Riscos de começar uma dieta inadequada ao seu corpo

· 15 de março de 2019
Para poder fazer dieta sem ter sérios problemas de saúde você precisa adaptá-la ao seu corpo e às suas características pessoais.

Devido ao grande número de hábitos alimentares que existem hoje, muitos ignoram os riscos envolvidos em começar uma dieta inadequada às suas necessidades. Embora permitam perder peso, você deve estar ciente dos perigos que podem trazer.

É fundamental entender que cada organismo funciona de maneira diferente, e portanto a alimentação não é a mesma para todos. Enquanto alguns não têm problemas com certas dietas, outros podem sofrer reações negativas.

Quais são as consequências da escolha de uma dieta inadequada? Levando em conta que há muitas pessoas expostas, relacionamos abaixo os perigos que esse mau hábito pode trazer.

Você deveria ler: Pode ser que você precise comer mais para perder peso, conheça os sintomas

Efeito sanfona

O efeito sanfona, também conhecido como “ioiô” ou, é um dos riscos para aqueles que escolhem uma dieta sem primeiro avaliar seu estado de saúde, e condições de vida.

Os riscos de fazer uma dieta: efeito sanfona

Essa situação é descrita como um “círculo vicioso”, no qual a pessoa consegue perder uma quantidade considerável de peso, e então recupera-o ou ganha um pouco mais, retornando aos seus hábitos alimentares normais.

Ocorre mais frequentemente entre aqueles que se submetem a dietas hipocalóricas e restritivas, como aquelas que prometem perder vários quilos em apenas alguns dias.

Perda de massa muscular

Uma das chaves para perder peso com a dieta é reduzir o consumo diário de calorias totais.

Até aí tudo bem. O problema começa a ocorrer com dietas muito restritivas, que reduzem as calorias a níveis perigosos.

Fazer uma dieta inadequada ao seu corpo fará você perder peso, mas também perderá massa muscular, algo negativo.

Planos de alimentação que restrinjam grupos nutricionais ou que dependam apenas de determinados alimentos, afetam o metabolismo e os processos que energizam o organismo.

Assim, quando as reservas de glicogênio, lipídios ou proteínas se esgotam, ocorre a perda de peso enganosa, uma vez que a massa muscular também se deteriora.

Deficiências nutricionais

Dietas que prometem “eliminar quilos” em um tempo muito curto geralmente produzem deficiências nutricionais severas. Estas, em geral, baseiam-se em comer certos ingredientes, ignorando se eles atendem ou não às exigências do corpo.

Ter um déficit de nutrientes traz riscos que não devem ser ignorados. Além de enfraquecer o sistema imunológico, interfere na saúde circulatória, no metabolismo, e na atividade hormonal, consequências de uma dieta inadequada ao seu corpo.

Problemas de colesterol

Existem planos de alimentação que restringem o consumo de carboidratos e açúcares para priorizar as proteínas e gorduras.

Os riscos de fazer uma dieta: Problemas de colesterol

Essas dietas permitem que você perca peso facilmente, porque o corpo usa a gordura como principal fonte de energia.

A desvantagem é que muita proteína sobrecarrega o fígado e ocasiona desordens no metabolismo. Quando forçado a trabalhar mais, aumenta a concentração de colesterol e gera outras dificuldades cardíacas.

Anemia nutricional em uma dieta não adequada para o seu corpo

A baixa absorção de nutrientes de alta qualidade, ou a restrição de alguns grupos alimentares desencadeiam episódios de anemia nutricional em dezenas de pacientes.

Esta doença, caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue, provoca cáries, fraqueza nos cabelos, irritabilidade, entre outros sintomas.

O risco de sofrê-la aumenta quando há antecedentes da doença e, mesmo assim, um tipo de dieta “milagrosa” ou similar é escolhido.

Problemas Digestivos

Para que o sistema digestivo funcione perfeitamente é essencial manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais e outras fontes de fibra dietética.

Ao adotar uma dieta restritiva nesses alimentos, existem altas probabilidades de sofrer dificuldades digestivas e constipação.

Uma dieta inadequada pode trazer problemas digestivos

Por outro lado, não é conveniente uma dieta com muita fibra. O excesso desse nutriente altera as funções do intestino, e pode produzir inflamação e gases.

Você está interessado em ler: Mel e vinagre de maçã para acabar com a insônia de forma natural

Alterações neuropsíquicas

Muito cuidado! Embora muitos ignorem isso, o tipo de alimento tem muito a ver com o estado de saúde mental e emocional.

Se a dieta não estiver de acordo com as necessidades do corpo, podem ocorrer explosões neuropsíquicas, como a ansiedade e a insônia.

Então, você está se expondo a esses riscos? Caso se encontre em uma dieta especial sem a supervisão prévia de um nutricionista, preocupe-se. Embora possa parecer inofensivo, com o tempo leva a consequências perigosas.

 

  • Nordmann, A. J., Nordmann, A., Briel, M., Keller, U., Yancy, W. S., Brehm, B. J., & Bucher, H. C. (2006). Effects of Low-Carbohydrate vs Low-Fat Diets on Weight Loss and Cardiovascular Risk Factors. Archives of Internal Medicine. https://doi.org/10.1001/archinte.166.3.285
  • Delimaris, I. (2013). Adverse Effects Associated with Protein Intake above the Recommended Dietary Allowance for Adults. ISRN Nutrition. https://doi.org/10.5402/2013/126929
  • Stein, K. (2000). High-protein, low-carbohydrate diets: do they work? Journal of the American Dietetic Association. https://doi.org/10.1016/S0002-8223(00)00219-4