Exercícios abdominais para conseguir um tanquinho perfeito

Tonificar o abdome é um dos principais objetivos ao trabalhar o corpo. Para isso apresentamos uma série de exercícios abdominais, ideais para conseguir um tanquinho perfeito.
Exercícios abdominais para conseguir um tanquinho perfeito

Última atualização: 31 dezembro, 2021

Ter um abdome liso e marcado é o desejo de muitos ao começar a praticar atividades físicas. Essa é uma área que costuma ser ostentada quando está tonificada, pois desempenha um papel importante em termos de estética corporal. Além disso, traz grandes benefícios à saúde. É por isso que mostraremos a seguir uma série de exercícios abdominais para conseguir o tão sonhado tanquinho perfeito.

Por outro lado, devemos ter em mente que é fundamental acompanhar os exercícios com uma boa alimentação e hábitos saudáveis. Não se trata apenas de fazer abdominais, mas sim de traçar um plano de treinamento para trabalhar o corpo como um todo e levar uma vida saudável.

Os resultados serão vistos a longo prazo, por isso não se desespere.

Exercícios abdominais ideais para conseguir um tanquinho perfeito

Trabalhar o abdome é simples, pois é possível fazer isso em casa ou no lugar que escolhermos. O mais difícil é determinar a que horas do dia nos dedicaremos aos exercícios e manter a consistência necessária.

Tudo é questão de organização e vontade. E como nada é alcançado sem esforço, a seguir apresentamos uma série de exercícios abdominais para te colocar à prova.

1. Abdominal crunch

O crunch é um exercício básico e ideal para marcar o reto abdominal. Devemos nos certificar de estarmos realizando o movimento correto para evitar lesões, principalmente na região cervical e na coluna vertebral.

Isso é feito da seguinte maneira:

  1. Deitamos de costas, com os joelhos flexionados.
  2. Colocamos as mãos na nuca.
  3. Elevamos o torso para frente.
  4. Mantemos a contração por alguns segundos.
  5. Voltamos à posição inicial com um movimento lento ou controlado.
  6. O movimento é repetido até que a série seja concluída.

2. Prancha isométrica

As pranchas são ideais para alcançar um abdome de aço e bem marcado. Esse é um dos exercícios mais completos, pois fortalece toda a área do core.

Além disso as pranchas são simples de executar, embora sejam essenciais para manter uma postura adequada e criar resistência. Também é possível modificar a postura para realizar diferentes tipos desse exercício e alcançar o tanquinho ideal.

Vejamos como a prancha tradicional é executada:

  1. Deitamos de bruços.
  2. Os cotovelos e antebraços devem ser apoiados no chão, alinhados com os ombros.
  3. Com as pernas estendidas, colocamos a planta dos pés no chão.
  4. O corpo deve estar reto para gerar contração no abdome e nas costas.
  5. Mantenha a posição rígida pelo tempo estipulado.
Prancha isométrica para um tanquinho perfeito.
A prancha isométrica é um exercício sem movimento que exige resistência de todo o core.

Também pode te interessar: Treino de abdômen para fazer em casa

3. Elevação de pernas

A maneira mais fácil de executá-las é deitado no chão, com os braços estendidos ao lado do corpo e as pernas esticadas. O exercício consiste em levantar e abaixar as duas pernas ao mesmo tempo de forma controlada (deve-se evitar rebotes), por um tempo estipulado. O reto abdominal, o abdome transverso e os músculos das costas são trabalhados.

Também podemos fazer elevações de perna com barra, caso você faça exercícios na academia ou em parques de treinamento. Pendurados na barra e com os braços estendidos é possível realizar o movimento com as pernas estendidas ou com os joelhos dobrados.

4. Burpees

Os Burpees combinam exercícios que exigem intensidade e resistência. Flexões, agachamentos e saltos se unem nesta atividade que nos permite fortalecer o abdome, braços, pernas, costas e tórax.

