4 hábitos que ajudam a deter a queda de cabelo
Deter a queda de cabelo pode ser uma tarefa muito complicada. O uso de xampus e produtos específicos nem sempre nos dá os resultados que estamos procurando. Por esse motivo, talvez a maneira de erradicar esse problema seja modificar certos hábitos.
Não temos consciência de que muitos dos hábitos que temos são prejudiciais para nós e para nossos cabelos. Hoje vamos descobrir 4 deles que nos ajudarão a frear a perda de cabelo. No entanto, isso só terá efeito se os colocarmos em prática imediatamente e começarmos a torná-los parte de nossa rotina.
4 hábitos que ajudam a deter a queda de cabelo
1. Coma mais frutas e verduras
A alimentação é um fator muito importante na queda de cabelo. Se nos alimentarmos inadequadamente, consumindo produtos processados, com altas porcentagens de gorduras saturadas, é mais provável que a perda de cabelo seja acentuada se já a estivermos sofrendo.
A melhor maneira de começar a reduzir a queda de cabelo é introduzir mais frutas e vegetais em nossa dieta. Os especialistas recomendam 5 peças de cada um desses elementos. No entanto, podemos aumentar sua ingestão progressivamente até atingirmos a quantidade “ideal”.
As vitaminas que as frutas e legumes contêm as tornam um tratamento muito mais eficaz do que qualquer produto cosmético que promete parar a queda. Lembre-se de que a maneira como nos alimentamos nos afeta.
Leia este artigo: Por que devemos evitar os alimentos processados?
2. Use óleos essenciais para retardar a perda de cabelo
Os óleos essenciais não só servem para perfumar a casa, mas também podem ser usados para parar a perda de cabelo. Alguns dos mais adequados são os de amêndoas, de oliva, ou o de coco.
Estes nunca devem ser aplicados diretamente no couro cabeludo. Devemos misturá-los com óleos vegetais neutros, para que não irritem a pele.
Assim que tivermos a nossa mistura, a aplicaremos no couro cabeludo através de uma massagem suave. Podemos pedir que alguém faça isso conosco ou podemos fazer isso sozinhos. Isso ativará a circulação e não apenas ajudará a deter a queda de cabelo, mas também promoverá seu crescimento.
3. Não use produtos agressivos para o seu cabelo
Abusar de corantes, usar gel todos os dias, secar o cabelo com chapinha diariamente … Tudo isso aumentará a queda. E, além do mais, esses produtos quando usados excessivamente e sem controle, tornam os cabelos mais frágeis, secos e muito propensos a quebrar.
Além disso, seria positivo tentar encontrar alternativas muito mais amáveis com o nosso couro cabeludo, que evita que se irrite. Por exemplo, fugir daqueles cujos ingredientes incluem álcool, sulfatos ou parabenos ajudará a reduzir a perda de cabelo.
Muitos produtos para o cabelo são vendidos como naturais e livres dos componentes mencionados. No entanto, não custa nada dar uma olhada nos ingredientes para verificar se isso está sendo cumprido.
Não perca: Minoxidil: tratamento contra alopecia e perda de cabelo
4. Livre-se do estresse e da ansiedade para deter a queda de cabelo
A introdução dos hábitos acima mencionados será uma grande mudança para a queda de cabelo. No entanto, nenhum deles permanecerá por muito tempo se não cuidarmos de nossa saúde psicológica.
Assim como nos preocupamos com nossa dieta e bem estar físico, também devemos prestar atenção às nossas emoções. Isso será fundamental para a nossa saúde geral.
A ansiedade e o estresse são uma das principais causas da queda de cabelo. Pessoas que vivem sob grande pressão começam a perder cabelo.
No entanto, isso pode ser resolvido. Para fazer isso, podemos praticar a meditação mindfulness, fazer exercícios, desfrutar de umas merecidas férias, ou esquecer completamente o trabalho durante o fim de semana.
Este é um dos hábitos para impedir a queda de cabelo mais difícil de realizar. Agora, não é impossível. Além disso, reduzir os níveis de estresse e ansiedade nos ajudarão a sentir-nos muito mais plenos e felizes.
Não se desespere
É normal que os cabelos caiam, já que são aqueles que completaram o seu ciclo de vida os que se desprendem para permitir que novos cresçam. No entanto, quando a queda é excessiva, há perda de densidade, volume, pode aparecer a alopecia.
Esperamos que os hábitos que mencionamos qui ajudem você a lidar com esse problema e permitam erradicá-lo. Lembre-se, apenas sendo constante você verá os resultados que está buscando. Existe um segredo que você conhece que ajudou a reduzir a queda de cabelo? Compartilhe conosco!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Turek, C., & Stintzing, F. C. (2013). Stability of essential oils: A review. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety. https://doi.org/10.1111/1541-4337.12006
- Mohungoo, M. J., & Messenger, A. G. (2010). Female pattern hair loss. In Aging Hair. https://doi.org/10.1007/978-3-642-02636-2_5
- Rushton, D. H., D.H., R., & Rushton, D. H. (2002). Nutritional factors and hair loss. Clinical and Experimental Dermatology. https://doi.org/10.1046/j.1365-2230.2002.01076.x
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.