6 passos para eliminar a acne

Além dos cuidados externos, para acabar com a acne também devemos estar atentos à alimentação e hidratar o corpo corretamente para eliminar as toxinas que podem causar o seu surgimento.

Saiba como eliminar a acne, um dos piores pesadelos quando desejamos ter um rosto bonito. A grande maioria sofre com este problema durante a adolescência e logo se esquece do mesmo por completo.

No entanto, há quem tenha a necessidade de buscar opções para eliminar a acne que surge ao longo da vida por questões hormonais e de hábitos.

Felizmente, acabar com a acne não é uma tarefa impossível. Requer um certo esforço e uma mudança em alguns costumes.

A seguir deixamos uma série de passos que serão de grande ajuda para alcançar este objetivo.

O que é a acne e por que aparece?

Comecemos pelo básico: entender o que é a acne. A acne é um problema cutâneo que se caracteriza pela formação de cravos, espinhas e inflamações na pele.

O motivo pelo qual ela aparece é que as glândulas sebáceas trabalham em excesso. Isso provoca um acúmulo de gordura, células mortas e bactérias, com a consequente inflamação dos poros e o surgimento da acne.

Passos para eliminar a acne

Você não conseguirá ficar satisfeita com a sua aparência de não tirar um tempo para cuidar de si mesma. Siga os seguintes passos para eliminar a acne e corrigir o problema rapidamente.

1. Hidrate-se

Beber água é importante para eliminar a acne

Você precisa beber 2 litros de água por dia. Isso contribui para eliminar as toxinas do sangue e da parte externa das células.

Graças ao poder solvente da água, estas toxinas podem ser eliminadas através da urina e do suor.

Estima-se que 72% da pele seja formado por água. Assim, é preciso manter esta proporção se você quiser eliminar a acne, evitá-la no futuro e ter uma pele saudável.

2. Atenção aos hábitos alimentares

Sua dieta influencia diretamente a saúde da pele. Enquanto os alimentos naturais nutrem a pele e a embelezam, deve-se evitar os alimentos processados à base de açúcar, farinha, óleos refinados ou gorduras saturadas.

Sabemos que os cereais açucarados, massas, bolos, pães, chocolates, biscoitos, geleias e produtos similares são parte de nossa dieta, pois são deliciosos e econômicos.

O problema é que o consumo destes alimentos provoca:

  • O surgimento da acne
  • Aumento dos níveis de insulina
  • Alteração na produção de hormônios
  • Excesso de oleosidade na pele

3. Maquiagem

Moça cuidando da maquiagem para eliminar a acne

Sabemos que a ideia de sair de casa sem maquiagem pode lhe parecer uma loucura. Não é nenhum segredo que quase todas as mulheres a utilizam, pelo menos de forma ocasional.

Embora a maquiagem seja ideal para ressaltar os traços faciais e conseguir uma aparência elegante, delicada e sofisticada, sempre devemos ter algumas considerações:

  • Tente escolher produtos de boa qualidade.
  • Escolha os produtos adequados para a sua pele.
  • Remova a maquiagem antes de dormir todos os dias.
  • Procure não aplicar maquiagem um dia por semana para que seu rosto descanse.

Mantenha uma higiene facial adequada

Para eliminar a acne e manter a pele suave e livre de impurezas não há nada mais recomendável do que manter uma boa higiene.

É importante lavar o rosto frequentemente com água morna e sabonete neutro.

Você também pode optar por usar um demaquilante suave e apropriado para o seu tipo de pele.

Em seguida, remova os resíduos com uma toalha limpa e suave para eliminar a oleosidade e evitar a irritação.

Também é recomendável que, uma vez por semana, você aplique um esfoliante. Embora existam várias opções comerciais, recomendamos experimentar versões caseiras de mamão papaia, água de rosas ou iogurte.

5. Durma bem

Dormir bem é importante para eliminar a acne

Dormir 8 horas por dia ajuda a relaxar o corpo e facilita a desintoxicação da pele. Se você não dormir o necessário, sua pele terá problemas para se renovar e acumulará gordura e toxinas.

Um bom descanso irá ajudar a:

  • Eliminar a acne
  • Evitar o surgimento de olheiras
  • Melhorar seu rendimento e concentração

No caso de não conseguir dormir as 8 horas por noite, procure tirar um pequeno cochilo durante o dia. Este cochilo deve ter uma duração de 20 a 40 minutos.

6. Avalie quais medicamentos você toma

Alguns casos de acne não se devem à falta de descanso e nem à má alimentação, e são efeito colateral de algum medicamento. Aqueles que causam acne com maior frequência são as pílulas anticoncepcionais.

Antes de deixar por completo estes medicamentos, consulte seu médico. Às vezes a acne aparece somente nas primeiras semanas, enquanto seu corpo se adapta.

Se ela não se reduzir com o passar do tempo, pergunte se há alguma outra alternativa que não cause este problema.

Não ignore sua rotina para eliminar a acne

Mulher que não consegue eliminar a acne de seu rosto

Muitas pessoas se dão por vencidas em sua tentativa de eliminar a acne.

Embora esta seja uma decisão sua, é preciso saber que não é necessário viver toda a sua vida com este problema.

Combatê-lo é algo simples e, embora os resultados possam demorar em aparecer, com o tempo você notará uma grande diferença.

Recomendados para você