Grão-de-bico: como assá-los no forno e ideias para acompanhá-los

Você já experimentou o grão-de-bico assado no forno? Ensinaremos como prepará-lo de uma forma muito simples para que você o desfrute ao máximo.
Grão-de-bico: como assá-los no forno e ideias para acompanhá-los

Última atualização: 23 Novembro, 2021

Assar o grão-de-bico no forno pode ser uma excelente opção para melhorar suas características organolépticas. Desta forma, será mais fácil incluir leguminosas na dieta. Lembre-se de que é recomendável consumir leguminosas pelo menos uma ou duas vezes por semana.

As leguminosas são alimentos que se destacam pela alta densidade nutricional. No entanto, é importante cozinhá-las da maneira correta, caso contrário, podem causar indigestão. Pessoas que sofrem de desconforto intestinal com freqüência podem apresentar certas doenças, como gases e flatulência.

Grão-de-bico assado no forno

Vamos indicar o passo a passo de como o grão-de-bico deve ser assado no forno. Lembre-se de que esses produtos se destacam pelo alto teor de fibras. Este elemento tem a capacidade de reduzir a constipação, de acordo com um estudo publicado na revista Alimentary Pharmacology & Therapeutics.

Ingredientes

  • Pitada de cominho.
  • Colher de chá de curry.
  • Suco de meio limão.
  • Xícara de grão-de-bico cru.
  • Colher de chá de alho em pó.
  • Colher de chá de páprica doce. Também é possível usar a versão picante.
Grão de bico.
A quantidade de fibra no grão-de-bico combate a constipação, mas também é verdade que causa flatulência em algumas pessoas.

Passo a passo

A primeira coisa a fazer é deixar o grão-de-bico de molho por 24 horas. Desta forma, ficam hidratados e o posterior cozimento fica mais fácil. Além disso a digestão das leguminosas também é facilitada.

Pré-aqueça o forno a 200 graus Celsius. O grão-de-bico é colocado em uma tigela e o restante dos ingredientes é adicionado, mexendo para que todos fiquem misturados.

O grão-de-bico é então colocado em uma assadeira forrada com papel manteiga. Coloque a assadeira na área central do forno e asse por cerca de 40 minutos.

É importante que seja gerada uma tosta leve por cima, para que assim melhorem as suas características organolépticas. Passado o tempo, eles estarão prontos para o consumo.

Ideias para incluir grão-de-bico assado em outras preparações

Uma das vantagens do grão-de-bico assado é que ele pode ser adicionado em muitas outras receitas, melhorando o resultado final. Vamos mostrar algumas opções.

1. Salada com grão-de-bico assado

Segundo estudo publicado no International Journal of Epidemiology , é importante aumentar o consumo de vegetais, pois isso diminui o risco de desenvolver patologias complexas. A salada de grão-de-bico assado é uma boa maneira de garantir a ingestão deles.

A elaboração é muito simples. Em uma tigela, misture a alface, o tomate, o frango grelhado e os pimentões. O grão-de-bico assado é então adicionado. Você pode até acompanhar a preparação com um molho, embora isso aumente as calorias.

Você também pode estar interessado em: Como as leguminosas nos protegem contra a diabetes?

2. Grão-de-bico assado salteado

O grão-de-bico assado também pode ser incluído em uma variedade de salteados com vegetais diferentes. Um exemplo deles é o feito com espinafre, cogumelos, aspargos e leguminosas como ingrediente estrela. Graças a este tipo de preparação, é garantido um bom fornecimento de antioxidantes.

Para o preparo desse tipo de refogado, é ainda possível utilizar frutos do mar, como camarões. Eles vão bem com grão-de-bico assado e podem se incluir pimentões para realçar ainda mais o sabor no resultado final.

3. Lanche para consumir entre as refeições

Outra vantagem do grão-de-bico assado é que ele pode ser consumido entre as refeições como um lanche. Nesse caso, estaríamos falando de um lanche saudável, rico em fibras e proteínas. Além disso, é um alimento que se destaca pela concentração de minerais essenciais, como o ferro.

Ele podem ser facilmente transportado. Dessa forma, ele é consumido em qualquer lugar. É uma opção que provavelmente vai agradar a toda família, sendo muito mais saudável que qualquer ultraprocessado industrial.

Grão de bico como lanche.
O grão-de-bico como lanche é uma opção alternativa e saudável aos ultraprocessados.

Prepare grão-de-bico assado

É fácil preparar grão-de-bico assado. Leva apenas um pouco de tempo para garantir que os processos de molho e cozimento ocorram sem problemas. Mas as elaborações em si são fáceis.

Recomendamos que experimente esta receita para desfrutar de uma forma diferente de comer leguminosas. Não se limite quando quiser adicionar o grão-de-bico assado a outros pratos, pois ele dará um toque crocante que combinará bem com quase qualquer ingrediente.

Lembre-se que a conservação das leguminosas é muito boa, tanto em temperatura ambiente quanto na geladeira. É importante que  as leguminosas sejam guardadas em recipientes fechados, para que não percam a textura nem amolecem com o passar dos dias.

Pode interessar a você...
Como preparar um tartar de lentilha e abacate
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como preparar um tartar de lentilha e abacate

O tartar de lentilha e abacate é uma receita ideal para quem quer fazer uma dieta vegana ou vegetariana. Não deixe de experimentar!



  • Christodoulides S, Dimidi E, Fragkos KC, Farmer AD, Whelan K, Scott SM. Systematic review with meta-analysis: effect of fibre supplementation on chronic idiopathic constipation in adults. Aliment Pharmacol Ther. 2016 Jul;44(2):103-16. doi: 10.1111/apt.13662. Epub 2016 May 12. PMID: 27170558.
  • Aune D, Giovannucci E, Boffetta P, Fadnes LT, Keum N, Norat T, Greenwood DC, Riboli E, Vatten LJ, Tonstad S. Fruit and vegetable intake and the risk of cardiovascular disease, total cancer and all-cause mortality-a systematic review and dose-response meta-analysis of prospective studies. Int J Epidemiol. 2017 Jun 1;46(3):1029-1056. doi: 10.1093/ije/dyw319. PMID: 28338764; PMCID: PMC5837313.