Os benefícios de consumir leite de aveia

23 Novembro, 2019
Além de ser muito melhor para a digestão que o leite de vaca, o leite de aveia nos fornece vitamina B, que ajuda a proteger e regular o sistema nervoso central.
 

Uma opção leve e refrescante que pode ser consumida sozinha ou em combinação com frutas ou outros alimentos é o “leite” ou a bebida de aveia. Sua origem é vegetal e, portanto, é uma das mais escolhidas por quem come uma dieta vegana ou tem intolerância à lactose.

O leite de aveia pode ser consumido frio ou quente, acompanhado de chá, café ou chocolate. Além disso, pode ser usado para fazer diferentes alimentos, como cremes, molhos, smoothies e sobremesas.

Podemos comprá-lo pronto no mercado (algumas marcas até oferecem apresentações com sabor a baunilha ou chocolate) ou prepará-lo em casa.

Leite de aveia: o que é e como é consumido?

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de aveia em flocos (60 g)
  • 4 copos de água (1 litro)

Modo de preparo

  • Coloque a aveia no liquidificador.
  • Adicione a água e bata bem (até obter um líquido esbranquiçado).
  • Coe com uma malha ou um pano (o filtro de café também pode servir).
  • Use o líquido como leite, e os resíduos para sobremesas e outras receitas.

Se você quiser uma textura mais consistente, adicione 1 ou 2 colheres a mais de aveia. Por outro lado, se você quiser que seja mais líquido, pode misturar novamente com água o que restou no filtro.

 

Para adoçar, recomendamos o mel. Você também pode usar açúcar o mascavo ou a estévia.

Embora o leite de aveia seja muito saudável e nutritivo, não é recomendado para pessoas com alergias ao glúten (celíacos). Entretanto, também existem marcas que comercializam um tipo adequado ao consumo dessas pessoas.

Benefícios do leite de aveia

Entre suas principais vantagens, destacamos:

  • Hidrata o corpo.
  • Ajuda a complementar a dieta.
  • Proporciona saciedade, é fácil de digerir, combina bem com diferentes alimentos e ajuda a regular o trânsito intestinal.

Combate a constipação

O leite de aveia combate a prisão de ventre

 

Se você tem problemas intestinais, o leite de aveia é muito útil para regular a flora devido à sua grande contribuição de fibra vegetal.

Não hesite em consumi-lo logo cedo, no café da manhã (com café, por exemplo).

Regula os níveis de açúcar

As pessoas com diabetes percebem uma melhora interessante em seus níveis de açúcar quando bebem esse leite. Isso ocorre porque a aveia tem a capacidade de controlar a glicose no sangue.

Reduz o colesterol

Os benefícios do leite de aveia para a saúde
 

Por oferecer uma boa dose de gorduras insaturadas (ou “boas”) ômega 3 e 6, o leite de aveia pode reduzir o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, ao mesmo tempo que aumenta o colesterol bom.

Além disso, ingerir essa bebida várias vezes por semana pode melhorar a saúde cardiovascular, evitando o acúmulo de gordura nas paredes das artérias.

Evita a indigestão

Muitas pessoas que bebem leite de vaca têm problemas gástricos ou estomacais, uma vez que esse lácteo contém substâncias que não são fáceis de digerir.

No caso do leite de aveia, a boa notícia é que o estômago possui as ferramentas necessárias para digeri-lo, sendo ideal para pessoas que sofrem com a sensação de peso após as refeições.

Protege o sistema nervoso

Os benefícios do leite de aveia

Pessoas que sofrem de estresse, ansiedade, depressão ou qualquer outro desequilíbrio do sistema nervoso central, podem se beneficiar muito com o consumo de leite de aveia. Essa bebida traz uma boa quantidade de vitamina B, que pode ajudar a nos acalmar.

Então, depois de um dia cheio de obrigações e problemas, nada melhor do que uma xícara de leite quente de aveia com mel antes de ir para a cama. Você poderá dizer adeus à insônia ou a qualquer outro distúrbio do sono.

 

Fortalece os músculos e os ossos

Essa bebida vegetal possui muitas proteínas que fortalecem os músculos. Se você faz exercício, o leite de aveia pode, por exemplo, evitar o aparecimento de câimbras.

Se você passar o dia sentado em uma mesa, esse leite vegetal pode te ajudar a reduzir contraturas.

Por outro lado, fornece potássio, zinco e magnésio, os três nutrientes mais importantes para a formação e o fortalecimento dos ossos. Sendo assim, é aconselhável para crianças e idosos.

Ajuda a perder peso

O leite de aveia pode funcionar como um regulador perfeito do apetite. Como promove a saciedade, evita a ingestão compulsiva fora de hora ou a alimentação pouco saudável.

Além disso, esse cereal reduz a retenção de líquidos. É ainda mais dietético que o leite desnatado porque não possui gordura.

Agora que você descobriu os benefícios da farinha de aveia, quer experimentá-la?

Se você for celíaco, pode encontrar uma alternativa sem glúten que seja igualmente saudável. Aproveite as possibilidades oferecidas pelo mercado.