Maravilhosas propriedades curativas da tanchagem

· 30 de março de 2016
Ainda que não costume causar efeitos colaterais, é importante consultar um especialista antes de consumir a tanchagem se tivermos alguma alergia, além de evitar o consumo durante a gestação, já que ela pode ter um efeito abortivo.

A tanchagem é uma planta com grandes propriedades medicinais, e dela utiliza-se tanto as folhas quanto as sementes. Trata-se de uma planta de folhas grandes e verdes.

É muito usada no preparo de remédios naturais para tratar doenças como resfriados, bronquite, infecções urinárias e hemorroidas. Ela também atua como um poderoso anti-inflamatório e cura irritações nos olhos e na pele.

Benefícios que a tanchagem pode nos oferecer

São muitos os seus benefícios e propriedades, mas entre os problemas que podemos tratar com esta planta podemos citar:

  • As gripes;
  • Os resfriados comuns;
  • A bronquite crônica;
  • A tosse;
  • A sinusite;
  • A asma;
  • A faringite;
  • A laringite.
Usos medicinais da tanchagem

Todas as propriedades desta planta se devem ao fato de que ela contém uma boa quantidade de antioxidantes. Estes ajudam a proteger e prevenir os danos causados pelos radicais livres.

Tanto as folhas quanto as sementes da tanchagem são utilizadas na medicina natural como antibacterianas, adstringentes, antissépticas, anti-inflamatórias, emolientes, diuréticas, expectorantes e laxantes. Assim, podem ser utilizadas para beber na forma de chá ou para aplicar nas áreas afetadas como cataplasma.

A tanchagem é muito usada, por exemplo, para tratar e aliviar as infecções urinárias e diversos problemas na bexiga.

É excelente para tratar problemas de hipertensão e os níveis altos de açúcar no sangue, além disso também ajuda a curar problemas digestivos como a diarreia, gastrite, úlceras pépticas e intestino irritável, assim como é muito útil para aliviar a dor causada por hemorroidas e diminuir a febre. Com esta planta também é possível preparar enxaguantes bucais para curar as feridas na boca e na gengiva.

É uma planta que pode ser usada para curar as feridas devido à grande capacidade que possui para deter as hemorragiasinclusive para atenuar fluxos menstruais abundantes.

As folhas da tanchagem podem ser usadas se forem aquecidas e imediatamente aplicadas na área afetada, seja por feridas, inflamações, úlceras ou picadas de insetos. A raiz também é um poderoso remédio para tirar o veneno da cascavel.

Suas sementes são excelentes para fazer os parasitas desaparecerem, e a água destilada da planta é muito usada como loção ocular, para tratar irritações e infecções nos olhos.

Efeitos colaterais da tanchagem

Geralmente a tanchagem administrada oralmente não tem nenhum efeito colateral. Entretanto, algumas pessoas que são alérgicas ao melão provavelmente também sejam à tanchagem. Por isso é preciso ter um cuidado especial nesses casos.

Mulheres grávidas não devem usar a planta sob nenhuma hipótese, pois podem apresentar um aborto involuntário já que a tanchagem pode causar algumas alterações no útero.

Como podemos preparar a tanchagem?

Benefícios da tanchagem

O chá de tanchagem é realmente fácil de preparar:

Primeiramente, ferva a água e colocá-la em uma xícara, em seguida, adicione uma colher de chá de folhas verdes ou secas de tanchagem, cubra e deixe repousar por dez minutos, coe e tome.

Com as folhas também é possível preparar um suco; basta colocar uma xícara de água gelada e duas colheres de sopa de folhas picadas de tanchagem no liquidificador, em seguida bater tudo muito bem e coar, depois tomar em jejum. Preparada dessa maneira é muito útil para as úlceras estomacais, a gastrite e o cólon irritável.

Podemos perceber que esta planta é realmente benéfica para aliviar e prevenir muitos problemas de saúde.

Em resumo, se você passa por algum destes problemas, não deixe de preparar um suco ou um chá saudável desta planta que com segurança lhe ajudará a se sentir melhor.

Imagem oferecida por Cultura H.