Remédios naturais para a infecção no ouvido ou otite

10 Setembro, 2020
Se você tiver uma infecção no ouvido, o mais recomendável é consultar um médico e seguir suas orientações. Adicionalmente, se o profissional autorizar, os adultos podem recorrer a certos remédios naturais.

A infecção no ouvido ou otite é uma condição que aparece quando há algum acúmulo de líquido próximo à inflamação. Dependendo da área do ouvido afetada, a otite pode ser externa, média, média com derrame, com infecção aguda ou crônica.

Uma vez que os sintomas começam a aparecer, é essencial consultar um médico para receber o tratamento mais apropriado.

A seguir, vamos rever em detalhes suas causas e compartilhar algumas das alternativas populares que existem para acelerar seu alívio. Anote!

Quais são as causas da otite externa?

De acordo com a Dra. Nicole Holmer, o ouvido de nadador é uma infecção do canal auditivo externo que pode ser causada por:

  • Umidade presa no canal auditivo.
  • Lesão no canal auditivo.

Ela também comenta que “algumas pessoas com certas condições de pele podem ter otite externa mais facilmente”, assim como os nadadores, que estão em contato constante com o meio aquático.

Por outro lado, o Dr. Bradley W. Kesser comenta que “Vários tipos de bactérias, como Pseudomonas aeruginosa ou Staphylococcus aureus, podem causar otite externa generalizada.”

Em alguns casos, as bactérias que acompanham as doenças respiratórias comuns podem ser transportadas para o ouvido, causando inflamação e infecção. Algumas alergias causam inflamação na trompa de Eustáquio, canal que liga o ouvido médio à garganta.

Todos os itens acima, somados a hábitos de higiene inadequados, podem contribuir para o aparecimento da otite externa e de outras infecções de ouvido. Portanto, é fundamental cuidar da saúde e manter bons hábitos de vida.

Visite este artigo: Como tratar as infecções dos ouvidos?

Como saber se tenho otite externa?

Os sintomas de infecção no ouvido podem variar de pessoa para pessoa dependendo da gravidade de cada caso. Contudo, os sintomas mais comuns de otite externa são:

  • Comichão no ouvido.
  • Dor ao tocar na orelha.
  • Vermelhidão na área.
  • Secreções líquidas claras e inodoras.
  • Desconforto ao engolir saliva, líquidos ou alimentos.
  • Vermelhidão e inchaço do ouvido externo e do canal auditivo.

Tratamento para a otite externa

De acordo com o Dr. Holmer, geralmente são prescritos colírios para otite externa. Além disso, na consulta o médico pode limpar o canal auditivo ou colher uma amostra das secreções para determinar qual medicamento seria mais eficaz.

Em alguns casos, é possível receitar antibióticos para eliminar os micro-organismos que causam essa doença. Também é comum o uso de anti-histamínicos (no caso de o problema responder a algum tipo de alergia).

Remédios naturais para combater a infecção no ouvido

De acordo com a sabedoria popular, quando uma pessoa tem um leve desconforto no ouvido, ela pode recorrer a alguns remédios caseiros para obter alívio. Não há evidências de que sejam eficazes, entretanto, há quem decida experimentá-los.

É importante lembrar que os remédios não substituem o tratamento que o médico pode prescrever, em qualquer caso, podem complementá-lo desde que autorizado pelo profissional.

Óleo de alho

remedios-naturais-para-infeccao-do-ouvido-ou-otite

Como o alho tem propriedades antibacterianas, algumas pessoas acreditam que o óleo de alho pode ser útil para aliviar o desconforto causado por uma infecção no ouvido, como uma otite externa.

Como utilizar?

  • Adicione 3 gotas de óleo de alho puro na orelha afetada e mantenha a cabeça inclinada para que o líquido chegue ao ouvido interno.

Cebola

Assim como o alho, a cebola tem uma poderosa ação antibacteriana e antisséptica. Por isso, considera-se que pode ajudar a combater as bactérias que dão origem à otite.

Como utilizar?

  • Pique a cebola fresca, embrulhe em uma gaze limpa e aplique sobre a orelha afetada por 5 minutos. Repita esse tratamento várias vezes por dia.

Azeite de oliva, o aliado das vovós contra a infecção nos ouvidos

Azeite-de-oliva-combater-otite

O azeite é um dos elementos caseiros que mais tem sido utilizado como tratamento para combater infecções nos ouvidos. De fato, é o remédio da vovó mais comum nesse âmbito.

Não deixe de ler: 10 surpreendentes benefícios do azeite de oliva extra virgem

Como utilizar?

  • Aqueça duas colheres de sopa de azeite até que atinja uma temperatura suportável e, em seguida, despeje em um conta-gotas. Aplique de 2 a 3 gotas no ouvido afetado.

Compressa com água quente

O calor tem um efeito analgésico que reduz a dor. Também ajuda a melhorar a circulação para facilitar a eliminação da infecção. Portanto, preparar uma compressa de água quente pode ajudar a aliviar uma infecção nos ouvidos, como a otite externa.

Como utilizar?

  • Encha uma bolsa térmica com água quente.
  • Em seguida, cubra com um pano limpo e seco para colocar sobre o ouvido dolorido.
  • Repita o procedimento sempre que precisar

E se os sintomas de infecção no ouvido piorarem?

Caso os sintomas piorem e causem febre e outros desconfortos, é importante que você consulte o seu médico o mais rápido possível para fazer a avaliação, o diagnóstico e o tratamento.

Os referidos remédios caseiros para infecção de ouvido devem ser usados ​​com muita cautela e, de preferência, após consulta com um profissional para evitar reações adversas.