Logo image
Logo image

Veja dicas para melhorar a sua digestão

2 minutos
Veja dicas para melhorar a sua digestão
Última atualização: 10 março, 2019

Certamente em algum momento da sua vida você sentiu um desconforto após as refeições. Muitas pessoas sofrem de problemas no sistema digestivo, como por exemplo prisão de ventre e azia. Entretanto, uma possível solução é incluir em sua dieta alimentos que ajudem na digestão. Veja.

Alimentos que diminuem o desconforto e melhoram a digestão

Ameixa

Apresenta um grande nível de fibras e ácidos digestivos. Além disso, também funciona como um laxante, melhorando o funcionamento intestinal.

Recomenda-se comer até duas ameixas por dia, para quem tem um intestino lento, também conhecido como “intestino preso”.

Leia também: 4 receitas ricas em fibras para cuidar da sua digestão

Abacaxi e mamão

Apresentam poderosas enzimas que ajudam na digestão, principalmente, das proteínas. Por isso, comer uma pequena fatia de abacaxi e um pequeno pedaço do mamão, depois de uma refeição repleta de proteínas é muito bem indicado.

Some figure

Azeite

O azeite tem a capacidade de inibir  a formação de forma excessiva dos ácidos gástricos, assim, prevenindo a azia e cuidando da melhor digestão.

Isto ocorre porque esta gordura estimula a produção do suco pancreático, melhorando a digestão.

Banana

Muitas pessoas não sabem que a banana também a ajuda a “soltar” nosso intestino. Entretanto, contém frutano, que é um amido que ajuda no controle do índice glicêmico, melhorando o colesterol e preocupando-se em regular o trânsito intestinal.

É importante saber que o frutano é mais encontrado em bananas verdes que maduras. Por isso, recomenda-se uma colher de sopa da fruta ao dia.

Some figure

Chás digestivos

Alguns chás aliviam aquela sensação de empanzinamento e barriga estufada.

Chás a base de, por exemplo, alecrim, erva cidreira, camomila, hortelã, menta e sálvia são ótimas indicações. Assim, recomenda-se beber entre trinta e quarenta minutos após uma refeição.

Couve

Tem substâncias que atuam no procedimento de cicatrização da mucosa, o que acarreta na desintoxicação de todo o sistema digestivo.

Por isso, é recomendado consumir a couve crua, pois desta maneira perde-se menos nutrientes.

Iogurte probiótico

Probiótico nada mais é que uma bactéria boa que quando encontra-se com as mucosas intestinais, acabam liberando micro-organismos que regulam a flora intestinal. Por isso, recomenda-se ingerir uma  porção ao dia.

Gengibre

O gengibre ajuda na secreção gástrica, além de ser um excelente anti-inflamatório natural. Atua diretamente na digestão e em problemas gastrointestinais, aliviando náuseas, dores e aquela incômoda sensação de queimação.

É de grande importância que você não ingira nenhum líquido enquanto estiver comendo. Este hábito compromete o bom funcionamento do sistema digestivo e o aproveitamento dos nutrientes dos alimentos que são ingeridos.

Não deixe de conferir: Os benefícios do gengibre para a mulher

Some figure

O ideal é que você beba qualquer tipo de líquido apenas trinta minutos depois de suas refeições.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Dellanoce PEREIRA, K. (2007). Amido resistente, a última geração no controle de energia e digestão saudável. Ciência e Tecnologia de Alimentos, 27(1).
  • Gonzalez, F. G., & Paleari, L. M. (2006). O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpo. Ciência & Educação (Bauru), 13-24.
  • Dellanoce PEREIRA, K. (2007). Amido resistente, a última geração no controle de energia e digestão saudável. Ciência e Tecnologia de Alimentos, 27(1).

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.