Infusão de semente de tanchagem: remédio eficaz para a constipação

· 2 de setembro de 2018
Se você sofrer de constipação é conveniente que você adote uma dieta rica em fibras para estimular o trânsito intestinal, acompanhada por um bom consumo de água.

A tanchagem é um bom remédio para a constipação. Trata condições como diarreia, amigdalite, hemorroidas, conjuntivite, úlceras, e lesões gástricas. Também age contra doenças renais e diabetes, e elimina as impurezas da pele.

Possui propriedades adstringentes, antioxidantes, antibacterianas, diuréticas, laxativas e emolientes. Os elementos que lhe conferem essas propriedades são os glicosídeos, taninos, enxofre, óleos e mucilagens.

O que é constipação?

Constipação ou prisão de ventre é a dificuldade de evacuar, as fezes geralmente causam dor e os movimentos intestinais são lentos. A pessoa que sofre desse problema costuma defecar menos de 3 vezes por semana. Esta é a frequência mínima considerada normal.

Outros sintomas da constipação incluem:

  • Fezes duras
  • Esforço excessivo ao defecar
  • Sensação de obstrução na área anorretal
  • Sensação de que não houve limpeza retal completa

Esses sintomas interferem na qualidade de vida daqueles que sofrem com essa doença, porque a constipação causa sensação de inchaço, afetando as atividades diárias e o humor da pessoa

Se você identificou dois ou mais desses sintomas, provavelmente sofre de constipação, e precisa de um bom remédio para tratá-la. Considere a tanchagem como seu aliado mais eficaz contra a constipação, vamos dizer-lhe o porquê.

Conheça os Fatores que causam prisão de ventre

Mulher com constipação

Mucilagem de tanchagem, os principais agentes contra a constipação

As mucilagens são fibras solúveis, que contribuem para que as pessoas se sintam satisfeitas ao comer. Elas estimulam os movimentos intestinais e favorecem a evacuação, o que as torna perfeitas para combater a constipação. Além disso, aumentam o volume das fezes, e protegem a mucosa intestinal.

As terapias farmacológicas para tratar a constipação incluem drogas feitas com mucilagem. Com a tanchagem você terá um remédio natural para a constipação, e muito econômico. Esta é uma planta muito fácil de obter na América e na Europa, por isso você pode encontrá-la em qualquer herbanário.

Outros alimentos ou ervas ricas em mucilagem, além de tanchagem, são:

  • Linhaça
  • Sementes de Chia
  • Farinha de alfarroba
  • Aipo
  • Figos
  • Feijão verde

O que é a tanchagem, e quais são os seus benefícios?

A tanchagem é uma planta muito versátil, e cada uma das suas partes tem uma característica benéfica. As folhas são usadas para fazer cataplasmas, que tratam as inflamações e picadas de insetos, e sua infusão é boa para tratar doenças respiratórias, como a bronquite e a faringite.

Por outro lado, a casca da tanchagem é aquela que cobre as sementes da planta, e tem propriedades benéficas para o sistema digestivo. A semente da tanchagem é laxante e um excelente vermífugo; essa é a parte da planta que você deve usar em caso de constipação. Apenas uma pequena quantidade será necessária para obter resultados.

Ao entrar no sistema digestivo, as sementes absorvem a água e aumentam seu tamanho, o que faz com que o volume no intestino seja maior. Isso facilita o trânsito intestinal e promove a defecação.

Confira as Maravilhosas propriedades curativas da tanchagem

Como preparar um remédio para a constipação com semente de tanchagem?

A preparação deste remédio para a constipação é muito simples e demora apenas alguns minutos. Assim, tome nota e prepare-se para se livrar desse desconforto irritante.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de sementes de tanchagem (5 g)
  • 2 xícaras de água (500 ml)
  • Mel (a gosto)

Preparação

  • Adicione a água em uma panela e leve para ferver.
  • Quando tiver fervido, adicione as sementes de tanchagem. Deixe-as ferver por dois minutos e desligue o fogo.
  • Com a ajuda de um pilão, triture as sementes e deixe-as repousar. Finalmente, adicione o mel para adoçar.
  • Você também pode misturar a infusão com um suco cítrico, se desejar.

Consumo

  • É aconselhável tomar apenas duas xícaras desta infusão por dia porque, quando consumido em doses mais elevadas pode causar efeitos adversos, como  diarreia. Você pode consumi-la em jejum e depois do almoço.
  • Durante os dias de tratamento, tome bastante água. As sementes aumentam quando entram em contato com o intestino e, se não houver água suficiente, poderia causar problemas.
Remédio para a constipação com semente de tanchagem

Diga adeus à constipação com esta opção de remédio natural. Da mesma forma, lembre-se de consultar previamente o seu médico, para saber se é aconselhável consumir tanchagem, de acordo com suas características fisiológicas e funcionamento digestivo.