Combata a queda de cabelo com esses 5 hábitos

· 7 de junho de 2019
A queda de cabelo é um problema muito frequente na população. Embora possa ser minimizada com alguns tratamentos convencionais, existem outros tratamentos que podem ajudar a detê-la. Conheça-os!

Além dos tratamentos existentes para combater a perda dos fios, encorajamos que combata a queda de cabelo com uma série de cuidados que iremos propor nesse artigo. Apesar de nos acostumarmos a resolver tudo com produtos convencionais, é essencial levar em conta outros complementos.

Combata a queda de cabelo adotando esses hábitos

A perda excessiva de cabelo é um problema que vai além da estética. Portanto, antes de tentar qualquer tratamento é melhor ir ao médico. O profissional será responsável por avaliar qual a causa subjacente da queda, pois pode ser resultado de descontrole hormonal, doenças, ou deficiências nutricionais.

Agora, independentemente da causa estabelecida, encorajamos que combata a queda de cabelo começando a adotar alguns hábitos. Embora não consigam parar a queda da noite para o dia, são fundamentais para fortalecer o couro cabeludo e seus fios. Tome nota!

Não deixe de ler: 4 máscaras com óleo da árvore-do-chá para evitar a queda de cabelo

1. Combata a queda de cabelo melhorando a alimentação

A alimentação é fundamental para manter o bem-estar

A alimentação desempenha um papel muito importante no cuidado do cabelo. Portanto, ao lidar com o problema da queda excessiva, é essencial melhorá-la 100%. Uma pesquisa recente, publicada em 2018, descobriu que dietas ricas em vegetais crus e ervas frescas podem reduzir o risco de alopecia androgênica.

Os resultados mostraram que houve maior controle da perda excessiva de cabelo quando os participantes consumiram alimentos como salsa, manjericão e saladas verdes, três ou mais vezes por semana. Por outro lado, deve ser lembrado que uma boa dieta para a saúde do cabelo deve incluir:

  • Fontes de proteínas de alto valor biológico (carnes magras, peixes, legumes, ovos, laticínios com baixo teor de gordura, entre outros).
  • Alimentos ricos em vitamina A, como batata doce, pimentão e espinafre.
  • Fontes de vitaminas B, C, D, ferro, selênio e zinco.
  • Suplementos ou alimentos com biotina (vitamina B7).

2. Combata a queda de cabelo usando um xampu suave

Os produtos químicos agressivos que alguns xampus comerciais contêm podem ressecar o cabelo e fazê-lo quebrar. De fato, algumas fórmulas alteram o pH do couro cabeludo e desencadeiam outros problemas, como a coceira e a caspa. Você usa produtos que são muito fortes?

É melhor optar por xampus suaves, de preferência de origem natural. Que deve ser usado na lavagem diária, para manter o couro cabeludo saudável e limpo. Ao fazer compras, certifique-se de escolher uma opção adequada para o seu tipo de cabelo: seco, oleoso ou misto. Assim, você evita reações indesejadas ao aplicá-lo.

3. Combata a queda de cabelo evitando usar secador de cabelo

Cabelo saudável

O uso excessivo de secadores de cabelo provoca uma quebra dos fios que afeta a queda excessiva. Por esta razão, é importante deixar o cabelo secar sozinho, removendo o excesso de umidade com uma toalha limpa e macia. Essa medida evita, entre outras coisas, que o couro cabeludo fique irritado, e que as pontas se quebrem.

4. Massageie o couro cabeludo

Esta técnica simples ajuda a melhorar a circulação sanguínea nesta área, favorecendo o processo de oxigenação nos folículos. Embora mais evidências sejam necessárias para verificar esses efeitos, pequenos estudos sugerem que isso contribui para alcançar bons resultados.

  • Você pode complementar a massagem com óleos essenciais. Algumas opções podem ser: óleo de coco, óleo de amêndoa, ou azeite de oliva. Faça isso por 3 ou 5 minutos, de preferência antes de ir para a cama.

Descubra: Suco de cebola para prevenir a queda de cabelo e fazer ele crescer

5. Gerencie o estresse

Mulher com estresse no trabalho

A exposição constante à situações de estresse é um dos fatores desencadeantes da queda de cabelo. Por isso, quando se aplica um plano para combater a queda de cabelo é essencial adotar hábitos para lidar adequadamente com as situações que produzem esse tipo de emoção.

Algumas técnicas úteis são:

  • Em primeiro lugar, fazer exercício físico regular
  • Também, praticar Ioga ou Pilates
  • Além disso, pode meditar
  • Por outro lado, pode experimentar fazer exercícios respiratórios
  • Finalmente, não deixe de desfrutar de uma sessão de aromaterapia

Em resumo…

Aplicar alguns cuidados e hábitos na hora de combater a perda de cabelo pode ajudar a melhorar os resultados dos tratamentos tópicos. No entanto, é importante conhecer a causa subjacente da queda, uma vez que, em alguns casos, pode estar relacionada a doenças ou alterações na saúde.

 

  • Harfmann, K. L., & Bechtel, M. A. (2015). Hair loss in women. Clinical Obstetrics and Gynecology. https://doi.org/10.1097/GRF.0000000000000081
  • Goldberg, L. J., & Lenzy, Y. (2010). Nutrition and hair. Clinics in Dermatology. https://doi.org/10.1016/j.clindermatol.2010.03.038
  • Rushton, D. H. (2002). Nutritional factors and hair loss. Clinical and Experimental Dermatology.
  • Stollery, N. (2013). Hair loss. The Practitioner.
  • Koyama, T., Kobayashi, K., Hama, T., Murakami, K., & Ogawa, R. (2016). Standardized Scalp Massage Results in Increased Hair Thickness by Inducing Stretching Forces to Dermal Papilla Cells in the Subcutaneous Tissue. Eplasty.
  • Price, V. H. (2002). Treatment of Hair Loss. New England Journal of Medicine. https://doi.org/10.1056/nejm199909233411307