4 remédios antigripais que você pode preparar com plantas

· 26 de setembro de 2018
Graças às propriedades de alguns alimentos e plantas medicinais, podemos elaborar remédios antigripais caseiros de grande eficácia, que podem ajudar a acelerar a recuperação.

Muitas pessoas não sabem que em nossa casa há ingredientes adequados para preparar remédios antigripais naturais. Graças às propriedades antivirais de algumas plantas medicinais, como o tomilho, o eucalipto e a canela, é possível preparar um tratamento caseiro para prevenir e tratar a gripe.

Neste artigo, você vai conhecer quatro remédios antigripais simples, caseiros e eficazes à base de ervas. É possível prepará-los em casa rapidamente para ter uma solução rápida, eficaz e natural diante dos primeiros sintomas da gripe.

Confira também mais 3 remédios para congestão e desconforto da gripe

O tratamento da gripe

A gripe é uma infecção causada por um vírus que em geral não traz consequências sérias quando tratada a tempo. Caso contrário, ela pode gerar complicações mais graves, por exemplo, a bronquite ou a pneumonia.

É importante destacar que não existe um medicamento específico para curar a gripe. Também não há vacinas com alta eficácia comprovada. O que há disponível no mercado são medicamentos que podem aliviar os sintomas (febre, secreções, dores, tosse, etc.).

A coisa mais importante a fazer para facilitar a recuperação natural do organismo é fortalecer o sistema imunológico.

Conselhos importantes

Para prevenir a gripe ou para tratá-las antes dos primeiros sintomas, recomendamos seguir os seguintes conselhos:

  • Seguir uma dieta à base de vegetais e legumes, rica em saladas e sucos.
  • É importante manter uma boa temperatura corporal. Recomendamos mergulhar os pés em água morna quantas vezes puder.
  • A gripe sempre nos obriga a descansar em casa. Não faz sentido forçar o corpo a realizar atividades, já que isso só vai prejudicar ainda mais a situação.
  • Beba muita água ao longo do dia.
Homem com gripe

Remédios antigripais

1. Tomilho com mel

Um dos antigripais mais antigos é a infusão de tomilho com mel de abelha. A combinação desses ingredientes traz como resultado uma solução eficaz para combater o vírus da gripe de maneira suave, porém eficaz.

O tomilho é uma planta medicinal muito rica em óleos com propriedades antissépticas e anti-inflamatórias. Ele pode combater infecções respiratórias, digestivas e, inclusive, urinárias.

O mel de abelha é o melhor ingrediente para adoçar qualquer remédio curativo, já que é um antibiótico natural. Além de tratar gripes e resfriados, o mel é um alimento muito nutritivo que traz energia para acelerar a recuperação.

2. Vapor de eucalipto

Se você estiver muito congestionado e não conseguir respirar direito, pode fazer vaporizações com plantas medicinais. Esse sistema caseiro e natural de inalação de vapores expectorantes e descongestionantes pode gerar um grande alívio em questão de minutos.

A planta mais adequada é o eucalipto, recomendada para as enfermidades que afetam as vias respiratórias. O eucalipto favorece a eliminação da mucosidade, reduz a inflamação e alivia a tosse.

Como a vaporização deve ser feita?

  • Prepare uma decocção concentrada de eucalipto e, se desejar, com outras plantas benéficas contra a gripe.
  • Desligue o fogo.
  • Aproxime o rosto da chaleira, com uma distância de 30 ou 40 centímetros para não se queimar.
  • Cubra a cabeça com uma toalha ou pano de prato.
  • Respire durante alguns minutos.
  • Se preferir, repita várias vezes ao dia.
As nebulizações são remédios antigripais antigripais

3. Infusão de especiarias

As especiarias aromáticas são ingredientes medicinais com grandes propriedades para estimular as defesas do organismo. Portanto, elas são um dos melhores e mais eficazes remédios antigripais para tomar.

Recomendamos as seguintes especiarias para condimentar e tomar em infusão:

  • Gengibre: estimula o metabolismo, esquenta e reduz a febre.
  • Canela: combate as infecções e reduz a irritação da garganta.
  • Cravo-da-índia: reduz as inflamações, trata as infecções e alivia a dor.

4. Limonada com caiena

O limão é um antibiótico natural que aumenta as defesas do corpo ao eliminar as toxinas prejudiciais. Por isso, também podemos consumi-lo diariamente para prevenir e tratar todo tipo de transtorno.

Uma maneira simples de tomar o suco de limão é a limonada. Além disso, é possível potencializar suas propriedades ao adicionar uma pitada de pimenta caiena. Essa especiaria facilita a eliminação da mucosidade de maneira imediata e aumenta a temperatura do corpo, mas devemos tomá-la de maneira progressiva para não causar nenhum transtorno digestivo.