Eliminar a cera dos ouvidos sem machucá-los

18 Dezembro, 2019
Os bastões de algodão servem para serem utilizados na parte externa do ouvido. Se tentar eliminar a cera interna, pode causar danos e pressionar os tímpanos.

A perda de audição é possível devido ao aumento de cera nos ouvidos. Contudo, é fundamental saber como poder eliminar a cera dos ouvidos sem danificá-los no processo. Além disso, os problemas de ouvido podem ocorrer em qualquer idade e serem causados por vários fatores.

O que é a cera de ouvidos?

A cera é uma substância que é produzida de forma natural com a função de proteger os ouvidos das bactérias e de outros agentes que podem danificá-los. Ademais, a cera dos ouvidos age como um lubrificante natural para o canal auditivo externo. No entanto, chega um momento que esta substância se acumula em grandes quantidades e pode causar alguns incômodos no ouvido. Alguns podem ser irritação, tonturas, coceira e até mesmo perda parcial da audição.

Causas e consequências do excesso de cera nos ouvidos

Não use cotonetes

É importante saber quais são as causas dos incômodos nos ouvidos pela acumulação de cera. A cera pode incomodar e causar irritação quando há um bloqueio ou retenção devido ao seu acúmulo no interior do canal auditivo. Este acúmulo muitas vezes acontece devido ao uso de bastões de algodãoque ao invés de limparem, obstruem e causam mal-estar no interior do ouvido.

Também pode acontecer pelo uso de qualquer objeto pontiagudo, como grampos, com a finalidade de eliminar a cera superficial. Assim como os bastões de algodão, este tipo de elemento empurra a cera para dentro do ouvido e causa a obstrução. Ademais, as pessoas que usam protetores de ouvido ou aparelhos de ouvido, têm maior risco de sofrer com a acumulação excessiva de cera.

Leia também: 7 remédios naturais para reduzir os zumbidos nos ouvidos

Sintomas

Quando existe um excesso de cera nos ouvidos, a pessoa pode sofrer algum dos seguintes sintomas:

  • Coceira no canal auditivo
  • Tontura
  • Zumbido no ouvido
  • Secreção no canal auditivo
  • Redução da audição
  • Dor nos ouvidos

Como eliminar a cera dos ouvidos sem danificá-los?

As recomendações que mostraremos a seguir seguem um padrão geral, que é: não introduzir elementos pontiagudos nos canais auditivos. A primeira coisa que você deve fazer é consultar um otorrinolaringologista antes de provar qualquer tratamento.

Os bastões de algodão, por exemplo, foram idealizados com o objetivo de limpar a área mais superficial do ouvido e não seu interior.

1. Solução salina

Limpeza de ouvido com solução salina

Esta solução salina é uma excelente opção para eliminar o excesso de cera dos ouvidos.

  • Para isso, simplesmente misture uma colher de sal (7,5 g) em 1/2 xícara de água (125 ml) até que fique bem dissolvida. Ademais, pode-se usar soro fisiológico comercializado para uma maior segurança.
  • Em seguida, empape um pedaço de algodão com a mistura e deixe cair algumas gotas da solução no ouvido inclinando levemente a cabeça para cima.
  • Mantenha esta posição um par de minutos para que o líquido entre no ouvido e, depois, incline a cabeça na direção oposta para drenar a solução.

2. Preparados à base de óleos

Um dos remédios mais seguros e efetivos para eliminar a cera dos ouvidos são as preparações oleosas vendidas em farmácias. Devido ao caráter oleoso da cera, existem preparações à base de óleo que dissolvem o tamponamento para sua posterior extração.

  • Por isso, coloque algumas gotas deste óleo no ouvido e espere agir por uns cinco minutos, sem movimento.
  • Repita o processo por dois dias seguidos para que o acúmulo seja completamente dissolvido.

3. Peróxido de hidrogênio

Agua oxigenada para limpar as bandejas do forno

  • Para isso, misture em partes iguais o peróxido de hidrogênio e água. O peróxido de hidrogênio não deve ser superior a 3%. Ademais, pode-se usar soluções preparadas de peróxido para seu uso sobre os ouvidos.
  • Em seguida, coloque algumas gotas da mistura no ouvido e incline a cabeça para que a mistura chegue até o interior.
  • Depois, deixe a mistura agir por dois minutos e depois vire a cabeça para o lado contrário para drenar o líquido restante.

Talvez te interesse: 7 usos para a água oxigenada

4. Glicerina carbonatada

A glicerina é um ingrediente natural que ajuda a suavizar a cera para facilitar sua expulsão. Além disso, a glicerina carbonatada pode ser obtida em farmácias.

  • Aplique 4 gotas, faça-o três vezes por dia a fim de obter bons resultados.

5. Azeite de oliva

Azeite de oliva para a pele

O azeite de oliva é outro dos bons ingredientes para lubrificar e amolecer a cera dos ouvidos e, dessa forma, facilitar sua eliminação. 

  • Coloque 2 ou 3 gotas de azeite de oliva no ouvido afetado antes de deitar e deixe-o agir.
  • Repita o tratamento por 3 a 4 dias seguidos.

Estes remédios podem ajudar a eliminar o excesso de cera de forma efetiva. No entanto, se após sua aplicação, o excesso não foi completamente eliminado ou tenha experimentado sintomas novos, procure um médico para que aplique uma solução de maior calibre. Ademais, evite usar objetos que possam facilitar um maior acúmulo de cera como os protetores de ouvido ou fones de ouvido.