Gratinado de batatas com queijo que você vai adorar

29 de março de 2019
O gratinado de batatas com queijo não é uma receita leve, mas se controlarmos as quantidades e realizarmos atividade física poderemos desfrutar desta delícia sem ganhar peso.

Certamente, muitos de nossos leitores estão ocupados o dia todo e ficam sem tempo de desfrutar da cozinha. Por isso recomendamos esta receita de gratinado de batatas com queijo que não leva muito tempo e surpreenderá a todos com seu sabor delicioso!

Em relação a esta receita, tudo está nas proporções e no consumo. Este prato contém níveis alto elevados de calorias e carboidratos, assim como de amido e gorduras, mas não menos certo é que tudo está calculado em função de quantidades para uma família, não para uma pessoa só.

Considerações sobre o quão “negativo” é o gratinado de batatas com queijo

As batatas, o queijo e o próprio cozimento ao forno são um dos ingredientes e métodos de cozinha mais recomendados que há. Lembre-se, não existe comida ruim ou que engorda, mas o determinante é o ritmo de vida que se tem e a dieta que costume frequentar para a sua alimentação diária.

Batata para gratinado de batatas com queijo

Em consequência, estes são os critérios que devem ser levados em conta para poder fazer ou não alguma receita. Além disso, cai como um bálsamo saber que os mitos sobre as comidas abundam mais do que comumente se pode crer.

Assim que, quebre a rotina e dê uma oportunidade a este prato de gratinado de batatas com queijo. Delicioso, recomendado para passar tempo em casa com a família ou os amigos, econômico e simples de realizar se segue as indicações que está por por vir.

Não perca: 10 regras para aperfeiçoar um purê de batatas

Delicioso gratinado de batatas com queijo para compartilhar em família

É tempo de pôr as mãos na massa e começar esta incrível receita que combina o inconfundível do sabor do queijo derretido com a suavidade e versatilidade das batatas ao forno.

Ainda, se deseja consumir carboidratos que sejam saudáveis e adequados, esta receita está mais do que recomendada. Muito deliciosa, prática e boa para combinar com arroz, banana, salada ou só com uma fatia de pão.

Gratinado de batatas com queijo

O que você tem que fazer para conseguir esta receita é seguir muito bem os passos que vamos te mostrar. É certo, essa receita requer um pouco de detalhe para que fique maravilhosa, mas vale a pena.

Ingredientes

  • 5 batatas grandes (1 kg)
  • 1 colher de sopa de alho em pó (15 g)
  • 2 colherinhas de sal (10 g)
  • 1 xícara de queijo parmesão (200 g)
  • 1 xícara de creme de leite líquido (240 ml)
  • 2 colherinhas de noz moscada (10 g)
  • 1 colher de sopa de pimenta preta moída (15 g)

Descubra 3 receitas ideais para pessoas com problemas digestivos

Preparo

  1. Em primeiro lugar, lave as batatas. Lembre-se que elas vêm com muita terra.
  2. Assim que tiver cumprido com o passo anterior, descasque-as bem.
  3. Além disso, antes de seguir, se assegure de pré-aquecer o forno e fixe a temperatura em 175 ºC. Logo terá que voltar a este ponto.
  4. Por outro lado, corte as batatas depois de descascá-las. Fixe-se para que tenham uma espessura similar na totalidade das batatas, aproximadamente 2 centímetros de largura.
  5. Posteriormente, unte a bandeja com manteiga. Cubra uniformemente a superfície para que não grude.
  6. Agora comece a preparar a mistura. Precisará do creme líquido de leite, alho, pimenta, uma pitada de sal e a noz moscada.
  7. Ademais, você pode usar um batedor e esquentar um pouco na panela, ou se preferir fazer tudo a temperatura ambiente para depois levar ao forno.
  8. Por outro lado, cubra a mistura que acaba de fazer coma s xícaras de queijo parmesão.
  9. Logo, proceda com muita meticulosidade ao armar as batatas na bandeja de vidro. Coloque-as em cima da outra.
  10. A ideia é que faça 4 capas, desta maneira: 1 capa de batata cortada, o recheio, outra capa de batatas e assim até completar toda a existência dos ingredientes.
  11. Finalmente, leve ao forno e cozinhe por 45 minutos e terá seu gratinado de batatas com queijo terminado, feito em casa e delicioso.
  12. Como último conselho, use um pequeno maçarico ou aumente a temperatura do forno por uns 5 minutos antes de terminar para gratinar o queijo.