Kedgeree: preparação tradicional da Índia
Kedgeree é um prato típico indiano que é feito de arroz e peixe, e que possui diversos temperos que lhe conferem um sabor especial. É considerado uma preparação muito nutritiva, pelo que pode ser incluídao no contexto de uma alimentação equilibrada e variada.
Além disso, é excepcional do ponto de vista organoléptico. Por isso, vamos ensinar passo a passo tudo o que você precisa fazer para obter um excelente resultado e deixar seus convidados sem palavras.
Antes de começar, é importante ressaltar que o peixe deve ser uma das principais fontes de proteína da dieta. Este produto fornece nutrientes de alto valor biológico e ácidos graxos de qualidade. Uma ingestão regular consegue contribuir para a manutenção de um bom estado de saúde ao longo do tempo.
Ingredientes do kedgeree
Para preparar um delicioso kedgeree você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 200 gramas de arroz basmati.
- 3 latas de atum natural.
- 2 ovos cozidos.
- 1 cebola.
- 1 colher de chá de cúrcuma.
- Uma colher de chá de curry.
- Azeite de oliva extra virgem.
- Salsa picada.
- 1 colher de sopa de manteiga.
- Sal.
Esta receita também pode ser feita com arroz “jasmim” em vez de basmati. Claro que será sempre necessário optar por uma variedade aromática para que o resultado final seja óptimo. Da mesma forma, recomenda-se que o grão seja longo.
Passo a passo
- Aqueça um fio de azeite numa frigideira e refogue a cebola picadinha durante pelo menos 10 minutos. O objetivo é torná-la transparente.
- Ferva água em uma panela com sal.
- Assim que a cebola estiver pronta, adicione o curry e a cúrcuma, mexendo por mais alguns minutos.
- Após este ponto, acrescente o arroz, fazendo com que ele se integre bem com o azeite e os temperos. Só será necessário fritar por um minuto e depois retirar do fogo.
- O arroz temperado deve ser levado da panela para a panela. Cozinhe por 10 minutos, observando que não fique seco antes de terminar o processo.
- Para finalizar, desligue o fogo na panela e acrescente a manteiga. Mexa bem até derreter completamente.
- Coloque o arroz numa tigela e cubra com o atum e o ovo cozido, este último cortado em rodelas.
- Polvilhe salsinha picada por cima.
- Resta apenas servir e desfrutar.
Benefícios do kedgeree
O kedgeree é um prato que pode gerar diversos benefícios à saúde, desde que seja assegurado que não haja déficits de nutrientes essenciais. Caso contrário, a eficiência dos processos fisiológicos no ambiente interno pode ser comprometida.
Previne problemas de massa muscular
As proteínas são nutrientes essenciais para garantir que a massa muscular permaneça funcional ao longo do tempo. Isso é evidenciado por uma pesquisa publicada na revista Nutrition Research. Claro que será necessário aliar um aporte adequado destes elementos à prática regular de exercício físico.
De acordo com as diretrizes nutricionais mais recentes, é importante garantir um consumo de pelo menos 0,8 gramas de proteína por quilo de peso por dia em pessoas sedentárias. Em atletas, os requisitos dobrariam facilmente. Além disso, pelo menos metade dessas proteínas deve ser de origem animal.
Ajuda a reduzir a incidência de doenças cardiovasculares
O atum é fonte de ácidos gordos ómega 3. Estes elementos conseguem reduzir o risco de desenvolvimento de patologias que afetam o coração, segundo um estudo publicado no Journal of Atherosclerosis and Thrombosis. Esses lipídios insaturados conseguem modular os mecanismos inflamatórios, o que consegue melhorar a função cardiovascular.
Luta contra o envelhecimento
Um dos principais ingredientes do kedgeree é o curry. Possui compostos antioxidantes em seu interior. Essas substâncias neutralizam a formação de radicais livres e seu posterior acúmulo nos tecidos do corpo. O resultado é um atraso no envelhecimento, conforme confirmado pelas evidências mais recentes.
Prepare kedgeree em casa de forma simples
Se seguir os passos que lhe demos, poderá fazer kedgeree em casa de uma forma muito simples e com um resultado com excelentes propriedades organolépticas e nutricionais.
Este prato pode ser incluído na alimentação regular, uma vez que é preparado com ingredientes frescos e de grande qualidade. Não possui gorduras trans, aditivos ou açúcares simples em seu interior que possam comprometer o funcionamento da fisiologia humana.
Porém, se o objetivo é preservar um bom estado de saúde ao longo do tempo, não bastará cuidar apenas da alimentação. Além disso, será necessário promover outros bons hábitos. Dentre eles, destaca-se a prática regular de exercícios físicos. É conveniente praticar o trabalho de força. Da mesma forma, será ideal descansar e ter pelo menos 7 ou 8 horas de sono de qualidade por noite para melhorar os processos de recuperação.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Naseeb MA, Volpe SL. Proteína y ejercicio en la prevención de la sarcopenia y el envejecimiento. Nutr Res. 2017 Abr;40:1-20. doi: 10.1016/j.nutres.2017.01.001. Epub 2017 Enero 16. PMID: 28473056.
- Watanabe Y, Tatsuno I. Prevención de eventos cardiovasculares con ácidos grasos poliinsaturados omega-3 y el mecanismo involucrado. J Atheroscler Thromb. 2020 Mar 1;27(3):183-198. doi: 10.5551/jat.50658. Epub 2019 Octubre 3. PMID: 31582621; PMCID: PMC7113138.
- Zia A, Farkhondeh T, Pourbagher-Shahri AM, Samarghandian S. El papel de la curcumina en el envejecimiento y la senescencia: Mecanismos moleculares. Biomed Pharmacother. 2021 Feb;134:111119. doi: 10.1016/j.biopha.2020.111119. Epub 2020 Dic 24. PMID: 33360051.