Benefícios de comer macarrão integral

07 Agosto, 2020
O macarrão integral se destaca pelo seu teor de fibra alimentar. A ingestão regular de fibras está associada a um menor risco de diabetes e doenças cardiovasculares a médio e longo prazo.

Você já ouviu falar sobre os benefícios do macarrão integral? As massas estão entre as receitas mais populares da nossa cozinha. Possuem boas qualidades organolépticas e fornecem doses significativas de energia. Além disso, são muito versáteis.

No entanto, é preferível recorrer às variedades integrais, pois apresentam vários benefícios para a saúde em comparação com as massas refinadas. Nesta oportunidade, detalharemos quais são as suas propriedades e por que devemos priorizar os produtos integrais.

As fibras estão entre os benefícios do macarrão integral

Ao contrário do que acontece com as massas refinadas, a integral possui uma quantidade significativa de fibras. Este nutriente é essencial para a saúde do nosso trato gastrointestinal. De fato, o consumo dessa substância está ligado à saúde da microbiota, de acordo com um artigo publicado na revista Cell Host & Microbe.

Além disso, esse nutriente permite reduzir o risco de doenças cardiovasculares a médio e longo prazo. São vários os estudos que relacionam o consumo de fibras com um menor risco cardiovascular.

Por outro lado, essa substância permite modificar levemente o perfil lipídico do indivíduo, bloqueando parcialmente a absorção de colesterol no nível intestinal.

Macarrão com legumes
Algo que diferencia as massas de trigo comuns das versões integrais é o seu conteúdo de fibras.

Não deixe de ler: Cereais integrais que não podem faltar na dieta

Gera uma maior saciedade

O macarrão integral tem a vantagem de promover um pico mais baixo de glicose e insulina no sangue do que sua variedade refinada. Isso reduz a probabilidade de hipoglicemia reativa e de aumento do apetite logo após a ingestão. Portanto, podemos afirmar que é um alimento melhor do que sua variedade branca quando se trata de induzir a saciedade.

O bom gerenciamento do mecanismo de saciedade se torna crucial para todos aqueles que querem perder peso. Uma das razões para o abandono da dieta é a ansiedade alimentar. Isso ocorre principalmente devido a uma má escolha de alimentos, o que leva a uma constante sensação de fome.

A escolha de alimentos ricos em fibras e com baixo índice glicêmico ajuda a promover a saciedade e, portanto, evita lanches entre as refeições. Isso se traduz em um número menor de calorias ingeridas por dia, o que tem um impacto positivo no peso corporal.

O macarrão integral é melhor para a saúde

Outra vantagem do macarrão integral é o seu menor impacto pancreático. Comer esse alimento estressa menos o pâncreas do que consumir alimentos à base de farinha branca. Isso proporciona vários benefícios para a saúde, incluindo um risco reduzido de resistência à insulina.

Esta condição é um terreno fértil perfeito para o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Hoje, a necessidade de prevenir patologias pancreáticas é conhecida em detalhes. A diabetes está frequentemente associada à obesidade e ao desenvolvimento de doenças cardíacas.

Por esse motivo, substituir o consumo de cereais e farinha por suas variedades integrais é um passo à frente na luta por um melhor estado de saúde.

Macarrão integral
As versões de alimentos integrais são melhores quando se trata de cuidar da saúde.

Não deixe de ler: 6 fontes de carboidratos que não engordam

É uma opção melhor para atletas

Muitos atletas costumam consumir macarrão antes dos treinos ou competições. O consumo de massas integrais é benéfico nesse tipo de situação. Esse alimento permite que o açúcar no sangue permaneça estável, em vez de induzir a um pico mais íngreme e de menor duração.

A principal consequência desse fato é um atraso no surgimento do cansaço. Além disso, reduzir o risco de hipoglicemia reativa também pode se traduzir em um aumento direto no desempenho.

Por esse motivo, açúcares simples e farinhas refinadas devem ser evitados logo antes das competições. Arroz e macarrão integral são alimentos muito mais adequados para garantir um suprimento de energia correto e seguro.

Por que escolher o macarrão integral?

Como vimos, o macarrão integral oferece certos benefícios que a versão refinada não proporciona. A maioria deles está associada a uma quantidade maior de fibras em sua composição. Isso permite aumentar a saciedade produzida e modular o pico de insulina no sangue, reduzindo as complicações associadas à hipoglicemia reativa.

No entanto, vale lembrar que este é um alimento rico em carboidratos e, portanto, não deve ser consumido em excesso. O arroz e a quinoa são fontes melhores de fibras, também em suas variedades integrais. Por outro lado, cabe destacar que a base de uma boa dieta é a variedade, portanto, é necessário incluir alimentos de diferentes tipos.

  • Hartley L., May MD., Loveman E., Colquitt JL., Rees K., Dietary fibre for the primary prevention of cardiovascular disease. Cochrane Database Syst Rev, 2016.
  • Makki K., Deehan EC., Walter J., Backhed F., The impact of dietary fiber on gut microbiota in host health and disease. Cell Host Microbe, 2018. 23 (6): 705-715.