Propriedades da cenoura relacionadas à saúde

22 de outubro de 2019
Você não consome cenoura? Você faz isso muito ocasionalmente? Hoje você descobrirá as excelentes propriedades que esse vegetal possui para sua saúde, o que fará com que você a inclua com mais frequência em suas refeições.

A cenoura é um vegetal que sempre foi associado a uma boa visão. No entanto, isso é mínimo quando descobrimos todas as propriedades que têm um impacto muito positivo em nossa saúde. Certamente quando os conheça, você irá aumentar o consumo desta hortaliça!

Que efeitos a cenoura tem na saúde?

Estimula o apetite

Pode ser uma boa opção consumi-las na forma de suco ou como entrada, para abrir o apetite antes do almoço ou jantar. Que tal um creme de abóbora e cenouras? Outras receitas estão disponíveis aqui na nossa página. É só conferir!

Creme de cenoura, delicioso e nutritivo

Fortalece dentes e gengivas

Você não sabe o que comer na hora do lanche ou para beliscar? A cenoura crua pode ser uma excelente maneira de não consumir doces naqueles momentos do dia em que a “fome” aperta. Mas você não apenas favorecerá a saúde da vista e da pele, como também fortalecerá seus dentes e gengivas. Você sabia que as cenouras contêm flúor? Isso permite que o esmalte fique mais resistente e que os dentes estejam protegidos contra as cáries.

A cenoura dá brilho aos cabelos

Outra das grandes propriedades da cenoura é que ela é rica em betacaroteno, que se transforma em vitamina A quando o corpo o absorve. Sendo assim, revitaliza os cabelos fazendo com que pareçam muito mais brilhantes. Além disso, se tivermos cabelos secos ou um problema com o couro cabeludo, devemos saber que o betacaroteno ajuda a regular a produção de sebo, o que é muito benéfico para ter cabelos saudáveis.

Descubra: Tratamentos naturais para os cabelos oleosos

Protege o cérebro

É positivo consumir frutas e verduras e incluí-las o máximo possível em nossa dieta. A razão pela qual, entre todas elas, a cenoura deve ter uma presença especial é porque ajuda a proteger nosso cérebro, especialmente nossa memória.

Se estivermos em épocas de exames, se esquecemos muitas coisas ou se estamos envelhecendo e o comprometimento cognitivo começa a aparecer, precisamos consumir mais cenouras. Seja crua, em saladas ou como suco, isso melhorará nossa memória.

Vitamina A e betacaroteno

A cenoura fornece energia

Uma das grandes propriedades da cenoura é que ela fornece energia instantânea. É certamente uma opção muito mais saudável do que uma vitamina de proteína artificial ou uma xícara de café. Lembre-se que comida de verdade é essencial!

Protege a pele

A última das grandes propriedades da cenoura que vamos mencionar tem a ver com a pele. Assim como mencionamos no início, que geralmente é identificada para uma melhor saúde ocular, também está relacionada à obtenção de um bronzeado melhor. Por quê? Aqui, a vitamina A age novamente já que o corpo pode processá-la graças ao betacaroteno.

Leia também: Avitaminose: a carência de vitaminas

Quando essa vitamina está em nosso organismo, duas coisas acontecem: nossa pele repara e cura feridas mais rapidamente, e estamos mais protegidos dos raios ultravioletas. Além disso, comer cenouras nos ajudará a obter um bronzeado muito mais bonito e saudável. Obviamente, isso nunca deve substituir um filtro solar.

Você conhecia todas essas excelentes propriedades da cenoura? Costuma incluí-la em suas refeições diárias? Como você a consome? Suas sugestões e comentários estão nas redes sociais, então não deixe de postar!