9 dicas para eliminar manchas das axilas após o parto

As alterações hormonais da gravidez geram manchas na pele de muitas mulheres. As axilas são as áreas mais afetadas. Neste artigo dizemos como você pode tratá-las.

Claro que tudo dependerá do tipo de pele de cada mulher, mas este é um daqueles sintomas indesejáveis ​​da gravidez. A causa de seu aparecimento está associada a alterações hormonais. Mas, embora elas tendam a desaparecer após o parto, podemos ajudar a acelerar sua eliminação, com as soluções que apresentamos a você logo a seguir.

Por que manchas aparecem nas axilas?

Algumas mulheres grávidas têm axilas escuras, outras não. O mesmo acontece com a virilha e os mamilos. Elas fazem parte do processo de mudanças pelo qual o corpo está passando e, após o nascimento, quando os hormônios atingem novamente os níveis que tinham antes da gravidez, elas geralmente desaparecem.

Mancha na axila depois do parto

No entanto, mulheres com pele mais escura serão mais propensas a desenvolver essas manchas, do que as mulheres de pele clara. E, certamente, também é muito provável que, depois que os hormônios se estabilizem, não se recupere a pigmentação que havia antes da gravidez.

Leia também: Vitamina deliciosa de gengibre e amêndoas para clarear as manchas na pele

Como eliminar manchas nas axilas?

Primeiro, a prevenção. É importante que a sua pele esteja bem hidratada, tanto pela ingestão adequada de líquidos, bem como pelo uso de cremes ou loções hidratantes. Quando estiver exposta ao sol, não esqueça de usar um bom filtro solar para evitar que o “astro rei” adicione sua contribuição às mudanças hormonais.

Evite também desodorantes com álcool e em formato roll-on. Existem desodorantes que prometem eliminar manchas e hidratar a pele, é uma boa ideia experimentá-los.

Barbear e depilar também contribuem para o escurecimento da pele. Avalie se você pode distanciar os tempos de depilação durante o período de gravidez.

1. Urina de seu bebê

Embora não haja maior evidência científica para apoiar este conselho das avós, a verdade é que pode ser eficaz. Ao remover uma fralda molhada do recém-nascido, umedeça um algodão e esfregue-o na pele. Deixe secar.

2. Leite materno

Entre os muitos benefícios do leite materno, está o de poder ajudar a limpar áreas da pele que se escureceram durante a gravidez. Basta extrair um pouco de leite, aplicá-lo nas axilas, e deixar a pele secar naturalmente. Você também pode tentar em manchas prévias à gravidez.

Leite materno para eliminar manchas das axilas após o parto

3. Farinha de Aveia

Faça uma pasta com duas colheres de sopa de aveia, uma colher de mel, e o suco de um limão. Coloque a mistura nas axilas e deixe agir por cerca de 15 minutos. Em seguida você deve remover com água morna. Este procedimento pode ser feito enquanto o bebê está cochilando, assim você gasta alguns minutos para si, e para sua beleza.

4. Glicerina

Misture cerca de 10 gotas de glicerina, 10 gotas de limão, e 10 gotas óleo de amêndoa ou azeite de oliva em uma tigela. Aplique esta mistura nas axilas antes de tomar banho. Espere alguns minutos e depois banhe-se normalmente.

5. Iogurte

O iogurte é excelente para fazer uma esfoliação suave uma vez por semana. Para isso, prepare uma mistura com uma colher de iogurte natural e uma colher de aveia. Você aplica nas axilas fazendo uma massagem suave. Deixe agir por cinco minutos, e retire com água morna. Em seguida o ideal é aplicar um creme hidratante.

6. Peróxido de hidrogênio

Toda noite você pode aplicar água oxigenada, volume 10, na pele das axilas. Use uma bola de algodão para aplicar a água oxigenada. Sua pele deve estar bem limpa. Deixe por 5 minutos, e retire com bastante água fria.

7. Óleo de coco

O óleo de coco é um grande aliado para a beleza da pele. Prepare uma pasta com óleo de coco e aveia, coloque nas axilas, e deixe agir por 15 minutos. Em seguida você remove com água.

Óleo de coco para eliminar manchas das axilas após o parto

8. Peeling químico

Este tratamento cosmético remove camadas da pele manchada. Utiliza diferentes ácidos para restaurar a cor da derme, como o ácido salicílico, que favorece a eliminação da melanina; mandélico, que aumenta o colágeno, ou Kojic, que possui propriedades antioxidantes para a pele. Este tratamento pode ser aplicado se você não amamentar.

9. Laser

O tratamento com raio laser concentra-se no local, sem danificar o tecido da pele, o que ajuda a despigmentar as manchas nas axilas. Mas este tratamento exige mais de uma sessão antes de ver qualquer resultado, por isso pode não combinar com os cuidados da mãe de um recém-nascido.

Recomendações finais

Não submeta a delicada pele das axilas a tratamentos extremos, especialmente após o parto, quando a sensibilidade estiver literalmente na superfície. Além disso, o cuidado de um recém-nascido é exigente, e não deixará muito tempo livre para se submeter a tratamentos estéticos, que geralmente envolvem várias sessões.

Evite usar bicarbonato de sódio, que embora seja um excelente aliado para a saúde, beleza, e clareamento dos dentes, pode ser muito abrasivo para essa área delicada. Em vez de eliminar, você pode piorar as manchas nas axilas.

Se além dos pontos você tem coceira e irritação, é aconselhável que visite um dermatologista, para que avalie as causas e possa oferecer uma solução mais precisa.

Recomendados para você