Macarrão com molho de abacate: receita deliciosa

Vamos mostrar uma maneira rápida e fácil de preparar uma maravilhosa massa com molho de abacate para aumentar a variedade da dieta habitual.
Macarrão com molho de abacate: receita deliciosa

Última atualização: 05 maio, 2022

O macarrão com molho de abacate é fácil de preparar. É um prato elaborado com ingredientes naturais que podem ser incluídos no contexto de uma alimentação equilibrada e saudável. Fornece uma boa quantidade de nutrientes essenciais, sendo estes elementos determinantes para garantir que o corpo funcione de forma otimizada ao longo dos anos.

Antes de começar, é bom ressaltar que as principais fontes de carboidratos da dieta devem ser arroz, tubérculos, leguminosas e grãos integrais, como aveia. O macarrão também pode ser consumido ocasionalmente. O índice glicêmico deste produto é um pouco mais alto, mas nada acontecerá se for consumido no contexto da atividade física regular.

Como preparar macarrão com molho de abacate?

Preparar esta deliciosa massa com molho de abacate é muito simples e rápido. Pode fazê-lo naqueles dias em que não tem muito tempo, mas ainda assim quer desfrutar de um prato saudável e equilibrado.

Para amadurecer um abacate é importante seguir vários passos
O abacate fornece ácidos graxos de qualidade à dieta.

Ingredientes

Se você quiser preparar uma receita deliciosa, precisará dos seguintes produtos:

  • 100 gramas de macarrão
  • Queijo fresco
  • Cebolinha picada
  • 3 abacates (2 maduros para o molho)
  • Coentro
  • Pimentão
  • 10 tomates cereja
  • 2 cabeças de alho
  • 1/2 xícara de azeite de oliva
  • O suco de 2 limões
  • Sal a gosto

Passo a passo

  1. Coloque os ingredientes (pimentão, tomate, alho, abacate maduro, cebolinha, azeite, coentro, suco de limão e sal) no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea e cremosa.
  2. Coloque o molho em uma tigela e coloque-o por alguns minutos na geladeira. Assim, ele será preservado de maneira ideal enquanto a massa estiver sendo feita.
  3. Em seguida, cozinhe o macarrão de acordo com as instruções do fabricante. Ele não deve ficar muito macio. Recomenda-se que o cozimento seja sempre feito em bastante água salgada.
  4. Quando estiverem prontos, escorra-os e coloque-os em uma tigela grande.
  5. Adicione o molho de abacate e misture com a massa.
  6. Cubra com queijo fresco ralado, cebolinha picada e abacate em cubos na hora de servir.

Benefícios do macarrão com molho de abacate

abacate
A massa com molho de abacate destaca-se pelo seu sabor incrível.

A inclusão de massas com molho de abacate no contexto de uma alimentação equilibrada e variada pode trazer diversos benefícios à saúde. Será importante, sim, que não haja déficits de nutrientes essenciais. Caso contrário, o corpo pode se tornar ineficiente na execução dos processos fisiológicos, levando ao desenvolvimento de patologias crônicas e complexas.

Em primeiro lugar, é fundamental comentar sobre a presença de ácidos graxos insaturados de alta qualidade nesta preparação. Esses elementos demonstraram controlar os níveis de inflamação no corpo.

Desta forma, podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de patologias do tipo cardiovascular. Um dos pontos-chave nesse sentido tem a ver com a manutenção das proporções de ômega 3 e ômega 6, para os quais a presença de alimentos processados na dieta deve ser reduzida.

Por outro lado, esta preparação tem uma dose substancial de fibra. Esta substância ajuda a manter uma boa saúde intestinal, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Reviews. Ajuda a prevenir problemas como prisão de ventre e permite o crescimento de bactérias que vivem no intestino, servindo como substrato energético.

Para finalizar, a massa com molho de abacate é um prato especialmente indicado para atletas, pois contém uma quantidade significativa de carboidratos, elementos-chave nos processos de recuperação.

Além disso, também pode fornecer proteínas de alto valor biológico do queijo. Dessa forma, o preenchimento dos estoques de glicogênio é otimizado, conforme evidenciado pela pesquisa publicada na Nutrients.

Prepare o macarrão com molho de abacate

Como você viu, são necessários poucos ingredientes e pouco tempo para fazer uma massa deliciosa com molho de abacate. É um prato que pode ser facilmente incluído no contexto de uma alimentação saudável e variada. Claro, sempre há a opção de escolher uma variedade de massas integrais para aumentar o teor de fibras da preparação, melhorando assim suas propriedades.

Por fim, lembre-se de que, quando o objetivo é manter uma boa saúde ao longo dos anos, não se trata apenas de uma boa alimentação. Será necessário garantir outros hábitos de vida, como a prática regular de exercícios físicos.

Acima de tudo, o trabalho de força deve ser priorizado, pois este promove o ganho de massa muscular e mantém o equilíbrio no meio interno, algo essencial para prevenir o desenvolvimento de patologias complexas.

This might interest you...
3 propriedades do abacate
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
3 propriedades do abacate

As propriedades do abacate são variadas graças à sua composição rica em ômega 3, vitamina E e fibra alimentar. Ele reduz o risco de várias doenças.



  • Ishihara, T., Yoshida, M., & Arita, M. (2019). Omega-3 fatty acid-derived mediators that control inflammation and tissue homeostasis. International immunology31(9), 559–567. https://doi.org/10.1093/intimm/dxz001
  • Gill, S. K., Rossi, M., Bajka, B., & Whelan, K. (2021). Dietary fibre in gastrointestinal health and disease. Nature reviews. Gastroenterology & hepatology18(2), 101–116. https://doi.org/10.1038/s41575-020-00375-4
  • Alghannam, A. F., Gonzalez, J. T., & Betts, J. A. (2018). Restoration of Muscle Glycogen and Functional Capacity: Role of Post-Exercise Carbohydrate and Protein Co-Ingestion. Nutrients10(2), 253. https://doi.org/10.3390/nu10020253