7 usos que pode dar para água oxigenada

· 1 de setembro de 2018
A água oxigenada tem vários usos. É muito importante lembrar que não é apta para o consumo, por isso que nos remédios orais não se deve tragá-la.

Um dos produtos mais versáteis, econômicos e úteis que podemos ter em casa é o peróxido de hidrogênio, ou como é conhecido, a água oxigenada. Aqui explicaremos os usos que você pode dar a água oxigenada de 10 volumes como remédio natural.

São muitas as aplicações tanto para o cuidado da casa como para o uso medicinal e estético. A água oxigenada é uma solução que não falta em uma caixa de primeiros socorros e devemos tê-la em casa.

A seguir, apresentamos algumas aplicações da água oxigenada como remédio natural. Você pode incorporá-las em sua vida diária para prevenir e tratar algumas doenças.

1. Para eliminar as manchas na pele

As manchas na pele são antiestéticas. Costumam aparecer no rosto, produto das mudanças hormonais (gravidez e uso prolongado de contraceptivos) e o sol. Para eliminá-las, podemos aplicar diariamente água oxigenada de 10 volumes com um algodão suavemente e depois hidratar com um creme. Os resultados serão incríveis.

Também pode aplicar o mesmo tratamento nas axilas. Estas costumam escurecer pelo uso contínuo de lâminas de barbear e de desodorantes. Como um benefício extra, a água oxigenada também combate os maus cheiros.

Recomendamos aplicar esse remédio à noite e usar protetor solar quando for sair de casa, pois a exposição ao sol pode resultar no efeito contrário.

A água oxigenada ajuda a clarear as manchas

2. Para a saúde bucal

As propriedades da água oxigenada combatem eficazmente o mau-hálito ao ser usado como enxaguante bucal. Também serve como antisséptico para curar feridas e úlceras bucais, assim como para branquear os dentes de maneira natural.

  • Caso tenha alguma dor de dente enquanto gargareja com água oxigenada (sem engolir), esta ajudará a aliviar a dor, devido a sua capacidade de reduzir a infecção e a desinflamar a área.

Leia: Como combater as manchas na pele de forma natural

3. Como antimicótico

O temível pé de atleta e os fungos nas unhas também podem ser combatidos com água oxigenada de 10 volumes. Somente temos que lavar bem a área e depois aplicar diretamente entre os dedos dos pés ou sobre as unhas.

  • Outro procedimento recomendado é deixar os pés ou mãos de molho durante uns cinco minutos. Deixe que o remédio atue a noite toda e, assim que acordar, seque bem. Em poucos dias os resultados serão notados.

4. Para afecções da garganta

As amígdalas inflamadas muitas vezes são o resultado de infecções por bactérias que se alojam na zona. Para evitá-las e combatê-las, os gargarejos com água oxigenada são uma excelente receita.

Como fazer?

  • Misture duas colheres de sopa de água oxigenada de 10 volumes com um copo de água.
  • Faça gargarejos com essa solução duas vezes por dia, durante dois minutos, sem engolir. Certifique-se de fazer os gargarejos até terminar o conteúdo do copo.

5. Feridas e queimaduras

Esta é a aplicação mais frequente deste produto. Para desinfetar a área do corte ou da queimadura, aplique um pouco de água oxigenada de 10 volumes e deixe-a agir durante alguns minutos.

Desta forma, não só limpará a ferida, como também facilitará o processo de cicatrização da mesma. É importante que este tratamento seja realizado somente em feridas superficiais. Se não notar melhoria, procure um médico.

6. Para combater a acne

A acne é uma doença que aparece especialmente na etapa da adolescência, produto das mudanças hormonais. Costuma gerar não só um dano estético, como também psicológico.

Para combatê-la, um dos remédios mais eficazes é com água oxigenada de 10 volumes.

Confira os 6 passos para eliminar a acne

Como fazer?

  • Aplique a água oxigenada diretamente sobre as espinhas e deixe agir.
  • Uma vez seco, poderemos enxaguar com água morna ou fresca.
A água oxigenada ajuda a tratar a acne

7. Infecção nos seios nasais e ouvidos

Podemos aplicar em uma porcentagem prudente juntamente com água destilada e usar diretamente nas fossas nasais mediante a aplicação na forma de aerossol. A água oxigenada servirá para limpar as impurezas dos seios nasais. 

Para tratar a infecção nos ouvidos ou para preveni-la, podemos colocar algumas gotas de água oxigenada dentro do ouvido. No caso das crianças, consulte o pediatra.

São muitas as utilidades que você dar para a água oxigenada como remédio natural. O importante é que siga bem as recomendações para não provocar irritações em alguma parte do corpo, e no caso de não apresentar melhoria ou de notar outros sintomas, procurar um médico.