencial é devido aos seus efeitos calmantes sobre o intestino e os músculos lisos do trato digestivo. A diarreia, a síndrome do intestino irritável e a prisão de ventre, por exemplo, vão melhorar com esse chá.

Benefícios do chá de menta

Náuseas e vómitos

O chá de menta é antiespasmódico, por isso reduz as possibilidades de vômitos e náuseas, inclusive, ajuda quando viajamos de barco ou avião e o movimento nos provoca enjoos.

Sua qualidade anti-inflamatória é outro dos benefícios do chá de menta, já que pode fazer o estômago retornar à normalidade.

Problemas respiratórios

Como antiespasmódico, ajuda com a sensação irritante que provoca o desejo de tossir e que agrava a situação respiratória. Sendo assim, ao relaxar os músculos da garganta e o peito é possível eliminar os sintomas do resfriado e da gripe.

Benefícios do chá de menta

Sistema imunológico

O chá de menta, graças as suas propriedades antibacterianas, pode prevenir nosso corpo contra doenças. Além do mentol, esse chá tem oligoelementos da vitamina B, potássio, antioxidantes e cálcio, o que pode ter como resultado a ajuda na absorção de nutrientes do corpo para combater as enfermidades.

Leia também: O que destrói e enfraquece o sistema imunológico?

Mau hálito

O forte sabor mentolado e seus elementos antibacterianos matam os germes que podem causar halitose, enquanto o mentol se encarrega do mal cheiro, deixando o hálito fresco e limpo.

Níveis de estresse

A natureza sedativa e antiespasmódica natural do mentol faz com que ele seja muito bom para aliviar a tensão mental. Dessa forma, devido a suas propriedades anti-inflamatórias, pode reduzir a pressão arterial e a temperatura corporal, nos permitindo relaxar.

Casal brigando pelos benefícios do chá de menta

Perda de peso

O aroma da menta e alguns de seus componentes orgânicos podem realmente eliminar o apetite. Cheirar a menta pode ajudar a evitar a alimentação exagerada e, posteriormente, a obesidade.

Aliás, você sabia que os frutos secos ajudam a perder peso?

Mulher aproveitando os benefícios do chá de menta

Nota: ainda que os benefícios do chá de menta sejam muitos, também existem alguns efeitos secundários possíveis. Embora o mentol possa atuar como um alergênico em algumas pessoas, pode causar acidez em outras. Ambas as reações são geralmente leves, mas consultar um médico sobre as possíveis alergias é uma boa ideia antes de começar a consumir.

Imagens oferecidas por: kayleigh.karr e  ESPemporium