Manchas vermelhas nas pernas: a que se devem e o que posso fazer a respeito?

Quando aparecem manchas vermelhas nas pernas isso pode gerar preocupação. No entanto, geralmente esse sintoma não é sinal de algo sério. Continue lendo e descubra quais são as causas.
Manchas vermelhas nas pernas: a que se devem e o que posso fazer a respeito?

Última atualização: 19 março, 2022

A presença de manchas vermelhas nas pernas pode ocorrer de forma ocasional ou recorrente. Em alguns casos elas diminuem após um curto período de tempo, mas outras vezes elas se tornam permanentes.

Em relação a isso, as causas para a presença de manchas vermelhas nas pernas são diversas. Elas incluem reações alérgicas a medicamentos, picadas de insetos, problemas de circulação, psoríase e dermatite.

No entanto, se elas não estiverem acompanhadas por outros sintomas geralmente não há motivo para preocupação. Mas se houver febre, dor no local, coceira ou queimação intensa, a presença dessas manchas pode ser sinal de uma doença.

Causas das manchas vermelhas nas pernas

Uma vermelhidão na pele pode aparecer em diversas áreas do corpo, desde o rosto ou pescoço até os pés. Cada uma delas possui características diferentes, além de um motivo ou fator que as desencadeia.

As Petéquias são alguns pontos redondos e avermelhados que aparecem em várias áreas do corpo, incluindo as pernas. Elas podem ser uma resposta a um distúrbio hemorrágico ou infecção.

Para fins práticos, não faremos distinção entre as petéquias e as outras apresentações. A seguir descobriremos quais são as possíveis causas para a presença de manchas vermelhas nas pernas.

Erupções na pele

As erupções são provocadas pelo calor, que faz com que as glândulas sudoríparas fiquem bloqueadas. Normalmente elas se manifestam em grandes áreas da pele, como as pernas, costas ou onde existem dobras, como na virilha, axilas e pescoço. Além das manchas vermelhas também são experimentadas coceira e pequenas erupções na área afetada.

Dermatite atópica

A dermatite atópica (também conhecida como eczema ou eczema atópico), é outra razão pela qual podem aparecer manchas vermelhas nas pernas. Essa é uma doença de pele que provoca coceira e descamação além da vermelhidão.

Ela se manifesta em qualquer idade, embora seja mais comum em crianças. As causas ainda não são conhecidas com exatidão.

Segundo alguns estudos ela é considerada como um processo multifatorial que está relacionado a aspectos genéticos e imunológicos, e pode durar por toda a vida.

Manchas vermelhas nas pernas de dermatite.
A dermatite atópica pode aparecer na forma de urticária, com elevações de pele nas pernas.

Queratose pilar

Esta é uma condição relativamente comum, além de inofensiva. Ela se deve a um excesso na produção de queratina (uma proteína fundamental para a epiderme), assim como para as unhas e cabelos.

Em particular, a ceratose pilar se manifesta através de lesões que têm o aspecto de pequenos caroços ou espinhas, bem como manchas vermelhas nas pernas, nádegas e bochechas. Ela é comum em pessoas com tendência a um ressecamento de pele ou patologias alérgicas.

Micose

Também podem aparecer manchas vermelhas nas pernas devido a uma micose. Este termo é usado para se referir a doenças da pele provocadas por fungos. Os sintomas de micose incluem os seguintes:

  • Bolhas.
  • Descamação.
  • Coceira.
  • Descoloração ou vermelhidão na pele.

Entre as micoses destaca-se a dermatofitose, também chamada de tinea corporis. Os sinais de micose aparecem como manchas arredondadas de forma circular e mais claras no centro.

Psoríase

Esta é uma doença autoimune crônica. O corpo das pessoas com psoríase produz células cutâneas em excesso.

Os sintomas mais visíveis são coceira, descamação e manchas vermelhas nas pernas, solas dos pés, mãos ou couro cabeludo.

Continue lendo sobre esse assunto em 5 dicas para evitar surtos de psoríase

Sarna

A doença é causada pelo Sarcoptes scabiei, um ácaro que parasita a pele e pode ser transmitido por contato direto. Na sarna ou escabiose há presença de vermelhidão, coceira, queimação, lesões hiperceratóticas (espessamento da pele) e até úlceras quando a pessoa se coça.

Celulite

Embora tenha o mesmo nome, essa condição não deve ser confundida com a celulite que afeta a pessoa de um ponto de vista estético. Ao contrário desta, a infecção por celulite é um problema sério. Ela é produzida por colonizações de estreptococos ou estafilococos.

Problemas de circulação

Quando existem problemas de circulação, alguns sintomas aparecem nas extremidades do corpo, como os seguintes:

  • Manchas vermelhas nas pernas.
  • Sensação de formigamento ou coceira nos pés.
  • Pés frios ou ressecados.

Doenças crônicas

A presença de manchas vermelhas nas pernas também pode ser um sinal clínico de atenção, pois elas estão associadas à presença de algumas doenças crônicas, como câncer de pele ou lúpus.

