Infusão de semente de tanchagem: remédio eficaz para a constipação
A tanchagem é um bom remédio para a constipação. Trata condições como diarreia, amigdalite, hemorroidas, conjuntivite, úlceras, e lesões gástricas. Também age contra doenças renais e diabetes, e elimina as impurezas da pele.
Possui propriedades adstringentes, antioxidantes, antibacterianas, diuréticas, laxativas e emolientes. Os elementos que lhe conferem essas propriedades são os glicosídeos, taninos, enxofre, óleos e mucilagens.
O que é constipação?
Constipação ou prisão de ventre é a dificuldade de evacuar, as fezes geralmente causam dor e os movimentos intestinais são lentos. A pessoa que sofre desse problema costuma defecar menos de 3 vezes por semana. Esta é a frequência mínima considerada normal.
Outros sintomas da constipação incluem:
- Fezes duras
- Esforço excessivo ao defecar
- Sensação de obstrução na área anorretal
- Sensação de que não houve limpeza retal completa
Esses sintomas interferem na qualidade de vida daqueles que sofrem com essa doença, porque a constipação causa sensação de inchaço, afetando as atividades diárias e o humor da pessoa
Se você identificou dois ou mais desses sintomas, provavelmente sofre de constipação, e precisa de um bom remédio para tratá-la. Considere a tanchagem como seu aliado mais eficaz contra a constipação, vamos dizer-lhe o porquê.
Conheça os Fatores que causam prisão de ventre
Mucilagem de tanchagem, os principais agentes contra a constipação
As mucilagens são fibras solúveis, que contribuem para que as pessoas se sintam satisfeitas ao comer. Elas estimulam os movimentos intestinais e favorecem a evacuação, o que as torna perfeitas para combater a constipação. Além disso, aumentam o volume das fezes, e protegem a mucosa intestinal.
As terapias farmacológicas para tratar a constipação incluem drogas feitas com mucilagem. Com a tanchagem você terá um remédio natural para a constipação, e muito econômico. Esta é uma planta muito fácil de obter na América e na Europa, por isso você pode encontrá-la em qualquer herbanário.
Outros alimentos ou ervas ricas em mucilagem, além de tanchagem, são:
- Linhaça
- Sementes de Chia
- Farinha de alfarroba
- Aipo
- Figos
- Feijão verde
O que é a tanchagem, e quais são os seus benefícios?
A tanchagem é uma planta muito versátil, e cada uma das suas partes tem uma característica benéfica. As folhas são usadas para fazer cataplasmas, que tratam as inflamações e picadas de insetos, e sua infusão é boa para tratar doenças respiratórias, como a bronquite e a faringite.
Por outro lado, a casca da tanchagem é aquela que cobre as sementes da planta, e tem propriedades benéficas para o sistema digestivo. A semente da tanchagem é laxante e um excelente vermífugo; essa é a parte da planta que você deve usar em caso de constipação. Apenas uma pequena quantidade será necessária para obter resultados.
Ao entrar no sistema digestivo, as sementes absorvem a água e aumentam seu tamanho, o que faz com que o volume no intestino seja maior. Isso facilita o trânsito intestinal e promove a defecação.
Como preparar um remédio para a constipação com semente de tanchagem?
A preparação deste remédio para a constipação é muito simples e demora apenas alguns minutos. Assim, tome nota e prepare-se para se livrar desse desconforto irritante.
Ingredientes
- 1 colher de chá de sementes de tanchagem (5 g)
- 2 xícaras de água (500 ml)
- Mel (a gosto)
Preparação
- Adicione a água em uma panela e leve para ferver.
- Quando tiver fervido, adicione as sementes de tanchagem. Deixe-as ferver por dois minutos e desligue o fogo.
- Com a ajuda de um pilão, triture as sementes e deixe-as repousar. Finalmente, adicione o mel para adoçar.
- Você também pode misturar a infusão com um suco cítrico, se desejar.
Consumo
- É aconselhável tomar apenas duas xícaras desta infusão por dia porque, quando consumido em doses mais elevadas pode causar efeitos adversos, como diarreia. Você pode consumi-la em jejum e depois do almoço.
- Durante os dias de tratamento, tome bastante água. As sementes aumentam quando entram em contato com o intestino e, se não houver água suficiente, poderia causar problemas.
Diga adeus à constipação com esta opção de remédio natural. Da mesma forma, lembre-se de consultar previamente o seu médico, para saber se é aconselhável consumir tanchagem, de acordo com suas características fisiológicas e funcionamento digestivo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- García Peris, P., Bretón Lesmes, I., de la Cuerda Compes, C., & Camblor Alvarez, M. (2002). Metabolismo col??nico de la fibra. Nutricion Hospitalaria.
- Organización de las Naciones Unidas para la Agricultura y la Alimentación. (2014). Necesidades Nutricionales. Fao. https://doi.org/Tesis de Ingenieria Civil
- Schmulson Wasserman, M., Francisconi, C., Olden, K., Aguilar Paíz, L., Bustos-Fernández, L., Cohen, H., … Zolezzi, A. (2008). Consenso Latinoamericano de Estreñimiento Crónico. Gastroenterologia y Hepatologia. https://doi.org/10.1157/13116072
- Rey, E. (2006). Estreñimiento. Revista Española de Enfermedades Digestivas. https://doi.org/10.4321/S1130-01082006000400010