Infusões para tratar a retenção de líquidos

· 26 de agosto de 2014
Além de ser diurética e desintoxicante, a cavalinha é um excelente adstringente, por isso também é muito útil em casos de gastroenterite.

Sofre com a retenção de líquidos? Esse é um desequilíbrio do corpo que provoca mal estar e inchaço nas pernas, tornozelos e no abdômen. Sintomas que podem ser resolvidos com algumas infusões. Atente! 

Quais plantas medicinais podem ajudar a evitar a retenção de líquidos?

A retenção de líquidos provoca mal estar e incômodo. Causa inchaço e o que é pior, passa a sensação de que engordamos.

As razões pelas quais sofremos estes sintomas deve-se basicamente às alterações hormonais (tensão pré-menstrual, por exemplo).

Assim como os efeitos de uma vida sedentária, doenças associadas a problemas cardíacos, hepáticos, hipertensivos; efeito do estresse, assim como, efeitos secundários de várias medicamentos.

1. Infusão de Boldo

como-tomar-o-cha-de-boldo

Excelente opção para tomar, ao menos, duas vezes ao dia. As folhas do Boldo são perfeitas para amenizarem a retenção de líquido, graças à presença de um alcaloide isoquinolínico e outro conhecido como quinolizidina; que na realidade são tipos de óleos que favorecem a boa circulação.

Para se beneficiar desta infusão, precisará apenas de seis folhas em uma xícara de água fervendo. Em seguida, deixe repousar por cinco minutos e beba pouco a pouco no desjejum e logo depois da principal refeição.

Saiba mais: Infusão de boldo para proteger o fígado

2. Infusão de Dente de Leão

Infusão de dente de leão para retenção de líquidos

Uma planta altamente depurativa. O Dente de Leão é um excelente aliado para purificar, que pode ser consumida tanto como infusão como em saladas.

Além disso, permite eliminar líquidos, favorecer a correta circulação dos rins, purificando ainda mais o sangue. É uma planta maravilhosa.

É possível se beneficiar dela tomando duas infusões ao dia, uma no café da manhã e outra à tarde. Não é preciso colocar mais do que algumas folhas ou flores dessa planta na água. Deixe ferve, em seguida, filtre e beba um pouco. Trará bons resultados.

3. Chá Verde

cha-verde

Excelente infusão depuradora que favorece a diurese. Com o chá verde o organismo não apenas consegue se purificar das toxinas acumuladas, mas também reduzir as inflamações e eliminar os líquidos retidos.

É muito benéfica! Pode-se tomar três xícaras ao dia. Já se sabe que o chá verde é fácil de se encontrar, e é melhor adoçá-lo com mel do que com açúcar normal, é mais saudável.

4. Cavalinha

Infusão de cavalinha para retenção de líquidos

Já conhece os grandes benefícios da Cavalinha? Pode ser encontrada em lojas naturais e até em farmácias.

É uma planta com abundantes sais minerais, principalmente o silício, potássio e magnésio. Além de diurética, purificadora e desintoxicante, é remineralizante, adstringente e antidiarreica.

Como perder a oportunidade de se beneficiar dela? Seria ideal tomá-la duas vezes ao dia, podendo equivaler a uma colher em uma taça de água.

Se misturada com anis ou menta, terá melhor sabor. Permita que repouse por cinco minutos antes de tomá-la. Se o consumo for constante, notará a melhoria.

Leia mais: Cavalinha: o que é e para que serve?

5. Infusão de Bétula

Infusão de Bétula para retenção de líquidos

As folhas desta árvore são ricas em sais potássicos, ideais para favorecer uma ação diurética mais efetiva no organismo; eliminando assim a sensação de mal estar e a retenção de líquidos.

Gostaria de experimentar? Basta procurá-la em uma loja de produtos naturais, é muito conhecida e oferece grandes resultados; é igualmente perfeita para tratar possíveis infecções urinárias.

Pode-se tomar entre uma ou duas xícaras ao dia. Ponha o equivalente a uma colher para ferver em uma xícara de água e deixe repousar por cinco minutos.

Aliás, pode-se tomar uma xícara no café da manhã e outra à tarde. É uma infusão que cai muito bem, é digestiva e tem um sabor muito agradável. Dessa forma, não deixe de prová-la.

Recomendações gerais para evitar a retenção de líquidos

Caminhar para emagrecer e evitar a retenção de líquidos

Para evitar a retenção de líquidos, siga uma alimentação com baixo teor de sódio. Dessa maneira, é necessário reduzir o consumo de sal nas refeições.

Pode-se temperar os pratos com outras plantas aromáticas, ou com vinagre, limão, alho ou cebola.

Seria ideal se forçar um pouco a seguir uma dieta rica em verduras, hortaliças como abóboras, tomates, aspargos e alcachofras.

Além disso, coma bananas, legumes e os carboidratos complexos (massas e arroz), pois são muito ricos em potássio.

Beba ao menos dois litros de água ao dia – se quiser, acrescente um pouco de suco de limão e assim o sabor ficará muito mais agradável.

Por fim, não esqueça de fazer algum exercício físico durante o dia. Por uma hora basta: uma caminhada, um passeio de bicicleta. Fará muito bem para a sua saúde em geral.

  • da Silva Sousa, M., Cunha, M. C., Silva, R. A. O., de Souza Araújo, I. M., Santos Filho, F. C., & Santos, M. R. D. M. C. (2013). PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA: APLICAÇÕES FITOTERÁPICAS DO BOLDO.
  • Ribeiro, M., Albiero, A. L., & Milaneze-Gutierre, M. A. (2004). Taraxacum officinale WEBER (DENTE-DE-LEÃO)–UMA REVISÃO DAS PROPRIEDADES E POTENCIALIDADES MEDICINAIS. Arquivos do Museu Dinâmico Interdisciplinar8(2), 46-49.
  • Utilizada, P., & Folha, R. DENTE DE LEÃO.