Fator de proteção solar adequado para sua pele

· 14 de janeiro de 2019
O fator de proteção solar depende do tipo e da cor da pele de cada pessoa. É muito importante que escolhamos um de acordo com nossas características particulares, para evitar queimaduras.

Cuidar da sua pele é uma tarefa para a qual você deve dedicar tempo diariamente. A hidratação é muito importante, mas também deve encontrar um fator de proteção solar adequado para incluir em sua rotina diária de cuidados. É por isso que deve saber escolher o tipo certo para você.

Em primeiro lugar, quando você está procurando o filtro solar ideal, deve olhar o fator de proteção que ele possui. Aí está o cuidado perfeito para a sua pele, já que nem todos os protetores solares são bons para você.

O que é o fator de proteção solar?

Mulher tomando sol com o fator ideal de proteção solar para cuidar da pele

Também conhecido como FPS ou SPF (por sua sigla em inglês), é o índice de proteção que lhe fornece um produto cosmético com filtro solar, para ficar sob o sol sem queimaduras durante um determinado tempo. Os protetores solares atuam como uma barreira para os raios UVB, de modo que não penetrem na sua epiderme.

O índice varia de 10 a 100, e cada número é o múltiplo do tempo pelo qual o produto protege você, de acordo com o seu tipo de pele. Por exemplo, se sua pele geralmente queima depois de 20 minutos no sol sem proteção, quando você usar um FPS 30, esse tempo se multiplicará por 30. Ou seja, você estará protegido por 600 minutos ou 10 horas.

Este tempo é relativo, não significa necessariamente que, se aplicar o protetor apenas uma vez, será suficiente para protegê-lo por um período exato. Isso dependerá das atividades que você faz sob o sol. Por exemplo, se você tomar banho na praia, rio ou piscina, deve aplicar uma camada protetora a cada 30 minutos, ou a cada hora.

Leia: Como proteger a pele no verão se você tem alergia ao sol

Posso usar qualquer fator de proteção solar para cuidar da minha pele?

A resposta é não. Seu tipo de pele requer um fator específico de proteção solar. Cada tipo de pele depende de fatores genéticos e étnicos. Você sabe qual é o seu?

O fototipo é a capacidade de assimilar e resistir à radiação solar. A escala de Fitzpatrick, compreendendo 6 níveis, é usada para separar os tipos de pele. O tipo 1 pertence aos tipos de pele branca, e o número 6 às peles mais escuras.

Cada tipo de pele é determinado pelo grau de melanina em suas células. Quanto mais melanina, maior a proteção natural à radiação solar que a pele terá. Por essa razão, os brancos precisam de mais proteção contra a luz solar.

Qual é o fator ideal de proteção solar para cuidar da minha pele?

Primeiramente, para cuidar da sua pele da maneira correta você deve saber qual é o seu fototipo. Leve em conta suas características físicas, e sua reação ao sol sem proteção para isso. Aprenda a identificá-lo com as seguintes chaves:

  • Fototipo 1: Pele muito clara e sensível. Ela sempre queima, e não se bronzeia.
  • Fototipo 2: Quase sempre queima, e raramente bronzeia.
  • Fototipo 3: Cor intermediária. Queima moderadamente, e bronzeia com frequência.
  • Fototipo 4: pele morena. Se queima levemente.
  • Fototipo 5: pele morena um pouco mais escura. Raramente se queima.
  • Fototipo 6: pele mais escura. Nunca se queima.

Você identificou o seu? Se você tiver alguma dúvida sobre isso, também pode ir a um dermatologista para ajudá-lo a conhecer seu tipo de pele de acordo com a reação solar.

Não perca: Protetores solares: descubra a diferença entre os fatores de proteção 15, 30 e 50

Mulher tomando sol com o fator ideal de proteção solar para cuidar da pele

Conclusão

Agora que você sabe qual é o seu fototipo, pode cuidar da sua pele com o protetor solar indicado. Vamos dizer-lhe qual é o tempo estimado para a sua pele ficar avermelhada sob os raios do sol sem proteção. Com base nisso, você deve escolher seu filtro solar.

Se o seu fototipo é 1, a sua pele fica vermelha após 5 ou 10 minutos. O nível de FPS que você deve usar é 50+. O fototipo 2 também requer um FPS 50+, já que, sem proteção, a pele leva cerca de 20 minutos para começar a queimar.

Os fototipos 3 e 4 suportam um tempo aproximado desprotegido de 20 a 30 minutos, e de 30 a 40 minutos, respectivamente. Ambos exigem um fator de proteção solar de 30 a 50+.

Por outro lado, os números 5 e 6 da escala não apresentam maior risco de queimaduras se forem expostos ao sol sem proteção. No entanto, isso não significa que  não devem proteger sua pele. Geralmente podem resistir até 60 minutos sem protetor solar, e o indicado para eles é aquele que tem um nível de proteção 30.

Leve em conta esses últimos conselhos…

Também, lembre-se que cuidar da sua pele é essencial para desfrutar de uma boa saúde da pele. Além disso, é importante prevenir doenças que possam surgir a longo prazo, como o câncer de pele.

Em conclusão, não só no verão sua pele precisa ser protegida, você também precisa protegê-la no inverno ou na sombra. Os raios do sol são inclementes e podem penetrar em sua pele a qualquer momento. Portanto, não negligencie sua pele por um único dia!