4 maneiras de usar azeite de oliva para a constipação

É dito que o azeite ajuda a combater a constipação. Por isso, tem sido usado em diferentes remédios caseiros. Saiba mais abaixo.

Última atualização: 14 Fevereiro, 2021

Segundo a sabedoria popular, o azeite poderia ser usado como remédio natural e caseiro contra a constipação. Existem 4 maneiras de usá-lo e falaremos sobre elas a seguir, além de outras informações interessantes.

A constipação é um dos desconfortos mais comuns que existem. Uma boa dieta, rica em fibras, um consumo adequado de água e um estilo de vida ativo pode ajudar a prevenir e tratá-la. No entanto, Dr. Greenberger indica que quando se tem uma causa subjacente, o tratamento médico será mais específico.

Quando falamos de constipação, queremos dizer a diminuição do trânsito intestinal e o endurecimento das fezes, o que afeta a sua expulsão. Uma vez que pode causar dor e inchaço abdominal, a constipação pode interferir nas atividades diárias.

Patologias intestinais: possíveis causas da constipação

Existem várias razões pelas quais uma pessoa pode ter constipação. Em alguns casos, a causa pode ser uma patologia específica.

As patologias intestinais geralmente estão relacionadas a algum processo obstrutivo que impede o movimento natural das fezes. Nestas, encontramos a obstrução intestinal, o estreitamento do diâmetro do cólon e até o câncer colorretal.

Essas patologias são bastante graves e podem levar a várias complicações. Por isso, preste atenção a qualquer sintoma de alarme! Você deve se cuidar e fazer check-ups constantes com um médico especialista na área.

Alimentação inadequada: a causa mais comum

Ter uma dieta pobre em fibras, desequilibrada, na qual predominam gorduras animais, manteigas e margarinas, além de alimentos ultraprocessados, doces e junk food em geral, juntamente com o consumo inadequado de água, aumenta a consistência das fezes e dificulta muito sua expulsão.

Os especialistas da Fundação Espanhola do Sistema Digestivo recomendam acima de tudo:

  • Reduzir a ingestão de gorduras animais, manteigas e margarinas; além de produtos de panificação industrial (que possuem ácidos graxos trans).
    • A gordura mais saudável é o azeite de oliva cru. Se for um azeite tipo extra virgem também possui antioxidantes, e se tiver uma acidez inferior a 0,5, evita a acidez estomacal.
  • Coma carne e peixe, de preferência grelhados ou cozidos com algumas gotas de limão. Consuma duas vezes por semana peixes gordos grelhados ou fritos em azeite (é menos gorduroso que os outros).
  • Aumente a ingestão de líquidos: água, bebidas pouco ou nada calóricas e sucos sem açúcar.
    • Beber – não engolir – líquidos, porque causa aerofagia.
  • Mastigue bem os alimentos, coma devagar, aproveite os alimentos, levando o seu tempo (20 a 25 minutos).

Não deixe de ler: Dieta para acabar com a prisão de ventre

Azeite de oliva para a constipação

O azeite de oliva é um alimento que pode contribuir muito para a saúde, pois é rico em ômega 3, vitamina E, K e antioxidantes. É o ingrediente principal da dieta mediterrânea e, de acordo com as crenças, um bom remédio contra a constipação, sempre quando se mantém um estilo de vida saudável, é claro.

Quando ingerido, diz-se que aumenta a produção de bile, favorecendo a digestão de alimentos gordurosos. Por outro lado, possui propriedades anti-inflamatórias que também podem contribuir para o alívio.

Em geral, diz-se que seu consumo ajuda a amolecer as fezes e também ajuda a manter a estrutura do cólon em boas condições.

1. Azeite de oliva e suco de limão

Ingredientes

Preparo

  • Misture os dois ingredientes e consuma uma colher de sopa.

2. Azeite de oliva e iogurte

O iogurte é um alimento que ajuda a manter um bom trânsito intestinal. Portanto, recomendamos que você o aproveite com o azeite para obter um remédio caseiro contra a constipação.

Ingredientes

  • 1 xícara de iogurte (250 ml).
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva (15 ml).

Preparo

  • Adicione uma colher de sopa de azeite em uma xícara de iogurte e misture bem.
  • Consuma com moderação.

3. Azeite de oliva e banana

Quem não conhece a banana como uma fonte rica em potássio? Esta combinação proporcionará ao seu intestino potássio suficiente para desempenhar as suas funções vitais. O potássio ajuda no movimento natural e lento do intestino, evitando o acúmulo de gases e o inchaço.

Ingredientes

  • 1 banana.
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva (15 ml).

Preparo

  • Descasque e corte a banana em fatias e misture com o azeite.
  • Quando tiver uma pasta homogênea, consuma.

Descubra: Como tomar café de forma mais saudável

4. Azeite de oliva e café

Sim, você leu certo. A cafeína é um potente estimulante dos músculos do cólonAumenta a velocidade do fluxo intestinal, enquanto suaviza as fezes.

Ingredientes

  • 1 xícara de café quente (250 ml).
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem (125 ml).

Preparo

  • Combine os dois ingredientes e beba pela manhã.
  • Ao fazer isso como uma rotina diária, a lubrificação do cólon será estimulada, reduzindo assim os problemas digestivos.

O efeito é imediato?

Nenhum remédio natural tem efeito imediato e nem pode, por si só, combater a constipação. Portanto, recomenda-se usá-los como complemento ao tratamento prescrito pelo médico e acompanhá-lo com um estilo de vida saudável.

Por outro lado, é aconselhável sempre ter a autorização do médico antes de usar qualquer tipo de remédio natural, para evitar reações indesejáveis e agravamento da constipação.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Azeite de oliva, o melhor da dieta mediterrânea

Embora o azeite de oliva possa ser usado para cozinhar, recomenda-se ingeri-lo cru, em saladas ou sopas. Dessa forma, conserva todas as suas propriedades.



  • Calabriso, N., Scoditti, E., Pellegrino, M., & Annunziata Carluccio, M. (2014). Olive Oil. In The Mediterranean Diet: An Evidence-Based Approach. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-407849-9.00013-0
  • Cicerale, S., Lucas, L. J., & Keast, R. S. J. (2012). Antimicrobial, antioxidant and anti-inflammatory phenolic activities in extra virgin olive oil. Current Opinion in Biotechnology. https://doi.org/10.1016/j.copbio.2011.09.006
  • Buckland, G., & Gonzalez, C. A. (2015). The role of olive oil in disease prevention: A focus on the recent epidemiological evidence from cohort studies and dietary intervention trials. British Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1017/S0007114514003936