Veja dicas para melhorar a sua digestão

· 6 de outubro de 2013

Certamente em algum momento da sua vida você sentiu um desconforto após as refeições. Muitas pessoas sofrem de problemas no sistema digestivo, como por exemplo prisão de ventre e azia. Entretanto, uma possível solução é incluir em sua dieta alimentos que ajudem na digestão. Veja.

Alimentos que diminuem o desconforto e melhoram a digestão

Ameixa

Apresenta um grande nível de fibras e ácidos digestivos. Além disso, também funciona como um laxante, melhorando o funcionamento intestinal.

Recomenda-se comer até duas ameixas por dia, para quem tem um intestino lento, também conhecido como “intestino preso”.

Leia também: 4 receitas ricas em fibras para cuidar da sua digestão

Abacaxi e mamão

Apresentam poderosas enzimas que ajudam na digestão, principalmente, das proteínas. Por isso, comer uma pequena fatia de abacaxi e um pequeno pedaço do mamão, depois de uma refeição repleta de proteínas é muito bem indicado.

Abacaxi melhora a digestão

Azeite

O azeite tem a capacidade de inibir  a formação de forma excessiva dos ácidos gástricos, assim, prevenindo a azia e cuidando da melhor digestão.

Isto ocorre porque esta gordura estimula a produção do suco pancreático, melhorando a digestão.

Banana

Muitas pessoas não sabem que a banana também a ajuda a “soltar” nosso intestino. Entretanto, contém frutano, que é um amido que ajuda no controle do índice glicêmico, melhorando o colesterol e preocupando-se em regular o trânsito intestinal.

É importante saber que o frutano é mais encontrado em bananas verdes que maduras. Por isso, recomenda-se uma colher de sopa da fruta ao dia.

Banana melhora a digestão

Chás digestivos

Alguns chás aliviam aquela sensação de empanzinamento e barriga estufada.

Chás a base de, por exemplo, alecrim, erva cidreira, camomila, hortelã, menta e sálvia são ótimas indicações. Assim, recomenda-se beber entre trinta e quarenta minutos após uma refeição.

Couve

Tem substâncias que atuam no procedimento de cicatrização da mucosa, o que acarreta na desintoxicação de todo o sistema digestivo.

Por isso, é recomendado consumir a couve crua, pois desta maneira perde-se menos nutrientes.

Iogurte probiótico

Probiótico nada mais é que uma bactéria boa que quando encontra-se com as mucosas intestinais, acabam liberando micro-organismos que regulam a flora intestinal. Por isso, recomenda-se ingerir uma  porção ao dia.

Gengibre

O gengibre ajuda na secreção gástrica, além de ser um excelente anti-inflamatório natural. Atua diretamente na digestão e em problemas gastrointestinais, aliviando náuseas, dores e aquela incômoda sensação de queimação.

É de grande importância que você não ingira nenhum líquido enquanto estiver comendo. Este hábito compromete o bom funcionamento do sistema digestivo e o aproveitamento dos nutrientes dos alimentos que são ingeridos.

Não deixe de conferir: Os benefícios do gengibre para a mulher

Gengibre melhora a digestão

O ideal é que você beba qualquer tipo de líquido apenas trinta minutos depois de suas refeições.

  • Dellanoce PEREIRA, K. (2007). Amido resistente, a última geração no controle de energia e digestão saudável. Ciência e Tecnologia de Alimentos, 27(1).
  • Gonzalez, F. G., & Paleari, L. M. (2006). O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpo. Ciência & Educação (Bauru), 13-24.
  • Dellanoce PEREIRA, K. (2007). Amido resistente, a última geração no controle de energia e digestão saudável. Ciência e Tecnologia de Alimentos, 27(1).