Saiba como prevenir as rugas

6 de outubro de 2019
A partir dos 20 anos, devemos começar a cuidar de nossa pele, interna e externamente. Evitar hábitos prejudiciais como fumar e melhorar a alimentação nos ajudará a evitar as rugas.

Geralmente, as rugas sempre preocupam a maioria de nós, porém, elas fazem parte de nosso processo natural de envelhecimento. Por isso, hoje falaremos sobre como prevenir as rugas.

Mas, a primeira coisa que precisamos ter em mente é que a genética e os bons hábitos são alguns dos fatores mais importantes quando as rugas são o assunto, e não devemos nos esquecer desta informação.

Se quiser prevenir as rugas, sempre use um protetor solar

Creme solar para parar as rugas

Não importa se é inverno ou verão, os raios ultravioletas afetam a nossa pele, independentemente da estação do ano em que estamos.

Atualmente podemos contar com cremes que são bem absorvidos pela pele, que não são pesados e não deixam uma sensação oleosa. Por isso, não há desculpas para não proteger a pele do sol.

Para fazer isso, é essencial escolher o creme certo. Assim, quem tem pele seca, por exemplo, deve optar por um creme que, além de apresentar um fator de proteção, também seja hidratante. E quem tem pele oleosa, precisa escolher um que não deixe uma sensação oleosa, seja bem absorvido e matifique.

O sol é uma das principais razões pelas quais as pessoas sofrem de envelhecimento precoce da pele e isso faz com que as rugas também apareçam antes. Usar protetor solar no inverno, não apenas no verão, ajudará a preveni-las.

Com tudo isso, também é importante ter em mente que não devemos abusar das câmaras de bronzeamento, pois seu uso excessivo também pode ter um impacto negativo em nossa pele. Embora os raios UVA não sejam naturais, eles nos afetam. Uma maneira de obter um bronzeado bonito, cuidando ao máximo da nossa pele, é usar bronzeadores cosméticos de boa qualidade.

Leia mais e saiba como escolher o protetor solar de acordo com o tipo de pele

Para prevenir as rugas, também sempre use demaquilante

Muitas vezes, devido à preguiça, não removemos a maquiagem e isso não é bom para a pele. Durante a noite, a pele se regenera. Se não estiver limpa, esse processo pode ser prejudicado e causar um efeito oposto. Em vez de regenerar a pele, vamos maltratá-la.

Os poros devem estar limpos para que a pele possa respirar. Se não removermos a maquiagem na maioria dos dias, correremos um grande risco de desenvolver rugas precoces.

Além disso, haverá outras consequências: perda de luminosidade, surgimento de imperfeições, falta de elasticidade na pele… tudo isso devido à preguiça de remover a maquiagem.

Hidrate a pele seca

Embora a pele oleosa e mista também deva ser hidratada, devemos mencionar a pele seca com atenção especial. Elas tendem mais a desenvolver rugas precoces, já que a falta de hidratação fará com que as marcas de expressão se fixem precocemente.

Escolher um bom hidratante ou até fazer um em casa com ingredientes naturais ajudará a dar à pele seca a hidratação necessária. Também podemos ajudá-la cuidando da nossa alimentação. Beber água suficiente será muito importante.

Elimine os maus hábitos

Evite fumar

Você já reparou que as pessoas que fumam sofrem de rugas precoces? Isso acontece porque os maus hábitos não afetam apenas a nossa saúde interior, mas suas consequências afetam o estado de nossa pele também.

Para prevenir as rugas, é essencial que comecemos a descartar todos os hábitos que são realmente prejudiciais à nossa saúde. Fumar ou consumir álcool em excesso são alguns deles.

No entanto, também é essencial adotar bons hábitos como, por exemplo, cuidar da alimentação, aumentando o consumo de vitamina C. Este tipo de vitamina favorece a produção de colágeno e elastina e fornece à pele antioxidantes essenciais para prevenir as rugas.

Descubra: Como reafirmar a pele naturalmente: 6 dicas

Cuidado com as mudanças bruscas de peso

Quando uma pessoa sofre de excesso de peso e emagrece, sua pele não tem mais a mesma elasticidade de antes. Isso não afeta apenas a pele do corpo, mas também a do rosto, causando rugas precoces.

Portanto, não fazer dietas milagrosas e seguir uma dieta saudável tentando manter um peso mais ou menos estável será muito necessário para prevenir as rugas.

É preciso ter em mente que, uma vez que as rugas aparecem, não podemos fazer nada para voltar. Portanto, as dicas acima ajudarão em algo que é fundamental: prevenir.