Descubra as propriedades e usos do tomilho

O tomilho é uma planta aromática e medicinal com muitos usos e benefícios para o nosso corpo, tanto interna quanto externamente, seja diretamente, em infusão ou com seu óleo essencial.

São muitas as propriedades e usos do tomilho. Seu nome científico é Thymus vulgaris. Recomenda-se cultivar a planta em climas com boa quantidade de sol durante o ano. Em um clima adequado, a planta é perene, ou seja, possui folhas ao longo de toda a sua produção.

Suas flores são pequenas e roxas. Suas folhas são caracterizadas por serem também pequenas e crescem ao longo de ramos separados e finos.

O tomilho é uma das plantas mais comuns na cozinha e é fácil de comprar em lojas e supermercados em muitas partes do mundo. A melhor coisa é que você também pode ter uma planta desta espécie no seu jardim.

Propriedades e usos do tomilho

Não é segredo que o tomilho pode ser usado como um condimento eficaz para proporcionar um ótimo sabor às refeições. Curiosamente, seu uso como planta medicinal é menos conhecido. É por isso que neste artigo falaremos sobre as propriedades e usos do tomilho para a saúde.

Tomilho para doenças respiratórias

Esta é uma erva amplamente utilizada para aliviar diferentes condições respiratórias. Atua como antisséptico, expectorante e mucolítico, o que é muito benéfico.

Desta forma, tomar infusões de tomilho pode nos ajudar a eliminar o muco e reduzir a tosse em caso de resfriado, gripe, catarro, etc. No final do artigo, você encontrará a receita de como preparar essa infusão.

Veja também: Os 5 melhores expectorantes caseiros e naturais

Tomilho para a acne

Mulher com acne

Devido aos seus componentes antibióticos, o tomilho é poderoso para atacar as bactérias que causam este problema na pele. Seus compostos são amplamente utilizados nos produtos vendidos para combater a acne.

Embora os cientistas ainda estejam trabalhando em um possível tratamento baseado nesta planta, os resultados de sua combinação com outras ervas mostram o grande potencial desta planta.

Tomilho para problemas gastrointestinais

Por outro lado, também pode ser usado contra esses tipos de condições, pois o tomilho impede a formação de gases e pode ser útil em casos de indigestão, flatulência ou dor de estômago.

Além disso, o tomilho é capaz de reduzir os espasmos estomacais e intestinais e, por sua vez, aumentar a secreção de bile e, portanto, facilitar o processo de digestão.

Óleo de tomilho para infecções nas unhas

O óleo de tomilho também pode ser usado para combater infecções fúngicas nas unhas dos pés.

Ingredientes

  • 4 xícaras de água (1 litro)
  • 2 gotas de óleo de tomilho

O que fazer?

  • Coloque os pés em um recipiente com água suficiente para cobrir completamente os dedos e adicione 2 gotas de óleo de tomilho.
  • Mantenha seus pés submersos por cerca de 20 minutos.

Melhora a anemia

O tomilho é uma planta rica em ferro. Assim, pode ser de grande ajuda para suprir as deficiências desse mineral em casos de anemia.

Recomenda-se tomar cerca de três xícaras de infusão diariamente para neutralizar a deficiência de ferro no sangue naturalmente. No entanto, consulte o seu médico previamente sobre a adequação do tratamento alternativo no seu caso em particular.

Quais são as outras propriedades e usos do tomilho?

Outros usos que você pode desfrutar do tomilho são para aliviar os sintomas de:

  • Uretrite, vaginite, vulvite, cistite, prostatite
  • Asma
  • Laringite, bronquite
  • Artrite, reumatismo
  • Contraturas musculares

Nota: Se você estiver grávida ou amamentando, o consumo de tomilho não é recomendado.

Usos do tomilho na cozinha

Como recomendação geral, é aconselhável adicionar o tomilho nas receitas desde o início do cozimento, para assim liberar os seus óleos essenciais e dar mais sabor ao prato. Suas folhas funcionam muito bem com diferentes tipos de alimentos, tornando-se um ingrediente especial.

Ele pode ser usado em muitas outras preparações que exigem um tempo maior de cozimento, como sopas e ensopados, já que estes pratos adquirem bem o sabor fornecido por este condimento. Assim, você pode tirar proveito das enormes propriedades desta planta maravilhosa enquanto proporciona um sabor único às suas refeições.

Infusão de tomilho

Infusão de tomilho

A infusão de tomilho é o que ajudará o corpo a tirar proveito de todas as suas propriedades saudáveis.

Ingredientes

  • 3 raminhos de tomilho (3 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparação

  • Em uma panela, despeje os dois ingredientes e aqueça em fogo baixo até que a preparação comece a ferver.
  • Retire do fogo e deixe esfriar por alguns minutos.
  • Beba enquanto ainda estiver quente.
  • Você pode tomar a bebida duas a três vezes por dia. Logo, você começará a sentir as mudanças.

Leia também: 5 óleos essenciais e seus benefícios

Óleo de tomilho

O óleo de tomilho é um componente que já é vendido pronto em várias lojas de alimentos saudáveis e supermercados.

Este óleo é recomendado para todos os problemas externos, ou seja, aqueles que estão ligados aos cuidados com a pele, como acne e ressecamento. Recomenda-se aplicá-lo com algodão ou panos, umedecendo e espalhando diretamente na área afetada.

Recomendados para você