2 maneiras saudáveis de preparar arroz
O arroz é um dos alimentos mais básicos. Conhecido e utilizado em todo o mundo, é também um dos ingredientes mais versáteis, que podem ser combinados com quase tudo. Hoje, oferecemos 2 receitas para preparar diferentes variedades: o arroz integral e o arroz selvagem, para que você possa desfrutar plenamente dos seus benefícios.
O arroz
O arroz é a semente da planta Oryza sativa, e é o cereal mais produzido no mundo depois do milho. De fato, é um alimento básico em praticamente todo o planeta, e graças à sua capacidade de combinar com quase tudo, podemos encontrá-lo em receitas de todos os tipos: sobremesas, pratos principais, guarnições, pães, etc…
Benefícios do arroz
Entre os benefícios deste extraordinário cereal, podemos destacar os seguintes:
- O arroz é uma fonte importante e saudável de energia. Contém cerca de 86 gramas de carboidratos em cada 100 gramas.
- Além disso, é uma fonte de fibras, vitaminas como B1 , B3 e ácido fólico, e contém fósforo, magnésio e potássio.
- Por outro lado, o arroz não contém colesterol e é pobre em sódio, razão pela qual é considerado um alimento adequado para pessoas com problemas de hipertensão.
- Além da fibra, seus antioxidantes naturais (como compostos fenólicos e flavonoides) ajudam a expulsar os radicais livres do corpo mais rapidamente, protegendo o organismo.
- Alguns tipos de arroz ajudam a estimular as enzimas neuroprotetoras no cérebro, podendo assim prevenir o surgimento de doenças como Alzheimer e demência.
- Além disso, o arroz é um diurético natural graças ao seu alto teor de fibras.
- Seu conteúdo antioxidante favorece a saúde cardiovascular.
Leia também: Arroz com verduras e chia: pobre em calorias e colesterol
Quais são os tipos mais saudáveis de arroz?
Existem vários tipos de arroz: branco, bomba, parboilizado, arbório, basmati, integral, selvagem, vermelho… Cada um deles se caracteriza por fornecer certas características culinárias para cada prato (aroma, textura, cor, etc…). No entanto, embora todos sejam saudáveis, alguns são mais do que outros.
Como os nutrientes do arroz são encontrados principalmente em sua casca, as variedades de arroz integral e arroz selvagem são as mais saudáveis.
- O arroz integral, na verdade, pode ser obtido a partir de qualquer arroz. É um arroz menos processado, no qual o grão é deixado sem polir para que os nutrientes em sua casca fiquem quase intactos.
- Por outro lado, embora se pareça com o arroz em aspecto e qualidade, o arroz selvagem tecnicamente não é arroz. De fato, não é da mesma espécie, mas de uma diferente, a zizania, uma planta aquática muito semelhante.
Recomendamos que você leia: Como preparar água de arroz para a gastrite
Duas formas saudáveis de preparar arroz
Receita de arroz selvagem com frango e cogumelos
Uma receita nutritiva e deliciosa com um dos tipos de arroz mais saudáveis. Experimente!
Ingredientes
- 200 gramas de arroz selvagem
- 1 peito de frango
- 2 cenouras
- 200 gramas de cogumelos
- Molho de soja
- Azeite de oliva
- Sal
- Pimenta
- Cebolinha (opcional)
Preparação
- Primeiro, cozinhe o arroz. O arroz selvagem leva aproximadamente 35 minutos para cozinhar, por isso é melhor colocá-lo para ferver em primeiro lugar, enquanto prepara o resto da receita.
- Corte as cenouras em pedaços pequenos e coloque-as na panela onde vai cozinhar o arroz. Dessa forma, elas vão ficar prontas junto com ele.
- Em seguida, corte o frango em pedaços pequenos e refogue ou frite-os com um pouco de óleo, até dourar levemente dos dois lados.
- Depois disso, adicione os cogumelos. Se eles estiverem congelados, devem ser descongelados previamente, para garantir que tenham sido bem drenados.
- Posteriormente, uma vez que o arroz e as cenouras estejam cozidos, drene-os bem para eliminar a água e adicione-os à panela com os cogumelos e o frango, para que fritem juntos. Neste ponto, adicione também uma colher de sopa de molho de soja.
- Finalmente, frite tudo para que os ingredientes fiquem perfeitamente integrados.
- Por fim, tempere e sirva ainda quente. Se desejar, você pode cortar a parte verde da cebolinha em pequenos anéis e adicioná-la sobre o arroz, para dar mais sabor e beleza ao prato.
Como preparar um delicioso arroz integral com legumes
Nesta receita, os benefícios do arroz integral são combinados com os dos legumes. Não deixe de prepará-la!
Ingredientes
- 200 gramas de arroz integral
- Brócolis
- 1 pimentão vermelho
- 1 abobrinha
- Molho de soja
- 5 dentes de alho
- Salsa
Preparação
- Primeiro, ferva o arroz de acordo com as instruções da embalagem.
- Enquanto isso, em outra panela, coloque a água no fogo e, quando ferver, adicione todos os legumes previamente lavados e cortados em pedaços. Depois de fervê-los por 1 ou 2 minutos, coe e reserve.
- Em uma frigideira com um pouco de óleo, refogue levemente o alho e a salsa. Neste ponto, é preciso ter cuidado para não parar de mexer, ou os ingredientes podem queimar.
- Quando o alho dourar um pouco, adicione os legumes, o arroz integral e o molho de soja, e frite até que todos os ingredientes estejam bem misturados.
- O seu prato de arroz integral com legumes está pronto para ser desfrutado e enriquecer sua mesa com aromas, sabores e nutrientes.
Aproveite este ingrediente versátil em muitas preparações. Além dessas duas receitas, há milhões de outras maneiras de preparar arroz e obter todos os seus benefícios no seu dia a dia. Use a sua criatividade!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Juan J, Liu G, Willett WC, Hu FB, Rexrode KM, Sun Q. “Whole Grain Consumption and Risk of Ischemic Stroke: Results From 2 Prospective Cohort Studies”, Stroke. 2017 Dec;48(12):3203-9.
- Aune D, Keum N, Giovannucci E, Fadnes LT, Boffetta P, Greenwood DC, Tonstad S, Vatten LJ, Riboli E, Norat T. “Whole grain consumption and risk of cardiovascular disease, cancer, and all cause and cause specific mortality: systematic review and dose-response meta-analysis of prospective studies”. Bmj. 2016 Jun 14;353:i2716.
- Surendiran G et al. “Nutritional constituents and health benefits of wild rice (Zizania spp.)”, Nutr Rev. 2014 Apr;72(4):227-36. doi: 10.1111/nure.12101. Epub 2014 Mar 28.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.