Guisado de grão de bico com espinafre

Leguminosas e vegetais combinam perfeitamente neste prato ideal para os dias de inverno.
Guisado de grão de bico com espinafre

Última atualização: 22 Junho, 2021

Você imagina panelas grandes e digestão pesada quando pensa em um guisado de leguminosas? Com esta receita de guisado de grão de bico com espinafre, você verá que nem sempre é assim.

Um prato simples e fácil de preparar que não pesa nada e que podemos consumir com frequência. Além disso, os guisados ​​são pratos tradicionais que satisfazem e nutrem ao mesmo tempo. Continue lendo e descubra como preparar!

Guisados ​​de leguminosas e verduras

Guisado de grão de bico
O grão de bico, assim como outras leguminosas, fornece fibras, vitaminas e minerais ao corpo.

Cada vez se dá mais importância ao fato de incorporar leguminosas na dieta diária. São alimentos muito nutritivos e é necessário comê-los com maior frequência, pois grande parte da população não os ingere nas quantidades recomendadas.

Podemos prepará-los de diferentes maneiras e apresentações para ter mais variedade. Sopas, caldeiradas e guisados são receitas clássicas e cada região costuma ter seus pratos mais típicos. Porém, hoje em dia a falta de tempo e o medo das gorduras saturadas os eliminou de muitos cardápios.

O guisado de grão de bico com espinafre é relativamente fácil e rápido de preparar, especialmente se você usar grão de bico em lata. Além disso, você pode aproveitar uma tarde livre para preparar mais porções e guardá-las na geladeira ou freezer.

Guisado de grão de bico com espinafre

Nesta receita, combinamos leguminosas e vegetais em partes iguais, e o resultado é um prato leve e saudável. Você se anima a prepará-lo? Não se esqueça do pão para mergulhar no caldo.

Ingredientes necessários para preparar 4 porções

  • 400 gramas de grão de bico cozido.
  • 200 gramas de espinafre.
  • 3 ou 4 ovos cozidos.
  • 1 cebola pequena.
  • 4 ou 5 colheres de sopa de molho de tomate.
  • 2 dentes de alho.
  • Sal.
  • 1 cubo de caldo de legumes (opcional).
  • Pimenta-do-reino
  • Azeite de oliva extravirgem.

Preparação

  • Primeiramente, descasque e corte a cebola em cubos e coloque em numa frigideira com azeite. Quando começar a dourar, acrescente o molho de tomate. Deixe reduzir e reserve.
  • Logo depois, refogue o alho e o espinafre, bem limpos e cortados, em outra frigideira. Quando ficar com uma cor verde mais escura, retire do fogo.
  • Prepare uma caçarola para cozinhar o guisado de grão de bico. Despeje a cebola e o molho de tomate e acrescente cerca de 350 mililitros de água. Em seguida, adicione o grão-de-bico (bem escorrido, se for enlatado). Tempere com sal e pimenta a gosto e, se desejar, pode colocar um cubo de caldo de legumes.
  • Após 5 minutos, adicione o espinafre e cozinhe todos juntos por mais 5 minutos. Se o guisado estiver muito seco, acrescente um pouco mais de água.
  • Após este tempo, desligue o fogo e acrescente os ovos cozidos, descascados e cortados ao meio. Cubra e deixe descansar um pouco para que o sabor do molho penetre nos ovos. Está pronto para servir.
Folhas de espinafre lavadas
O espinafre é uma fonte de ferro e vitaminas A, B e C.

Segunda opção de receita do guisado de grão de bico com espinafre

Outra forma de cozinhar este prato mais rapidamente, mas com o mesmo sabor. Uma alternativa completa própria para uma dieta vegana, desde que não se adicionem ovos ou qualquer outro ingrediente de origem animal.

Ingredientes para 2 porções

  • Meia cebola.
  • 2 dentes de alho.
  • 2 xícaras de água.
  • 3 punhados de espinafre baby.
  • 200 gramas de grão de bico cozido ou enlatado.
  • Sal e azeite de oliva extravirgem.

Preparação

  • Em primeiro lugar, descasque e pique o alho e a cebola muito finamente. Em seguida, frite-os com um pouco de azeite em uma panela ou caçarola. Deixe entre 3 e 4 minutos em fogo baixo.
  • Ao mesmo tempo, lave e escorra os maços de espinafre e coloque também na caçarola. Refogue por dois minutos.
  • Em seguida, despeje o grão de bico cozido e refogue por alguns minutos. Logo depois, cubra todos os ingredientes com a água, acrescente sal e pimenta e tampe. Cozinhe em fogo baixo, pois desta forma todos os sabores vão se combinando.
  • Se você já tem caldo de legumes preparado ou congelado, pode trocá-lo pela água. A função é a mesma e o prato terá muito mais sabor.
  • Após 20 minutos, já está pronto para saborear.

Para intensificar o sabor, você pode adicionar outros ingredientes ao molho. Experimente o aipo, o pimentão, a abobrinha ou o alho-poró e especiarias, incluindo páprica doce e folha de louro.

Quer simplificar durante a semana? Então leia: O que é batch cooking?

Guisado de grão de bico com espinafre: uma maneira deliciosa de comer leguminosas

Grão de bico
O guisado de grão de bico com espinafre é um prato completo e uma maneira deliciosa de comer leguminosas.

Esta receita é uma excelente oportunidade para incorporar leguminosas em sua dieta. Isso é interessante no nível nutricional e de saúde, pois foi observado que elas ajudam a reduzir a incidência de algumas doenças crônicas. Mas não é só isso, pois limitar a ingestão de proteínas de origem animal e substituir uma parte por mais proteínas vegetais é positivo para o meio ambiente.

Se você não tem tempo para cozinhar este prato no momento, pode deixá-lo preparado no dia anterior e guardar algumas porções no freezer. Na verdade, isso é quase preferível porque com o tempo os sabores se intensificam e o caldo fica mais espesso.

Embora não seja uma receita particularmente difícil, pode ser ainda mais simples se você usar espinafre congelado e grão de bico em lata. No caso de não ter estes dois ingredientes, pode variar e usar couve, acelga, lentilha ou feijão.

No caso de sofrer problemas com o consumo de leguminosas (má digestão ou gases), pode-se reduzir a quantidade de grão de bico e acrescentar um pouco mais de vegetais. Temperar o prato com cominho, folha de louro ou erva-doce pode ajudar a reduzir as flatulências.

O grão de bico fornece fibras, proteínas e carboidratos de absorção lenta. O espinafre é fonte de vitaminas A, C e do grupo B e de minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo.

Portanto, é um prato completo. Você só precisa de umas fatias de pão para acompanhar e um iogurte ou fruta como sobremesa. Bom apetite!

Pode interessar a você...
6 benefícios de adicionar legumes na dieta
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 benefícios de adicionar legumes na dieta

Devido aos altos teores de energia, é importante vigiar as porções de legumes na dieta. Contudo, ainda são essenciais para uma alimentação saudável...



  • Gardner CD, et al. Maximizing the intersection of human health and the health of the environment with regard to the amount and type of protein produced and consumed in the United States. Nutrition Reviews. Febrero 2019. 77(4):197-215.
  • Naghshi S, et al. Dietary intake of total, animal, and plant proteins and risk of all cause, cardiovascular, and cancer mortality: systematic review and dose-response meta-analysis of prospective cohort studies. The BMJ. Julio 2020.370:m2412.
  • Song M, Fung TT, Hu FB, et al. Association of Animal and Plant Protein Intake With All-Cause and Cause-Specific Mortality.  JAMA Internal Medicine. Octubre 2016.176(10):1453-1463.