4 hábitos que causam rugas precoces em seu rosto

6 de novembro de 2019
Neste artigo falaremos sobre os hábitos que causam rugas precoces. Alguns deles fazemos diariamente quase sem perceber. Nunca é tarde para começar a cuidar de nossa pele e nossa saúde.

Acredite ou não, existem certos hábitos que causam rugas precoces no rosto, dos quais você pode não estar ciente.

O rosto é uma parte sempre exposta a diferentes elementos e situações. Por isso cuidar da pele adequadamente é essencial para evitar manchas, desidratação e rugas.

No entanto, devido à falta de tempo, preguiça ou ignorância, você provavelmente tem hábitos que causam rugas prematuras. Vamos ver 4 deles para começar a remediá-los e mudar seu estilo de vida.

1. Excesso de sol

O primeiro dos hábitos que causam rugas prematuras no rosto é expor a pele ao sol de maneira inadequada.

É bom tomar banhos de sol, mas não devemos esquecer de tomar as medidas adequadas para cuidar da pele. Lembre-se de que os raios ultravioletas podem não apenas causar rugas ou manchas, mas também câncer de pele.

Sempre use proteção solar, mesmo no inverno, pois é essencial. No entanto, no verão, não é positivo expor a pele do rosto ao sol entre o meio-dia e as 4 da tarde. A razão é que, naquele momento, o sol está mais forte, então toda a proteção é pouca.

Pessoas que sofrem de tanorexia, por exemplo, após exposição excessiva ao sol podem ter a pele muito enrugada desde cedo. Por isso, se você quiser evitar rugas prematuras, tome sol com cuidado.

Não se esqueça de conhecer os: 6 sintomas de câncer de pele que você não deve ignorar

2. Maus hábitos que causam rugas precoces

Fumar gera rugas precoces

Outra maneira de favorecer o aparecimento de rugas prematuras no rosto é resultado dos maus hábitos em sua vida. Você fuma? Sofre muito estresse? Como se alimenta?

As pessoas que fumam, se você já notou isso, geralmente têm rugas muito jovens. Este hábito nocivo não é apenas prejudicial à saúde, mas também afeta a condição da pele.

No entanto, o tipo de alimentação que levamos também danifica a pele de dentro para fora. Se não consumimos frutas e legumes, apenas doces industriais ou fast food, é provável que soframos de rugas prematuras. A razão é que nossa pele precisa de certos nutrientes que ajudam o colágeno a fazer a sua função.

Mas, apesar de eliminar o hábito de fumar de nossas vidas e começar a comer bem, ainda temos outro elemento a ser abordado: o estresse.

Viver estressado e não saber lidar adequadamente com as emoções pode fazer com que as rugas apareçam mais cedo.

3. Não fazer exercícios

Dentro dos hábitos que causam rugas antes do tempo encontramos um estilo de vida sedentário. O exercício moderado por pelo menos 30 minutos por dia é, não apenas, importante para a nossa saúde, mas também para a nossa pele.

Não é necessário ingressar em uma academia para se manter ativo. Apenas caminhar todos os dias já é suficiente.

Infelizmente, hoje muitos empregos são sedentários demais. Então, quando pudermos, vamos evitar ficar sentados e nos movimentar. Você pode descer do ônibus antes do seu ponto ou comprar uma bicicleta, para ir estudar ou trabalhar.

Descubra também: Alimentos ricos em água para combater a desidratação

4. Falta de hidratação causa rugas precoces

Manter-se hidratado é essencial para evitar que a pele perca elasticidade.

O último dos hábitos que causam rugas prematuras é a falta de hidratação. Você bebe bastante água? Cuida adequadamente da sua pele? A hidratação da pele deve ser tanto interna como externa.

Dependendo da atividade física e da estação do ano em que estamos, talvez seja necessário beber de dois a três litros de água diariamente. Às vezes até mais. Manter-se hidratado e não esperar ter sede para beber será essencial para cuidar da nossa pele.

No entanto, também precisamos prestar atenção em como protegemos nossa pele externamente. Mesmo se tivermos pele oleosa, temos que usar um hidratante todos os dias. Existe uma grande variedade de soros, cremes, loções e óleos, que darão à nossa pele tudo o que ela precisa.

Quais desses hábitos que causam rugas prematuras você realiza sem perceber? Está preocupado com rugas prematuras? Se a resposta para esta última pergunta for “sim”, recomendamos que você altere gradualmente esses costumes em sua vida cotidiana.

Isso ajudará você a se cuidar, a se sentir melhor e a ver mudanças em sua derme, que mostrarão como você está saudável. A maneira como você se cuida será refletida no seu exterior.

 

  • Chen, Y., & Lyga, J. (2014). Brain-skin connection: stress, inflammation and skin aging. Inflammation & allergy drug targets13(3), 177-90.
  • Ono, Y. , Torii, K. , Fritsche, E. , Shintani, Y. , Nishida, E. , Nakamura, M. , Shirakata, Y. , Haarmann‐Stemmann, T. , Abel, J. , Krutmann, J. and Morita, A. (2013), Role of the aryl hydrocarbon receptor in tobacco smoke extract–induced matrix metalloproteinase‐1 expression. Exp Dermatol, 22: 349-353. doi:10.1111/exd.12148
  • Rinnerthaler, M., Bischof, J., Streubel, M. K., Trost, A., & Richter, K. (2015). Oxidative stress in aging human skin. Biomolecules5(2), 545-89. doi:10.3390/biom5020545