O suco de cebola pode fazer o cabelo crescer?

30 de novembro de 2019
Coma de forma saudável e variada, durma o suficiente, mantenha-se hidratada, distraia-se para gerenciar bem o estresse; assim, você poderá ter um cabelo bonito.

Para ter um cabelo forte e saudável, bem como uma pele e unhas bonitas, é fundamental manter uma dieta equilibrada, na qual exista variedade e quantidades suficientes dos diferentes grupos alimentares, além de uma boa hidratação. No entanto, de maneira complementar, será que o suco de cebola poderia ajudar o cabelo a crescer? Vamos descobrir a resposta a seguir.

A alimentação e os suplementos

Como comentamos anteriormente, uma dieta equilibrada contribui para a saúde dos cabelos e, é claro, para o seu crescimento. O consumo de suco de cebola, por si só, não é suficiente para alcançar este objetivo, nem para prevenir a alopecia ou impedir que o cabelo se torne frágil e quebradiço.

No entanto, incluir este suco na dieta com moderação, de forma complementar, poderia nos ajudar a ter cabelos saudáveis. Em conjunto com esta estratégia, é necessário manter outros bons hábitos e utilizar os produtos certos para o cuidado do nosso tipo de cabelo (oleoso, seco, misto, ondulado, liso, cacheado, etc).

A cebola ajuda o cabelo a crescer?

O suco de cebola

  • Você deve extrair o suco de duas cebolas e aplicá-lo no couro cabeludo fazendo massagens suaves, como se estivesse fazendo um enxágue ou aplicando um creme. Deixe agir por alguns minutos (entre 3 e 10) e lave o seu cabelo com bastante água morna.
  • Para preparar o suco, descasque duas ou três cebolas e corte-as em fatias. Em seguida, acrescente um pouco de água e processe tudo até obter uma mistura homogênea. Não acrescente muita água para que não fique líquido demais.
  • Outro método para extrair o suco seria ralar a cebola. No entanto, a opção anterior é a mais cômoda.
  • Você pode aplicar o suco diretamente com a mão ou embebendo um algodão ou gaze e passando-o sobre o cabelo com suavidade.
  • Lembre-se de que o cheiro é bastante forte, portanto, é recomendável que você o aplique à tarde/noite em um dia em que não for sair de casa.
  • Há quem opte por acrescentar algum ingrediente extra ao suco para que ele não fique com um cheiro tão forte. Algumas opções são leite de aveia, mel e abacate. Escolha a que você preferir.
  • Não é necessário aplicar o suco de cebola todos os dias, embora segundo a sabedoria popular, o ideal seja aplicá-lo pelo menos uma vez por semana.
  • Leve em conta que o suco de cebola, por si só, não vai fazer com que você tenha um cabelo bonito. Por isso, use-o sempre como um complemento de um estilo de vida saudável.
  • Caso você tenha a pele sensível ou alguma condição específica, consulte seu dermatologista antes de aplicar este suco ou qualquer outro remédio natural, para prevenir incômodos e irritações.
  • Se, em vez de aplicá-lo sobre o cabelo, você preferir ingerir o suco, saiba que ele terá um sabor forte e que será preciso suavizá-lo com outro ingrediente, como os que mencionamos anteriormente.
  • Nunca acrescente bicarbonato de sódio, limão ou vinagre às suas máscaras capilares caseiras, já que estes ingredientes só ressecam e maltratam o cabelo e o couro cabeludo.
Pessoa preparando suco de cebola

Algumas considerações

Segundo a sabedoria popular, este é um remédio com uma ação de longo prazo. Portanto, teria que ser aplicado com regularidade durante um longo período de tempo para que pudéssemos notar seus benefícios. Neste ponto, lembramos que, além da sua aplicação (ou ingestão) você deve manter sempre uma alimentação equilibrada e variada, bem como outros bons hábitos de vida.