Infidelidade virtual: o que é e como superá-la?

E se você descobrisse que seu parceiro vêm mantendo conversas picantes com outra pessoa na Internet há meses? Este pode ser considerado um caso de infidelidade virtual.
Infidelidade virtual: o que é e como superá-la?

Última atualização: 25 Agosto, 2021

Todos temos nas mãos um telefone celular com o qual podemos acessar a Internet e navegar nas diferentes redes sociais. No entanto, muitos homens e mulheres acreditam que tudo é possível com um telefone celular, que nessa intimidade e privacidade tudo se justifica. É assim que surge a infidelidade virtual.

Existem muitos aplicativos e sites com foco em relações extraconjugais e traições. Isso significa que há pessoas comprometidas que utilizam esse tipo de plataforma para encontrar outras pessoas para paquerar, fazer sexting e até ter um encontro cara a cara.

Embora muitos minimizem essa questão e considerem que as palavras e a troca de mensagens no celular não representam uma infidelidade, para outros isso significa o fim do relacionamento. Você conseguiria superar uma infidelidade desse tipo?

O que é uma infidelidade virtual?

Falamos de infidelidade virtual quando um dos membros de um relacionamento mantém contato com uma pessoa através do celular, trocando mensagens picantes e fotografias sensuais, e o outro membro do casal não sabe disso. Se o outro não sabe o que está acontecendo, é possível falar em infidelidade.

Dependendo da rede social em que ocorre essa troca de mensagens, essas duas pessoas podem nunca se ver. No entanto, sempre há a possibilidade de que gostem cada vez mais do que estão fazendo, e o que antes parecia impossível pode passar a ser visto como uma opção.

O fato de isso ser mais ou menos sério vai depender do que o parceiro diante do qual estão sendo infiéis considera. Porém, é claro que há uma mentira e uma traição, pois o que está acontecendo não está sendo comunicado ao outro.

Mulher praticando infidelidade virtual
No mundo virtual, há uma linha tênue entre o que seria considerado infidelidade e o que não seria.

Como descobrir um infiel virtual?

Uma das maneiras por meio das quais podemos descobrir um infiel virtual é quando o parceiro sempre leva o celular ao banheiro, mesmo quando vai apenas lavar as mãos. Isso pode ser um sinal de alerta se a pessoa não fazia isso antes.

Outra circunstância que pode revelar um infiel virtual é quando ele está com seu parceiro e pega o celular girando-o levemente para o lado oposto. Se ele sempre fecha tudo quando a outra pessoa quer ver o que está fazendo, é preciso ter cuidado!

Começar a colocar senhas no celular, tablet ou computador quando não havia nenhuma antes também pode ser um sinal de alarme. No caso de o parceiro se assustar ao ser interrompido do telefone, ou se ele tem o costume de apagar o seu histórico de navegação, também é preciso ficar atento.

3 dicas para superar uma infidelidade virtual

Uma infidelidade virtual pode ser superada? Acreditamos que sim, embora ambos tenham que se dedicar muito para que o relacionamento possa sair dessa situação fortalecido. É por isso que compilamos essas 3 dicas que consideramos importantes.

1. A comunicação é essencial

Comunicar as suspeitas que você está tendo não é algo agradável. A outra pessoa pode ficar com raiva, dar desculpas ou ficar na defensiva.

No entanto, não falar sobre o que está acontecendo não vai melhorar nada. Isso só vai deteriorar o relacionamento. Portanto, é importante falar sobre o que está acontecendo e como vocês chegaram a esse ponto.

2. Tente encontrar soluções

As causas da infidelidade virtual podem ser variadas. Do tédio dentro do relacionamento à baixa autoestima, necessidade de emoções diferentes, sentimento de desejo ou falta de atenção do outro.

É importante tratar tudo com calma, sem recriminações. O casal deve tentar encontrar soluções, e este é um trabalho feito pelos dois.

Homem praticando infidelidade virtual na cama
O processo de recuperação de uma infidelidade virtual não é fácil nem curto.

3. Procure ajuda profissional

Será difícil resolver os problemas derivados de uma infidelidade virtual sem auxílio profissional. Um psicólogo pode ser de grande ajuda e, caso o casal tenha problemas nas relações sexuais, procurar um sexólogo também será uma boa ideia.

O risco de não abordar a infidelidade virtual

A infidelidade virtual só tem duas saídas: uma solução conjunta ou que o outro parceiro acabe fazendo o mesmo, sendo virtualmente infiel. Se a questão não for resolvida logo no começo e a situação se estender, o relacionamento não terá muito futuro e pode se tornar tóxico.

Pode interessar a você...
Como superar a depressão depois de uma infidelidade
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como superar a depressão depois de uma infidelidade

Superar a depressão depois de uma infidelidade é difícil. Diante de uma traição, a maioria das pessoas não sabe como agir.



  • Contreras, J. H., Trejo, M. D. L. Á. B., Reyna, K. G. G., & Martínez, E. E. H. (2018). Redes sociales, sexualidad 2.0 e infidelidad 2.0. Revista Cognosis. ISSN 2588-05783(3), 1-10.
  • Salazar, T. R. (2020). La infidelidad en internet: un panorama sobre el fenómeno y su investigación. Digithum, (25).
  • Valencia Ponce, M. S. (2015). Diferencias de género en la respuesta a la Infidelidad Cibernética versus a la Infidelidad de Facto (Bachelor’s thesis, Quito: USFQ, 2015.).