O que é uma lesão abdominal lateral?

A lesão abdominal lateral pode ocorrer ao fazer uma atividade para a qual os músculos desta parte do corpo não estavam preparados.
O que é uma lesão abdominal lateral?

Última atualização: 14 Janeiro, 2021

A lesão abdominal lateral também é conhecida como distensão muscular abdominal. Esta é uma lesão que danifica a estrutura interna dos músculos abdominais.

Os estiramentos são caracterizados por rupturas ou lacerações em um músculo. Essas lacerações ou rupturas costumam ser muito pequenas. No entanto, podem ser muito incômodas.

O que é a musculatura abdominal? Para que serve?

Mulher fazendo abdominal

Os músculos do abdômen estão divididos em três grupos: anterior, lateral e posterior. Constituem em grande parte as paredes abdominais, as quais estão cobertas pelo peritônio, contido pelo diafragma na parte superior; na inferior, a pelve é responsável por delimitá-lo.

A musculatura abdominal é composta principalmente por 4 grupos musculares:

  • Oblíquos externos.
  • Oblíquos internos.
  • Reto abdominal.
  • Transverso abdominal.

De modo geral, sempre se acreditou que o treinamento desta musculatura era o “exercício milagroso" para trazer à luz os músculos abdominais. Além disso, tais músculos sempre foram usados ​​para melhorar a estética. No entanto, esses grupos musculares têm funções cada vez mais importantes.

São essenciais para o bom funcionamento da coluna lombar. Também têm um papel estabilizador, baseado na capacidade de diminuir a pressão nos discos vertebrais dorso-lombares. Devido a isso, geram estabilidade tanto na estática quanto em movimento, evitando a anteversão pélvica.

O que pode causar a lesão abdominal lateral?

Esta lesão pode aparecer em qualquer movimento repentino. Muitas vezes fazemos movimentos em posturas incorretas que, a princípio, não representam nenhum problema para nós, mas a longo prazo nos prejudicam.

Também tendemos a carregar pesos inadequados e a fazer esforços extras porque somos capazes disso, mas não pensamos nas consequências. Nesse sentido, a distensão lateral abdominal pode ocorrer ao executarmos uma atividade para a qual os músculos desta parte do corpo não estavam preparados.

Você também pode estar interessado em ler: Quais são as possíveis causas de dor abdominal na gravidez?

Por outro lado, devemos lembrar que todos os excessos são ruins, até mesmo quando fazemos exercícios físicos. Levar o corpo a situações extremas pode ter sérias consequências. Nesse caso, essa lesão poderia ocorrer, mas lesões muito mais graves podem acontecer se não tomarmos as devidas providências.

Também é extremamente importante saber se estamos realizando os exercícios ou atividades esportivas corretamente, pois fazê-los com uma técnica ruim também pode levar a sofrer essa lesão.

Finalmente, a lesão lateral abdominal pode aparecer quando torcemos o corpo de maneira repentina, seja por um susto ou por uma emergência. Os músculos são distendidos bruscamente e ficam danificados.

Fatores de risco

Dor no abdômen

Vimos as causas que podem desencadear essa distensão. Agora, vamos explicar que há uma série de fatores que favorecem o desenvolvimento desta lesão tão incômoda. Entre as principais, podemos citar:

  • Não se aquecer antes de se exercitar: os exercícios de aquecimento são essenciais antes de qualquer atividade física para evitar qualquer tipo de lesão. Graças a eles preparamos os músculos, favorecemos a circulação e ativamos a musculatura para fazer um esforço.
  • Ter a musculatura das costas fraca: sem uma massa muscular forte e de qualidade, as lesões aparecem mais facilmente com qualquer movimento. Por isso, fazer exercício físico moderado é essencial para ter uma boa saúde.
  • Fazer exercício em um clima frio: o clima frio agrava a situação de não se aquecer corretamente e de fazer movimentos bruscos, que causam tensão abdominal lateral. Nesses casos, é ainda mais essencial fazer exercícios de forma gradual.

Quais são os sintomas desta lesão?

Embora os seguintes sintomas mencionados possam aparecer se você sofre de lesão abdominal lateral, isso não significa que sempre sejam causados ​​por ela. Por esse motivo, você não deve assumir que está lesionado, já que estes poderiam ser causados por outras condições.

É muito importante que você vá ao médico para evitar complicações e esclarecer as suas dúvidas. Alguns sintomas comuns dessa lesão são:

  • Dor muscular imediatamente após lesão.
  • Rigidez e desconforto.
  • Dificuldade em flexionar os músculos abdominais ou sentir dor ao esticá-los.
  • Dor ao tocar na área afetada.
  • Espasmos musculares.
  • Inflamações ou aparecimento de hematomas.

Como a lesão abdominal lateral é tratada?

O abdômen não é um músculo que possamos colocar em repouso, como o quadríceps ou o bíceps. É um grupo muscular que, como já sabemos, é essencial para a postura e o movimento.

Você pode aplicar um pouco de gelo na área lesionada por cerca de 20 minutos. Não coloque o gelo diretamente sobre a pele,  pois você pode queimá-la.

No entanto, não hesite em ir ao médico para que ele possa orientá-lo a respeito do tratamento correto. Nos casos necessários, o especialista poderá indicar o uso de analgésicos.

Pode interessar a você...
As melhores posturas de yoga para a dor nas costas
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
As melhores posturas de yoga para a dor nas costas

A dor nas costas pode se dever à má postura. A Yoga incorpora alongamento e relaxamento. Confira as melhores posturas de yoga para a dor nas costas.