Por que o cabelo não cresce? 5 causas possíveis

4 de outubro de 2019
Seguir uma dieta saudável e equilibrada é fundamental para recuperar a normalidade se o cabelo não cresce. É provável que os nutrientes que ingerimos estejam sendo destinados para outras funções.

Se já se perguntou «por que meu cabelo não cresce?», este artigo é para você. Às vezes, existem algumas causas que têm solução para que o cabelo cresça mais rápido.

De qualquer forma, recomendamos visitar um dermatologista para que possa observar seu caso em particular e obter uma solução apropriada, se ela existir, para que o problema seja resolvido.

Razões pelas quais o cabelo não cresce

Cabelo que fica na escova

1. A fase anágena

A fase anágena é a etapa na qual o cabelo cresce. Logo após esta fase, acontece a catágena, etapa de transição, e, por fim, a telógena, na qual o fio cai. Este é o ciclo natural do cabelo.

Contudo, a fase anágena pode variar, por diferentes motivos, em uma pessoa para outra.

Se, no seu caso, a fase anágena dura somente 2 anos, é bem possível que seu cabelo demore mais em crescer, já que seu ciclo é muito mais curto. O normal é que a fase anágena tenha uma duração entre 2 a 7 anos.

Leia este artigo: Fazer o cabelo crescer mais rápido: 5 soluções

2. A idade pode ser uma das razões pelas quais seu cabelo não cresce

Se seu cabelo não cresce, o motivo pode ser a idade. À medida que ficamos mais velhos, assim como nossa pele começar a perder colágeno, nosso cabelo tende a crescer muito mais devagar.

É possível encontrar produtos que prometem um crescimento mais rápido; no entanto, é difícil que estes possam competir com o que está originando um atraso da fase anágena, como é o caso da idade.

3. O tipo de cabelo

Tem o cabelo ondulado? Então, talvez tenha a sensação de que o cabelo não está crescendo tão rápido como os demais, ou que, inclusive, seu crescimento está parado.

Isso acontece porque o cabelo ondulado se encolhe e não cresce reto, mas sim se curva para realizar os cachos. Por isso, pode parecer que cresce mais devagar.

Para comprovar que este tipo de cabelo sim está crescendo, basta esticar um cacho. É somente uma questão de percepção. Contudo, existem outros tipos de cabelo que também podem favorecer um crescimento mais lento.

Por exemplo, caso tenha um cabelo fino e frágil, com pouca densidade, é provável que note que o cabelo não está crescendo. Devido a estas características, o fio pode ter um ciclo de vida mais curto, já que pode se romper, partir-se e cair com maior facilidade.

4. Se o seu cabelo não cresce, pode ser devido à queda de cabelo

Queda de cabelo

O estresse pode se converter em um dos motivos pelos quais o cabelo não está crescendo tão rápido quanto gostaríamos. Isso costuma acontecer, principalmente, nos casos de estresse crônico.

Às vezes, o estresse pode levar a uma dermatite, que provoca a irritação da pele do couro cabeludo. Isso faz com que os folículos pilosos se inflamem e o ciclo do fio seja muito mais curto.

Se você já passou alguma vez por uma época de grande estresse, terá percebido que o cabelo caía mais do que o normal. Isso acontecia porque a fase anágena estava lenta, ao mesmo tempo em que o ciclo do cabelo estava mais rápido.

Para evitá-lo, existem exercícios de mindfulness e meditação que podem ajudar.

Descubra: Crescimento do cabelo: 6 óleos para potencializá-lo

5. A importância de uma boa alimentação

A frase “somos o que comemos” deveria ser levada mais a sério, já que se nos alimentamos mal, é mais provável que nosso cabelo cresça mais devagar. Por que isso acontece?

  • Se nosso corpo não recebe os nutrientes necessários, tentará aproveitar ao máximo os poucos que têm para outras funções mais urgentes que o crescimento do cabelo.
  • Uma dieta pobre em frutas e verduras fará com que o cabelo fique com falta de vitalidade e de brilho. Além disso, isso repercutirá na pele. Por isso, alimentar-se adequadamente é essencial.

Agora que já sabe algumas possíveis respostas para a pergunta «por que meu cabelo não cresce?», é necessário que identifique aquelas causas que podem ter solução e as que não. Se o motivo é a idade, dificilmente poderá lidar com isso.

No entanto, se a alimentação ou o estresse são os motivos pelos quais seu cabelo não cresce, então é o momento de começar a introduzir hábitos mais saudáveis.