3 maneiras de consumir iogurte no café da manhã e seus benefícios
Incluir o iogurte no café da manhã tem benefícios interessantes tanto para a saúde quanto para o controle do peso. Graças ao seu teor de probióticos, aminoácidos e vitaminas e minerais, este é um bom complemento para cuidar da boa forma sem deixar de aproveitar receitas deliciosas.
Este alimento é obtido através de um processo de fermentação do leite, no qual se cria um cultivo de bactérias saudáveis como os Lactobacillus bulgaricus. Sua assimilação fortalece a microbiota intestinal e auxilia na prevenção de algumas doenças, de acordo com um estudo publicado na revista “The British Journal of Nutrition”.
Por outro lado, contribui para aumentar o nível de energia a fim de obter uma melhor produtividade física e mental. Além disso, cuida da saúde óssea e serve como aliado para aumentar a massa muscular. Você ainda não o consome? Descubra os seus benefícios e 3 maneiras de consumi-lo no café da manhã.
Benefícios de consumir iogurte no café da manhã
O iogurte é um dos produtos lácteos mais consumidos no mundo todo. Desde sempre se destacou por sua versatilidade, já que seu sabor levemente ácido combina bem com sobremesas, vitaminas e muitas outras receitas.
Também é valorizado por seu valor nutricional, pois é uma fonte significativa de vitaminas A e B, cálcio e potássio e proteínas. Ainda que tenha um leve teor de gordura, não afeta o peso corporal e, pelo contrário, apoia o bom funcionamento do metabolismo.
Quais outros benefícios traz? Para que não exista dúvidas do motivo de incluir o iogurte no café da manhã, a seguir repassaremos suas principais propriedades.
Regula a microbiota intestinal
Por seu alto teor de probióticos, o iogurte natural ajuda a restabelecer o equilíbrio dos microrganismos que habitam no intestino. Isso, por sua vez, fortalece as funções imunológicas e reduz o risco de infecções do trato gastrointestinal.
Previne as úlceras e gastrite
Os ácidos naturais contidos neste alimento contribuem para neutralizar a ação dos ácidos sobre o revestimento do estômago. Graças a isso, consumi-lo de forma regular pode reduzir o risco de úlceras, gastrite e infecções por Helicobacter pylori, de acordo com um estudo publicado na revista “Applied Microbiology and Biotechnology”.
Combate as alergias
Consumir iogurte no café da manhã ajuda a melhorar a resposta do corpo contra os agentes e partículas ambientais que produzem alergias. Suas vitaminas e minerais fortalecem a função dos linfócitos, elementos chaves para controlar estas afecções.
Ajuda a evitar a obesidade
Ainda que este ingrediente tenha um leve teor de gordura, sua ingestão moderada pode prevenir a obesidade e outros transtornos metabólicos. Isso se deve ao seu conteúdo de aminoácidos e fibras naturais que controlam a ansiedade por comer e otimizam o gasto energético.
Protege os ossos
A vitamina D contida neste alimento ajuda a melhorar a assimilação de cálcio para proteger os ossos. Ainda, seu teor de cálcio e magnésio evita problemas como a perda de densidade óssea e a inflamação.
Ajuda na recuperação muscular
Incluir iogurte no café da manhã ou nas vitaminas para depois do treino, favorece a recuperação muscular e física. Suas proteínas e carboidratos reparam os músculos e recarregam o corpo de energia para evitar a sensação de fadiga.
Receitas para consumir iogurte natural no café da manhã
A vantagem de comer iogurte no café da manhã é que permite obter uma nutrição mais completa sem investir muito tempo. Ainda que possa ser ingerido sozinho, é melhor combiná-lo com outros ingredientes para desfrutar de sabores variados todos os dias. Aproveite!
1. Iogurte cremoso com cerejas e oleaginosas
Esta deliciosa combinação de frutas e oleaginosas com iogurte é uma alternativa rápida para tomar um bom café da manhã. Não contém açúcares refinados e é uma fonte de aminoácidos, fibra dietética e gorduras saudáveis.
Ingredientes
- 6 cerejas.
- 1 colher de sopa de coco ralado (15 g).
- 2 colheres de sopa de oleaginosas picadas (30 g).
- ½ xícara de iogurte natural cremoso (125 ml).
- 1 colher de sopa de mel orgânico (25 g).
Modo de Preparo
- Para começar, coloque o iogurte natural em uma tigela e misture com o mel.
- À parte, lave as cerejas, retire o caroço e corte-as ao meio ou em quatro partes.
- Adicione-as ao iogurte natural e, em seguida, adicione o coco e as oleaginosas picadas.
- Decore a gosto e aproveite.
2. Pudim de sementes de chia e iogurte
As sementes de chia se destacam como um dos melhores alimentos para complementar qualquer dieta. O conteúdo de ômega 3 e aminoácidos que elas fornecem, é benéfico para a saúde cardiovascular e o peso. Por isso, propomos adicioná-las neste delicioso pudim com iogurte.
Ingredientes
- 1/2 xícara de água (125 ml)
- 1 colher de café solúvel (5 g)
- 1 colher de cacau puro em pó (5 g)
- 2 colheres de sementes de chia (30 g)
- 1/2 xícara de iogurte natural (125 ml)
Modo de preparo
- Primeiramente, coloque a água para ferver e, quando começar a borbulhar, dissolva o café solúvel e o cacau em pó.
- Em seguida, adicione as sementes de chia e mexa por alguns minutos.
- Posteriormente, deixe repousar a mistura durante meia hora, até que as sementes adquiram uma textura gelatinosa.
- Logo depois, misture tudo com o iogurte natural e decore a gosto.
3. Smoothie de iogurte e frutas vermelhas
Um delicioso smoothie é a opção ideal para comer iogurte no café da manhã caso não se tenha muito tempo para receitas mais complexas. Visto que são adicionados frutos vermelhos, é uma receita repleta de antioxidantes e minerais essenciais.
Não perca ademais: Geleia de frutos vermelhos sem açúcar
Ingredientes
- 1/2 xícara de frutos vermelhos (75 g)
- 1/4 xícara de leite de coco (62 ml)
- 1/2 xícara de iogurte natural (125 ml)
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, lave bem os frutos vermelhos e coloque-os no liquidificador com o leite de coco e o iogurte natural.
- Em seguida, processe tudo por alguns minutos, até obter uma bebida cremosa e sem grumos.
Inclua mais iogurtes na sua dieta
Que tal experimentar essas receitas com iogurte no café da manhã? Como você pode ver, elas são fáceis de fazer e contêm ingredientes muito saudáveis. Aproveite-as sem arrependimentos dentro do seu plano de emagrecimento. Você vai adorar!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bron PA., Kleerebezem M., Brummer RJ., Cani PD., et al., Can probiotics modulate human disease by impacting intestinal barrier function? Br J Nutr, 2017. 117 (1): 93-107.
- Goderska K., Agudo Pena S., Alarcon T., Helicobacter pylori treatment: antibiotics or probiotics. Appl Microbiol Biotechnol, 2018. 102 (1): 1-7.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.