Dicas de maquiagem para disfarçar manchas no rosto

6 de junho de 2020
A maquiagem não apenas nos ajuda a melhorar a parte do rosto que queremos destacar, mas também é perfeita para camuflar e ocultar as pequenas imperfeições que nos incomodam.

Ninguém é perfeito. Não fique triste por não ter os olhos amendoados, cílios longos ou lábios carnudos. Todas nós precisamos de alguns truques de maquiagem para disfarçar as manchas na pele do rosto.

A maquiagem não apenas nos ajuda a melhorar a parte do rosto que queremos destacar, mas também é perfeita para camuflar e disfarçar as pequenas imperfeições que nos incomodam em nossos rostos.

Agora, a pergunta de um milhão de dólares: como ela deve ser feita? Experimente as seguintes dicas de maquiagem para disfarçar manchas no rosto e você se tornará uma especialista no assunto.

Que tipos de manchas existem?

Os tipos mais comuns de manchas são:

Lentigo

São as manchas mais comuns. Pequenas em tamanho e de cor marrom homogênea, sua aparência é causada pela exposição à luz solar. Elas são fáceis de remover com tratamentos a laser.

Melasma

Dicas de maquiagem para disfarçar manchas no rosto
As manchas no rosto são mais comuns na pele das mulheres. O uso diário de filtro solar pode nos ajudar a evitá-las.

Os melasmas são causados por alterações hormonais como menopausa, gravidez, anormalidades da tireoide ou uso da pílula contraceptiva. Eles aparecem no lábio superior, bochechas, testa ou queixo. São mais difíceis de remover, mas existem tratamentos adequados, como peelings médicos e cremes despigmentantes.

No caso de surgir devido à pílula contraceptiva, quando você para de tomá-la, as manchas desaparecem espontaneamente. 90% das mulheres sofrem com isso, enquanto nos homens os melasmas aparecem devido ao uso de antibióticos. Por esse motivo, ao tomar certos medicamentos, é importante usar sempre um filtro solar adequado.

Outros tipos de manchas:

  • Fatores metabólicos ou nutricionais: causados ​​pela falta de vitamina C, B ou zinco.
  • Pigmentação inflamatória: causada por queimaduras solares em cicatrizes de uma operação cirúrgica.
  • Manchas brancas: aparecem nos braços e pernas e surgem por danos causados ​​pelo sol. Além disso, à medida que a pele envelhece, o pigmento que escurece não é produzido, permanecendo nessa cor. Elas também estão relacionados a doenças hepáticas ou endócrinas.

Leia também: 4 hábitos que causam rugas precoces em seu rosto

O que causa as manchas na pele do rosto?

As manchas na pele geralmente aparecem devido à exposição aos raios ultravioleta após anos em contato com o sol. Trata-se do que é conhecido como “fotoenvelhecimento”. Ele se manifesta pela desidratação, descamação e desgaste da pele, bem como pela falta de elasticidade da mesma, resultando em rugas e manchas.

A Sociedade Espanhola de Medicina Estética (SEME) informa que as causas do envelhecimento da pele são decorrentes de:

  • Fatores internos: como comprometimento metabólico e herança genética.
  • Fatores externos: radiação solar, poluição, contaminação ambiental, hábitos alimentares, consumo de álcool, cigarro e estresse.

Dicas de maquiagem para disfarçar manchas no rosto

1. A chave está na base

Base para o rosto
Usar a base certa permitirá obter uma pele uniforme, sem manchas.

Para que sua base não rache ou forme áreas escuras ou brilhantes, ela deve ser escolhida levando em consideração o seu tipo de pele. Por um lado, a pele oleosa deve se beneficiar de um fluido leve, aplicado com uma esponja umedecida ou com um efeito matificante (maquiagem em bastão, por exemplo).

Por outro lado, para a pele seca, a maquiagem em creme ou fluido nutritivo tem um efeito fenomenal. A maneira ideal de aplicá-lo é com pequenos toques em todo o rosto e massagens suaves.

Finalmente, para a pele normal, o melhor é um fluido hidratante ou um compacto que não seque. Além disso, se você já tem uma pele mais madura, precisa de uma maquiagem cremosa e antienvelhecimento ou de um fluido com um efeito tensor.

 2. Corretivo: um produto essencial

Para cada um desses pontos, existem diferentes corretivos que ajudam a esconder as imperfeições.

  • Aplique corretivo para esconder manchas escuras, olheiras e espinhas, e também para obter alívio nas áreas afundadas do rosto devido à idade ou estresse.
  • O corretivo escuro aprofunda áreas maiores do rosto, como o queixo duplo ou os lados mais largos do nariz.
  • Corretivo verde para esconder vermelhidão e veias.

Descubra também: Como reduzir as manchas do rosto com 5 remédios de origem natural

3. Atenção aos olhos

Maquiagem para os olhos
Combine os tons que melhor atendem às suas necessidades, procurando dar uma aparência profunda e radiante ao rosto.
  • Sombra: os tons claros e brilhantes proporcionam relevo, enquanto os tons escuros os diminuem, dando profundidade.
  • Rímel: existem aqueles que alongam, engrossam e dão volume aos cílios, aqueles que os encurvam e até os transparentes.
  • Delineador: essencial para modificar a forma. Aplicado com lápis ou pincel, fica mais natural. A versão líquida proporciona uma aparência mais sofisticada.

Recomendamos que você siga estas dicas de maquiagem para disfarçar as manchas no rosto. Use um fixador no final para fazer a maquiagem durar mais tempo.

  • Pérez Martell Tamara M, González García Isahiris. Rev. Med. Electrón.  [Internet]. 2011  Dic [citado  2019  Mar  24] ;  33( 6 ): 728-737.
  • Mora Ochoa Moraima, Olivares Savigñon Alvis Rosa, González Gross Tania María, Castro Mela Inés. El sol: ¿enemigo de nuestra piel?. MEDISAN  [Internet]. 2010  Agosto;  14( 6 ).
  • Sagaro Delgado B. Radiación y reacciones cutáneas. En: Manssur Katrib J, Díaz Almeida J, Cortes Hernández M. Dermatología. La Habana: Editorial Ciencias Médicas, 2002:95-109.