Melhor Com Saúde
 

9 maneiras eficazes de descongestionar o nariz rapidamente

O vapor é uma das soluções mais eficazes quando se trata de descongestionar o nariz. Você pode usar um umidificador de ambiente, fazer seu próprio vapor ou aproveitar o calor do chuveiro.

9 maneiras eficazes de descongestionar o nariz rapidamente

Última atualização: 06 Novembro, 2020

Para descongestionar o nariz, é necessário aplicar várias técnicas em conjunto com o tratamento prescrito pelo médico. Entre as técnicas, destaca-se o consumo de água: ajudará a fluidificar o muco, hidratar o corpo e regular a temperatura corporal.

Se você costuma ficar com o nariz congestionado, temos certeza de que sabe como essa sensação pode ser incômoda. Você sente que não consegue inspirar ar suficiente, fica cansado e, como se não bastasse, acaba ofegando com frequência.

Tome nota de todos os truques que podem ajudar você a sentir alívio em pouco tempo.

1. Faça massagem no espaço entre as sobrancelhas

Segundo a medicina tradicional oriente, fazer uma leve massagem no ponto entre as sobrancelhas pode ajudar a desobstruir o nariz mais rápido do que você pensa.

Basta passar os dedos, realizando movimentos leves e circulares, nessa área por um minuto.

Com essa simples massagem, você evitará o ressecamento das fossas nasais e a inflamação. Ademais, tudo isso tem um efeito profilático que é capaz de reduzir a pressão na área frontal.

2. Massageie as aletas do nariz

Depois de realizar a massagem anterior, você pode fazer uma massagem nas aletas do nariz para obter mais alívio.

  • Para isso você só precisa exercer uma ligeira pressão com seu dedo indicador nas fossas nasais.
  • Assim, você deve fazer movimentos circulares nas aletas do nariz por 1 ou 2 minutos.
  • Esse procedimento irá ajudar você a abrir os canais nasais e será mais fácil assoar o nariz.
  • Lembre-se de combinar esse truque com os outros que vamos comentar a seguir para obter melhores resultados.

3. Massageie o ponto entre o lábio e o nariz

Faça uma massagem no ponto entre o lábio e o nariz.

Algumas técnicas orientais podem ajudar a obter alívio, de acordo com algumas pesquisas recentes sobre os tratamentos propostos pela medicina alternativa.

4. Umidificador de ambiente

Um umidificador no ambiente pode contribuir para o alívio.

Quanto mais seco o ambiente, mais problemas de congestão nasal você terá. Portanto, considere colocar um umidificador de ambiente, que é um dispositivo fácil de usar e que pode ficar localizado em qualquer canto em que você estiver. O vapor ajudará a manter as mucosas úmidas e, assim, facilitará sua expulsão. 

Se a umidade do ar estiver abaixo de 40%, a mucosa do nariz ficará mais ressecada, o que poderá desencadear irritação das vias respiratórias, pele seca, coceira e vermelhidão dos olhos, entre outros desconfortos.

Descubra: 6 dicas para tratar o catarro em casa de maneira natural

5. Compressa quente

Outro truque caseiro para trazer alívio é pegar um guardanapo de pano, umedecer um pouco com água aquecida no micro-ondas e, então, usá-lo como compressa.

Você pode mergulhar o guardanapo em água quente, apertá-lo com cuidado e colocá-lo no nariz por alguns segundos. Depois de remover a compressa, você pode fazer uma lavagem nasal com uma solução salina para terminar de limpar o nariz.

Leia também: Lavagem nasal: 3 maneiras de fazê-la

6. Beba água

Beber bastante água durante o dia ajudará você a ficar bem hidratado e a fluidificar o muco, o que ajudará a expulsá-lo facilmente e aliviar a congestão nasal.

Encontre a melhor maneira de beber água: tome um copo entre as refeições ou prepare uma infusão no meio da manhã e da tarde.

7. Aproveite o vapor do chuveiro

O vapor do chuveiro também pode ser um bom aliado para descongestionar o nariz. Novamente, a umidade ajudará a umidificar as vias aéreas e a fluidificar o muco, facilitando sua expulsão.

Você pode tomar um banho longo para tirar proveito de seus vapores ou pode fazer seu próprio fumaça com uma panela.

8. Tenha um pouco de mel

Segundo a sabedoria popular, o mel poderia contribuir para o alívio em caso de congestão nasal. Portanto, existem pessoas que recomendam tomar uma colher de mel (sozinha ou com limão) pela manhã.

Também é possível dissolvê-lo em um copo de água morna (250 ml) e beber a mistura antes de dormir para obter melhores resultados. Os especialistas em saúde esclarecem que o alívio realmente é proporcionado pelo consumo de água (que não apenas hidrata o corpo, mas também ajuda a umidificar as vias aéreas).

Recomendamos a leitura: Como tomar própolis ao sentir os primeiros sintomas de gripe e resfriado

9. Coloque um prato de cebola picada perto

Um remédio caseiro para descongestionar o nariz é a forma mais simples do umidificador: um prato de cebola fresca cortada, colocado ao lado da cama (ou no local onde você fica mais tempo).

O alimento fresco recém-picado ajudará a manter a umidade do ambiente, contribuindo assim para o seu alívio. Há também pessoas que recomendam consumir suco de cebola ou xarope de mel com esse ingrediente para obter melhores resultados.

Não consegue descongestionar seu nariz?

Se você acha que não consegue descongestionar seu nariz com essas recomendações, recomendamos que você consulte seu médico o mais rápido possível para que ele possa prescrever um tratamento adequado para você.

Lembre-se de que, além de seguir as orientações do profissional, você deve sempre manter bons hábitos de vida para que possa obter alívio e recuperação no menor tempo possível.

Como eliminar a congestão nasal rapidamente

Como eliminar a congestão nasal rapidamente

Frequentemente, este é um sintoma que indica gripe, um resfriado ou outras doenças. Saiba como eliminar a congestão nasal rapidamente neste artigo.



  • Kaliner, M. A. (2017). Allergic rhinitis. In Neuropeptides in Respiratory Medicine. https://doi.org/10.1201/9780203745915
  • Young, T., Finn, L., Kim, H., Palta, M., Dempsey, J., Skatrud, J., … Evans, L. (1997). Nasal obstruction as a risk factor for sleep-disordered breathing. Journal of Allergy and Clinical Immunology. https://doi.org/10.1016/S0091-6749(97)70124-6
  • Deckx, L., De Sutter, A. I. M., Guo, L., Mir, N. A., & van Driel, M. L. (2016). Nasal decongestants in monotherapy for the common cold. Cochrane Database of Systematic Reviews. https://doi.org/10.1002/14651858.CD009612.pub2