Macarrão com queijo feta: receita do TikTok
A receita de macarrão com queijo feta do TikTok se tornou viral nos últimos tempos. Isto é, sem dúvida, porque este prato é delicioso e fácil de fazer.
Como o próprio nome indica, a massa com queijo feta é feita com qualquer tipo de massa. É misturado com um molho de queijo e tomate cereja assado.
O curioso é que a origem desse prato foi graças a um blogueiro finlandês em 2019, embora tenha chegado ao mundo inteiro 2 anos depois. Apesar de já ter tido bastante alcance, quando apareceu no TikTok viralizou.
Como preparar a receita do TikTok de macarrão com queijo feta?
Felizmente, a receita de macarrão feta do TikTok é feita com ingredientes que são comumente usados na cozinha. No entanto, diferentes elementos podem ser adicionados para melhorar seu sabor. Assim, folhas de manjericão, folhas de hortelã, folhas de salsa ou vegetais verdes, como rúcula ou espinafre, são excelentes opções. Prepará-la em casa e dê o seu próprio toque!
Ingredientes
Com as seguintes quantidades pode fazer massa com queijo feta para 4 pessoas. Lembre-se de que o tempo de preparo é curto, pois em 40 minutos você pode ter esta receita pronta. Os elementos necessários para este prato são os seguintes:
- 200 gramas de queijo feta (também pode ser a versão vegana dele)
- Sal e pimenta preta moída a gosto
- 500 gramas de tomate cereja
- 2 dentes de alho
- Orégano a gosto
Passo a passo
- Antes de iniciar a preparação do prato, ligue o forno a 200 graus Celsius. Assim estará na temperatura certa para cozinhar.
- Coloque o azeite de oliva em uma assadeira.
- Em seguida, abra a embalagem do queijo feta, escorra o líquido que contém e coloque-o no centro da assadeira.
- Por outro lado, lave os tomates e corte as partes não comestíveis. Você pode cortar alguns ao meio para decorar. Disponha-os ao redor do queijo.
- Em seguida, descasque e corte o alho em rodelas. Remova o centro ou o coração deles.
- Adicione à assadeira, regue com um fio de azeite e tempere com pimenta. Adicione sal apenas aos tomates, pois o queijo é salgado o suficiente.
- Leve ao forno em fogo médio por 15 minutos. Em seguida, asse a 250 graus Celsius, por mais 10 minutos. Tenha em mente que você deve verificar que não queime.
- Após esse tempo, retire a assadeira para depois acrescentar a massa.
- Enquanto espera, cozinhe o macarrão. Ferva água em uma panela. Em seguida, adicione o macarrão dentro e deixe cozinhar até ficar al dente. Isso levará aproximadamente 10 minutos.
- Quando a massa estiver pronta, coloque-a em uma peneira e escorra a água. Reserve um pouco da água do cozimento.
- Em seguida, adicione o macarrão ao molho e mexa para que ele adquira o sabor dele. Nesta etapa você pode adicionar a água que reservou, se achar necessário.
Como acompanhar este prato?
Como todas as refeições que têm massa, este prato sacia. Você pode prepará-lo como prato principal e não precisa adicionar outros ingredientes.
No entanto, há quem prefira acrescentar um pouco de proteína. Você pode:
- Pedaços de carne vermelha defumada
- Carne moída de soja
- Cubos de tofu
- Lentilhas
- Frango grelhado
- Cogumelos
O que esse prato oferece?
O queijo feta é uma variedade de queijo fresco que é feito com leite de ovelha e cabra. Este laticínio é comercializado em salmoura, por isso possui uma quantidade elevada de sódio.
Quanto à sua contribuição nutricional, o livro Comida Espanhola estabelece que em 100 gramas nos dá o seguinte:
- 15 gramas de proteína
- 11 gramas de lipídios
- 186 miligramas de cálcio
- 4 gramas de carboidratos
Por outro lado, a massa é um alimento feito de carboidratos. Segundo a mesma fonte citada, em 100 gramas de macarrão cozido feito com farinha de trigo temos o seguinte:
- 0,9 gramas de gordura
- 5,7 gramas de proteína
- 7 miligramas de cálcio
- 30,7 gramas de carboidratos
- 1,8 gramas de fibra dietética
Este prato é fácil de preparar e é nutritivo. Além disso, você pode adaptar a receita ao seu estilo e adicionar os elementos que deseja para realçar seu sabor.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Castro, A. C., Novoa, C. F., Algecira, N., & Buitrago, G. (2014). Reología y textura de quesos bajos en grasa. Revista de Ciencia y Tecnología, (22), 58-66.
- Ramírez-López, C., & Vélez-Ruiz, J. F. (2012). Quesos frescos: propiedades, métodos de determinación y factores que afectan su calidad. Temas selectos de ingenieria de alimentos, 6(2), 131-148.
- Libro LA ALIMENTACIÓN ESPAÑOLA. Queso de Burgos. Disponible en: https://www.fen.org.es/storage/app/media/imgPublicaciones/2018/libro-la-alimentacion-espanola.pdf
- Libro LA ALIMENTACIÓN ESPAÑOLA. Pastas. Disponible en: https://www.fen.org.es/storage/app/media/imgPublicaciones/2018/libro-la-alimentacion-espanola.pdf
- USDA: pastas, cocidas. Disponible en: https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/1101529/nutrients.
- Granito, M., Torres, A., & Guerra, M. (2003). Desarrollo y evaluación de una pasta a base de trigo, maíz, yuca y frijol. Interciencia, 28(7), 372-379.
- Granito, M., Torres, A., & Guerra, M. (2003). Desarrollo y evaluación de una pasta a base de trigo, maíz, yuca y frijol. Interciencia, 28(7), 372-379.