Além disso, o movimento constante favorece a queima de gordura. Estas são as etapas a serem seguidas para alcançar um tanquinho perfeito com este exercício:

  1. Partimos de uma posição agachada, com os braços estendidos e as mãos apoiadas no chão.
  2. Com os pés juntos, movemos as pernas para trás para chegar à posição de prancha.
  3. Executamos uma flexão de braços até que o tórax toque o solo.
  4. Novamente na prancha, as pernas são recolhidas para voltar à posição inicial.
  5. A partir da postura de agachamento, um salto é executado com os braços estendidos.
  6. Todos os movimentos são repetidos até que a série seja concluída.

5. Alpinista

Este exercício também exige um movimento dinâmico, pois trabalhamos vários músculos ao mesmo tempo. São fortalecidas principalmente as áreas do reto abdominal, oblíquos, ombros e pernas.

O exercício tradicional é desenvolvido da seguinte forma:

  1. Nos colocamos de bruços, de joelhos e com as mãos apoiadas no chão. Os braços estendidos devem estar alinhados com os ombros.
  2. Estiramos as pernas e apoiamos as pontas dos pés no chão, em posição de prancha.
  3. O torso deve permanecer reto.
  4. Realizamos o movimento das pernas de forma alternada, ou seja, avançamos a perna esquerda com uma flexão do joelho até que ela fique próxima ao cotovelo do mesmo lado. Quando retornamos essa perna à posição inicial, avançamos à direita quase até o cotovelo direito.
  5. O movimento é constante e se repete até que a série seja concluída.

Uma dieta saudável é o segredo para acompanhar os exercícios para um tanquinho perfeito.

Complementar o treinamento com uma dieta adequada é essencial. Para reduzir a gordura abdominal e conseguir um tanquinho perfeito, é importante deixar de lado o consumo de fast food e reduzir a ingestão de carboidratos, mesmo que os exercícios nos deixem com fome.

O ideal é consultar um nutricionista para seguir uma dieta adequada para o seu caso. As dietas mediterrâneas são as mais recomendadas pois incluem ovos, peixes, oleaginosas, frutas e vegetais, que são alimentos ricos em proteínas.

Quanto às bebidas, recomenda-se tomar 2 litros de água diariamente. De manhã ou na hora do lanche uma infusão de chá ou café, além de sucos naturais são ideais. É importante evitar bebidas gasosas ou alcoólicas.

Exercícios para um tanquinho perfeito.
Marcar seu abdome não é apenas uma questão de repetir exercícios. Trata-se de levar um estilo de vida saudável.

Mostre um abdome com o tanquinho perfeito

Alcançar um abdome ideal parece utópico ou apenas ao alcance dos atletas de elite. No entanto isso não é impossível, desde que realizemos um trabalho consciente, constante, com muito esforço e acompanhado de hábitos saudáveis.

Tonificar o abdome (além de embelezar o corpo) traz grandes benefícios à saúde. O ideal é se consultar com profissionais, tanto para que seja elaborada uma dieta adequada quanto para realizar corretamente cada um dos exercícios e complementá-los com uma rotina de treinos para trabalhar todos os músculos. Você se sentirá melhor e poderá exibir seu abdome com um tanquinho perfeito!

This might interest you...

O que a sua dieta deve ter para definir o abdômen: 5 dicas
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
O que a sua dieta deve ter para definir o abdômen: 5 dicas

Você passa horas na academia e não consegue o abdômen desejado? Veja uma lista de alimentos que sua dieta para definir o abdômen deve ter.



  • Castro-Barquero S, Ruiz-León AM, Sierra-Pérez M, Estruch R, Casas R. Dietary Strategies for Metabolic Syndrome: A Comprehensive Review. Nutrients. 2020 Sep 29;12(10):2983. doi: 10.3390/nu12102983. PMID: 33003472; PMCID: PMC7600579.
  • Park DJ, Park SY. Which trunk exercise most effectively activates abdominal muscles? A comparative study of plank and isometric bilateral leg raise exercises. J Back Musculoskelet Rehabil. 2019;32(5):797-802. doi: 10.3233/BMR-181122. PMID: 30856100.