Reações alérgicas

Por último, reações alérgicas provocadas por picadas de insetos, pelo consumo de certos medicamentos ou pelo contato com determinadas substâncias (alérgenos) também podem causar o aparecimento de manchas vermelhas nas pernas.

O que fazer caso apareçam manchas vermelhas nas pernas?

Em algumas ocasiões as manchas vermelhas nas pernas podem desaparecer por conta própria, por exemplo quando elas se devem a erupções cutâneas. Outras vezes será necessário fazer um tratamento ou tomar alguma medida preventiva.

Suspensão do tratamento

Quando existe suspeita de que as manchas vermelhas nas pernas são decorrentes da reação a um medicamento, é necessário entrar em contato com o médico e informá-lo sobre essa reação. Nesse caso, pode-se considerar a suspensão ou substituição por outro medicamento de efeito semelhante.

Antifúngicos

Na dermatofitose e outras micoses, o tratamento a ser seguido inclui o uso de antifúngicos ou antimicóticos orais ou tópicos. Obviamente isso só deve ser feito com a prescrição de um profissional.

Antibióticos

Algumas petéquias de origem infecciosa exigem o uso de antibióticos; o mesmo acontece para a celulite. Além disso os antibióticos podem ser recomendados para pessoas com eczema, para prevenir possíveis superinfecções.

Antibióticos para manchas vermelhas nas pernas.
Os antibióticos são indicados quando existe celulite ou petéquias por infecção bacteriana.

Anti-histamínicos

Quando as manchas vermelhas nas pernas foram provocadas por uma reação alérgica, a primeira coisa a fazer é identificar a causa (alérgeno) para evitar o contato. Em seguida um anti-histamínico pode ser usado para aliviar os sintomas.

Anti-inflamatórios não esteroides e corticosteroides

Nos casos em que houver inflamação além da vermelhidão na pele, podem ser utilizados anti-inflamatórios não esteroidais e corticosteroides. Esses últimos são recomendados em casos de lúpus, por exemplo.

Cremes tópicos

Várias pomadas podem ser utilizadas para aliviar a coceira ou a irritação, que costuma acompanhar o aparecimento de manchas vermelhas nas pernas. Geralmente são usados cremes tópicos com hidrocortisona. Embora também existam produtos à base de ingredientes naturais, por exemplo os de aloe vera que obtiveram resultados bem-sucedidos na abordagem da psoríase, conforme relatado por estudos.

Mudanças de hábito e na dieta

Também nos casos de problemas de circulação, recomenda-se fazer mudanças na dieta, reduzindo a quantidade de sal e aumentando o consumo de vitamina C. Da mesma forma, é recomendável praticar atividade física moderada e regular.

É necessário ir ao médico caso apareçam manchas vermelhas nas minhas pernas?

O aparecimento de manchas vermelhas nas pernas não é necessariamente um sinal de problema. Elas podem ser provocadas por uma variedade de motivos, desde reações alérgicas e infecções causadas pelo contato com substâncias ou picadas de insetos.

No entanto é preciso prestar atenção para observar se aparecem outros sintomas além da vermelhidão. Dentre eles os principais são prurido ou ardor intenso, dores na região ou a febre.

É importante observar que às vezes a presença de manchas vermelhas nas pernas pode indicar uma doença crônica subjacente. Portanto procurar um médico permitirá um diagnóstico oportuno.

This might interest you...
Principais causas das manchas na pele
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Principais causas das manchas na pele

Neste artigo falamos um pouco sobre as características da derme e sobre as principais causas das manchas na pele. Confira e previna-se!



  • Barnes P. How corticosteroids control inflammation. British Journal of Pharmacology. 2006; 148: 245-254.
  • Dhanabal S, Priyanka L, Muruganantham N, Vadivelan R. Evaluation of the Antipsoriatic Activity of Aloe Vera Leaf Extract Using a Mouse Tail Model of Psoriasis. Phytother. Res. 2012; 26: 617-619.
  • García-Bravo B, Conde-Salazar L, De la Cuadra J, et al. Estudio epidemiológico de la dermatitis alérgica de contacto en España. Actas Dermo-Sifiliográficas. 2004; 95(1): 14-24.
  • Morfín M. Dermatitis atópica, fisiopatogenia, cuadro clínico y diagnóstico. Alerg Asma Inmunol Pediatr. 2001; 10(1): 12-14.
  • Sáenz-Anduaga E, Sánchez-Saldaña L. Antibióticos tópicos. Dermatología Peruana. 2005; 15; 1: 7-20.
  • Thomas A, Baird S, Anderson J. Purpuric and petechial rashes in adults and children: initial assessment. BMJ. 2016; 352: i1285.
  • Vijayalakshmi B, Ganapathy D. Medical management of cellulitis.  Journal of Pharmacy and Technology. 2016; 9(11): 2067-2070.