Ideias originais para decorar com suculentas

· 8 de fevereiro de 2019
As suculentas não só trazem um toque "verde" para a casa. Na verdade, estas lindas plantas têm muito mais cores que trazem vida ao ambiente. Aproveite estas ideias e decore sua casa com beleza e alegria!

Embelezar nossa casa com um toque verde é bem simples com as suculentas. A tendência aponta em dispor de várias em um mesmo espaço (geralmente mais de três), e de diferentes tipos, com isso se cria um efeito visual muito agradável. Por quê? Porque a variedade de cores e formas fica chamativa, no melhor sentido da palavra.

Aspectos que devemos levar em consideração ao decorar com suculentas

Criar um conjunto harmonioso a partir de vários tipos de suculentas é tão simples que praticamente resulta impossível conseguir uma combinação feia com estas plantas. Agora, antes de começar a decorar com estas plantas, é bem importante levar em consideração certos aspectos, a fim de não descuidar de sua manutenção. Ainda que as suculentas sejam muito resistentes e contem com uma capacidade de adaptação difícil de encontrar em outras plantas, não é por isso que temos que descuidar dos cuidados básicos.

Não deixe de ler: 4 projetos de hortas caseiras

Decoração com suculentas

Em primeiro lugar, devemos saber que as suculentas são plantas de pouca irrigação. Recomenda-se regar estas plantas uma vez por semana em épocas de altas temperaturas e uma vez a cada quinze dias em épocas de baixas temperaturas.

Convém colocá-las em um local onde possam ter uma boa drenagem. Assim evitaremos que suas raízes apodreçam e a planta morra. Em outras palavras, o recipiente onde forem colocadas deve ter uma boa entrada de ar para que a umidade não se acumule.

As suculentas prosperam em solo pobre. Se são colocadas em uma terra enriquecida com nutrientes, perecerão. Por esta razão, não precisamos recorrer aos alimentos vegetais para solos, muito menos os fertilizantes.

Por outro lado, se misturados a terra com um pouco de argila ou areia, ficarão muito favorecidas. O substrato poroso é o que permite que as raízes possam sobreviver e crescer apropriadamente.

Em segundo lugar, temos que saber que as suculentas são plantas que devem ser colocadas onde possa receber suficiente luz solar durante o dia.

Apesar de serem utilizadas em decoração de interiores, não são plantas de sombra. Tenha isso em mente na hora de colocá-las em um local ou outra, já que isso afetará a vida da planta.

Ideias para decorar com suculentas

1. Coroas

As rodas ou coroas vegetais são uma boa opção para decorar com suculentas. Podemos adquirir a um custo baixo em várias lojas (de jardinagem e decoração) e quanto mais recheadas de plantas e brotos melhor. As que parecem mais espetaculares são aquelas que estão cheias de ramos de madeira. Essas ressaltam mais o aspecto orgânico (o qual fará com que nossa casa pareça ainda mais acolhedora).

2. Jaulas de pássaros

Se você tem entre seus objetos em desuso uma jaula para pássaros, chegou o momento de tirar proveito delas. Bastará limpá-la e pintá-la da cor que mais gostar e colocar as suculentas dentro dela. Por ter muita ventilação, as plantas prosperarão muito bem neste adorno. Além disso, ficará muito bonito tanto em interiores como exteriores.

3. Caracóis e conchas marinhas

Colocar suculentas em caracóis ou conchas marinhas é uma opção decorativa realmente bonita. Se gostamos de decoração com tendência para o natural e orgânico, sem dúvidas, esta será nossa melhor opção. Cabe destacar que, neste tipo de “recipiente” pode-se adicionar areia, no lugar de argila, na terra para que as raízes se adaptem melhor e o adorno seja ainda mais de acordo com o estilo praieiro.

Recomendamos que leia também: Mini jardim em casa: ideias para montar o seu

4. Em xícaras de chá

Suculenta na xícara

Uma das formas mais bonitas de decorar com suculentas é utilizar as xícaras de chá que já não utilizamos, mesmo porque não vai fazer falta ou porque é a última que tenha ficado do jogo.

Se a xícara tem um desenho antigo, melhor, porque assim o “vaso” ficará ainda mais chamativo. 

No entanto, se preferimos brincar com o retro mais com um toque moderno, podemos pintar a peça com uma pintura apta para o tipo de superfície, de uma cor chamativa: amarela, verde maçã, fúcsia, azul turquesa, violeta, etc.

Como pode ver, decorar com suculentas é realmente muito simples. Por isso que não precisamos ser conhecer muita botânica nem jardinagem para conseguir um bom resultado. Anime-se e faça suas próprias peças e embeleza sua casa com estas magníficas plantas! O resultado encantará a todos.