Mbappé: a rotina rigorosa de exercícios e dieta do próximo grande craque do futebol

Kylian Mbappé busca se tornar o rei do futebol a curto prazo, mas o talento por si só não é suficiente. Vejamos quais hábitos e alimentos o atacante francês escolhe diariamente para atingir seu objetivo.
Mbappé: a rotina rigorosa de exercícios e dieta do próximo grande craque do futebol

Última atualização: 09 abril, 2022

Kylian Mbappé mostra a cada jogo que seu desempenho não tem limites. Sua forma física está cada vez melhor, assim como sua técnica, potência e velocidade. Todas essas características colocam o francês como o grande candidato a sucessor de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi como o melhor jogador do mundo. A rotina e dieta rigorosas são os segredos de Mbappé para atingir esse objetivo.

O jovem de 22 anos está realizando uma rotina especial de exercícios e alimentação que são essenciais para complementar suas habilidades esportivas. Isso permitirá que ele mantenha a vitalidade que tanto o português quanto o argentino mostraram ao longo de suas carreiras.

Além disso, Cristiano Ronaldo, seu ídolo de infância, tem sido tomado como modelo em relação aos cuidados com o físico. Por sua vez, de Messi, também uma lenda atual e atual companheiro de equipe no PSG, ele copiou alguns segredos de dieta que o ajudaram a recuperar sua melhor forma.

Apesar de estar apenas em sua oitava temporada como jogador profissional, o histórico de Mbappé é mais do que invejável: campeão mundial na Rússia 2018, 4 títulos da Ligue 1 francesa, outras 8 conquistas em copas nacionais e 200 gols convertidos. Sem dúvida, estamos diante de um jogador já consagrado e que ficará para a história. Será que ele vai se tornar o melhor de todos?

A rotina de Mbappé para se tornar o rei do futebol

O grande desejo de Kylian Mbappé é se tornar o melhor jogador do mundo, e é claro que ele está no caminho certo. No entanto, para conseguir isso, é necessário seguir um plano rigoroso.

Trata-se do chamado treino invisível, que tem a ver com os cuidados diários além dos treinos e jogos.

Cristiano Ronaldo é a inspiração de Mbappé.
A trajetória de Cristiano Ronaldo é uma inspiração para Mbappé, que levou alguns hábitos do português para a própria vida.

Sessões de talassoterapia, como Cristiano Ronaldo

A talassoterapia é um método terapêutico que utiliza substâncias extraídas do mar e que proporciona benefícios ao organismo. É um procedimento natural que é cada vez mais utilizado por grandes jogadores de futebol, como Cristiano Ronaldo.

Os tratamentos à base de lama, água do mar, algas marinhas, areia, plâncton e mais de oitenta outras espécies extraídas do oceano atuam como relaxantes para o corpo e também para a mente. Para isso, o craque do PSG desfruta de banhos termais e massagens todas as semanas, que lhe permitem dar o seu melhor no gramado.

Os benefícios do mar foram descobertos há muito tempo. Já no antigo Egito, assim como no Império Romano e durante a Idade Média, técnicas semelhantes eram utilizadas para fins curativos e relaxantes. Essas técnicas evoluíram e foram aprimoradas até os dias atuais.

Estes são alguns dos benefícios da talassoterapia:

  • Melhora o sistema locomotor.
  • Acelera o processo de redução de gordura.
  • Melhora a força física.
  • Produz relaxamento.

Crioterapia, para congelar lesões

A crioterapia é um tratamento que usa o frio para congelar e destruir células anormais da pele. Por exemplo, em caso de lesão, o frio é aplicado diretamente na área afetada.

As grandes estrelas do futebol estão mais expostas a atritos e golpes. Logicamente, Mbappé é uma delas. No entanto, com este tratamento foi possível alcançar uma força física que lhe permite maior resistência e também uma recuperação muito mais rápida.

Alguns benefícios da crioterapia são os seguintes:

  • Tem efeito analgésico.
  • Ajuda na circulação sanguínea.
  • Diminui o tempo de recuperação de lesões.
  • Atua como um relaxante.
  • Melhora a qualidade do sono.

A dieta de Mbappé é fundamental para atingir o nível máximo

Para explorar todo o seu potencial, Mbappé deve aderir a uma alimentação balanceada, rica em carboidratos e proteínas. São feitas várias refeições por dia, com abundância de cores. A eliminação de certos produtos também é fundamental.

Macarrão com salmão, o prato favorito de sua dieta

Historicamente, a massa tem se destacado como um dos pratos convenientes para o almoço dos atletas. Esses são alimentos com carboidratos, fibras e vitaminas que também ajudam a melhorar a digestão, por isso são ideais para serem consumidos antes da competição.

Por sua vez, o salmão é importante para fortalecer os músculos, pois é rico em proteínas e ácidos graxos ômega 3, além de vitaminas e minerais.

Um pouco da gasolina super de Messi

O jovem craque do PSG aproveitou a chegada de Lionel Messi ao time para, entre outras coisas, adotar em sua dieta alimentos que ajudaram o argentino a atingir seu pico de rendimento. Vejamos o que contém a dieta mediterrânea de Messi que Mbappé leva em conta:

Messi inspira Mbappé.
Agora que são companheiros de equipe no PSG, Mbappé levou em consideração elementos da dieta de Messi.

Cartão vermelho para açúcar

O açúcar é um dos produtos discutidos entre os atletas. Embora tenha seus benefícios como fonte de energia, consumir mais do que a quantidade recomendada pode trazer consequências negativas.

A ação dos hormônios transforma o excesso de açúcar em gordura quando consumido em grandes quantidades. Esse efeito pode causar excesso de peso e uma maior fadiga ao correr. Por isso, no plano alimentar de Mbappé a ingestão de açúcar simples é descartada e substituída por carboidratos complexos e proteínas.

Quantidade mínima de carne

Além disso, a dieta de Mbappé inclui um consumo mínimo de carne e farinha refinada. Talvez, para Kylian seja mais fácil cumpri-la, porque a França é um país mediterrâneo. Mas para Messi, assim como para outros jogadores de futebol argentinos e uruguaios, adotar essa dieta exige um sacrifício maior, já que nesses países o consumo de carne vermelha é muito maior.

A dieta e a rotina de Mbappé farão dele o melhor?

Só o tempo dirá se Mbappé se tornará o melhor do mundo. Por enquanto, sua adesão à rotina e dieta parece render frutos que se manifestam na qualidade de jogo e nas conquistas já alcançadas.

Não é fácil cumprir todos os requisitos que uma carreira profissional de futebol exige. Mas a fome de glória ajuda a lidar com essas demandas.

This might interest you...
Alimentos para um atleta vegano: confira os melhores
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Alimentos para um atleta vegano: confira os melhores

Os alimentos para um atleta vegano não consiste em comer apenas arroz e macarrão, como se costuma pensar. Confira as melhores opções!



  • Banfi G, Lombardi G, Colombini A, Melegati G. Whole-body cryotherapy in athletes. Sports Med. 2010 Jun 1;40(6):509-17. doi: 10.2165/11531940-000000000-00000. PMID: 20524715. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20524715/
  • Lucchetta MC, Monaco G, Valenzi VI, Russo MV, Campanella J, Nocchi S, Mennuni G, Fraioli A. Le basi storico-scientifiche della talassoterapia: stato dell’arte [The historical-scientific foundations of thalassotherapy: state of the art]. Clin Ter. 2007 Nov-Dec;158(6):533-41. Italian. PMID: 18265720. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18265720/