Mais de 40 razões para beber água

· 18 de março de 2019
A escassez de água primeiro suprime e eventualmente mata alguns aspectos de nosso corpo.  Isso porque a água é a principal fonte de energia do corpo.

Há muitas razões para beber água. Alguns alimentos são ricos em água, o que contribui para o nossa ingestão diária da mesma. Entretanto, a maioria contém conservantes, aditivos, além de não serem tão ricos em água como os alimentos “completamente naturais. Por este motivo, a necessidade de beber água se torna cada vez maior.

Podemos ficar muitos dias ou mesmo mais de uma semana sem comida, mas, sem água, somos um caso perdido em um único dia ou dois. A seguir, conheça mais de 40 razões para se beber mais água.

Sem água não há vida

A escassez de água primeiro suprime e eventualmente mata alguns aspectos de nosso corpo.  Isso porque a água é a principal fonte de energia do corpo. A água gera energia elétrica e magnética dentro de cada célula do corpo, proporcionando energia para viver.

Além disso, ela é o adesivo de união no desenho arquitetônico da estrutura celular. Beber água previne danos no DNA e faz com que seus mecanismos de reparação sejam mais eficientes. Além disso, ela aumenta a eficiência do sistema imune da medula óssea, incluindo a eficácia contra o câncer.

A água o solvente principal para todos os alimentos, vitaminas e minerais. Ela é utilizada na digestão dos alimentos em partículas menores e seu eventual metabolismo e absorção.

Aliás, a água energiza os alimentos e as partículas de alimentos são capazes de fornecer ao corpo esta energia durante a digestão. Razão pela qual a comida sem água não tem absolutamente nenhum valor de energia para o corpo. Ademais, ela também aumenta a quantidade de substâncias essenciais absorvidas, vindas dos alimentos.

Mais razões para beber água são os fatos de que a mesma é utilizada no transporte de todas as substâncias dentro do corpo, aumentando, inclusive, a eficiência de absorção de oxigênio dos pulmões pelas células vermelhas do sangue (hemácias).

Além disso, quando a água alcança uma célula, deixa o oxigênio celular e leva os gases residuais dos pulmões para serem eliminados.

Recomendamos também a leitura:

Benefícios do chá verde para a saúde dental

Beber água deve sempre fazer parte do seu dia a dia!

Dentre as diversas razões para se beber água se encontra o fato de que ela limpa os resíduos tóxicos procedentes de diferentes partes do corpo e leva-os para o fígado e para os rins com o propósito de serem eliminados.

Ademais, a água é o principal lubrificante dos espaços das articulações e ajuda a prevenir a artrite e a dor nas costas. Isso porque ela é utilizada nos discos da coluna vertebral para que sejam “almofadas de água que absorvem os impactos”.

razões para beber água

 

Outro fato interessante é que a água é o melhor laxante natural, prevenindo até mesmo a prisão de ventre. Beber água é também essencial para os sistemas de resfriamento do corpo (o suor) e de calefação (elétrico).

Além disso, outra entre as razões para se beber água é que a mesma ajuda a reduzir o risco de ataques cardíacos e acidentes cerebrovasculares (AVC). Ela também previne a obstrução das artérias no coração e no cérebro.

Beber água estimula todo o nosso corpo, inclusive o cérebro

A água nos dá o poder e a energia elétrica para todas as funções do cérebro, em especial o pensamento. Além disso, ela é necessária diariamente para a fabricação eficiente de todos os neurotransmissores, como a serotonina.

Mais ainda, beber água é fundamental para a produção de todos os hormônios produzidos pelo cérebro, incluindo a melatonina. Ademais, beber bastante água pode até mesmo ajudar a prevenir o transtorno de déficit de atenção e/ou hiperatividade em crianças e adultos.

Isso porque beber água não somente aumenta a eficiência no trabalho, como também amplia a capacidade de atenção. Ela é melhor que qualquer outra bebida no mundo para acordarmos e não apresenta efeitos secundários.

Beber água ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. Além disso, restaura os ritmos normais do sono e ajuda a reduzir a fadiga e nos fornece a energia da juventude.

Mais ainda, beber água ajuda a prevenir a perda de memória à medida que envelhecemos. Ela ajuda até mesmo a reduzir o risco do aparecimento da doença de Alzheimer, esclerose múltipla, doença de Parkinson e a doença de Lou Gehrig.

Isso porque a água integra as funções da mente e do corpo. Ela aumenta a sua capacidade a fim de alcançar os objetivos e propósitos.

Recomendamos também a leitura:

É possível queimar calorias ao beber água gelada?

A água é realmente o elixir da vida

Beber água ajuda a prevenir o glaucoma. Ela também normaliza os sistemas de fabricação de células do sangue pela medula óssea, o que ajuda a prevenir a leucemia e o linfoma.

É absolutamente vital para fazer com que o sistema imune seja mais eficiente nas diferentes áreas do corpo, a fim de combater as infecções e as células cancerígenas que podem ser formadas.

Para isso, ela dilui o sangue e evita a coagulação da circulação. Além disso, a água e as batidas do coração criam a diluição e as ondas que evitam que as substâncias se sedimentem na corrente sanguínea.

Outras razões para beber água

Além de ser bom para sua saúde, beber água também pode ser uma forma de cuidar de sua beleza. Por exemplo:

  • Consumir bastante água faz com que a pele fique mais suave e ajuda a diminuir os efeitos do envelhecimento.
  • Beber água limpa e fornece brilho aos seus olhos.
  • Tomar água é a melhor maneira para perder peso. Beba a quantidade necessária de água e perca peso sem fazer dieta. Além de beber água, não coma em excesso quando sentir fome, pois, muitas vezes, a sensação de fome é somente sede.
  • A água potável separa as sensações de sede e fome.

Para as mulheres, beber água pode ser especialmente importante. Isso porque ela pode diminuir as dores pré-menstruais e os calores. Além disso, beber água reduz a incidência de náuseas matutinas durante a gravidez.

Apesar disso, homens também devem beber bastante água. Especialmente ao se considerar que a desidratação impede a produção de hormônios sexuais, umas das principais causas de impotência e de perda de libido.

Outra consequência da desidratação são os depósitos de sedimentos tóxicos no espaço entre os tecidos, nas articulações, nos rins, no fígado, no cérebro e na pele.

Por fim, a água ajuda a diminuir os impulsos viciosos, incluindo os da cafeína, do álcool e de alguns medicamentos.

Assim, como o corpo humano não tem água armazenada para usar durante um período de desidratação, devemos beber água regularmente e durante todo o dia.

  • TUNDISI, José Galizia. Ciclo hidrológico e gerenciamento integrado. Ciência e Cultura, v. 55, n. 4, p. 31-33, 2003.