Gastrite, remédios naturais para o seu tratamento

· 10 de abril de 2015
A água de arroz, rica em minerais e vitaminas, é um remédio tradicional para tratar a gastrite

Gastrite… Você já sofreu com ela alguma vez? Então sabe o quanto pode ser dolorosa e os problemas que pode causar em nosso dia-a-dia. Inflamação no estômago, irritação, ardência. Sintomas muito agudos que podem demorar bastante para aparecer.

Como podemos tratá-la? O médico é sempre a pessoa mais indicada para prescrever o tratamento mais adequado. Nós, em casa, podemos complementá-lo com remédios naturais, formas que podem ser econômicas e eficazes. Quer saber do que se trata?

1. Bebida de salsinha para os problemas de gastrite

Salsinha para aliviar gastrite

O tratamento à base de salsinha é muito eficaz para resolver os problemas de gastrite. Um remédio tão antigo quanto simples, que vale a pena colocar em prática durante os dias em que o incômodo estiver mais forte.

A saber, a salsinha possui todas estas maravilhosas propriedades:

  • É uma fonte natural rica em vitaminas A, B, C, E, K
  • A salsinha é um excelente diurético, muito adequado por suas propriedades a nível digestivo.
  • Acalma a ardência no estômago, a inflamação e os gases. Oferece um grande descanso para todo o trato digestivo e intestinal.

Para obtermos os benefícios da salsinha, nada melhor do que prepararmos uma infusão. Como? É muito fácil, siga estes passos:

  • Em primeiro lugar, faça uma bebida com 150 gramas de salsinha e um litro de água.
  • Uma vez feita a mistura, deixe-a repousando durante duas horas.
  • Passado este tempo, coe a água e coloque-a em uma garrafa de vidro, e deixe em um local onde não bata sol.
  • Por fim, beba o remédio ao longo de todo o dia e à temperatura ambiente. A água não deve estar nem fria nem quente.

Leia mais:  Benefícios e propriedades da salsa

2. Água de arroz

Água de arroz para amenizar gastrite

A água de arroz é outro remédio muito tradicional para tratar a gastrite. Certamente você já ouviu falar dela em alguma ocasião.

Não só reduz a inflamação, a dor e os gases, como também a pressão tão incômoda no abdômen. Também não podemos nos esquecer de que a água de arroz é muito rica em minerais e vitaminas.

Assim sendo, como a preparamos? Muito fácil. Basta colocar um litro de água para ferver e acrescentar 150 gramas de arroz. Deixe que cozinhe normalmente, para depois separar a água do arroz. Em suma, é o que beberá ao longo do dia, sempre à temperatura ambiente. Fácil, não?

3. Suco de cenoura e aipo

Suco de cenoura para a gastrite

Sabe qual é o segredo destes vegetais maravilhosos? Tanto a cenoura quanto o aipo atuam como dois excelentes anti-inflamatórios. Além disso, reduzem a ardência nas paredes do estômago, diminuem a sensação de inchaço; bem como oferecem diversos minerais e vitaminas.

Se você já sofreu com a gastrite alguma vez, certamente se lembra da falta de apetite, das náuseas e da sensação de fraqueza. Por isso, este suco natural atuará como um ótimo remédio. Para se beneficiar de todas as suas propriedades, siga estes passos:

  • Primeiramente, pegue duas cenouras e dois ramos de aipo.
  • Limpe-os bem e leve-os ao liquidificador junto com um copo de água (250 ml).
  • Bata até obter um suco bem homogêneo e beba no almoço ou no jantar. É delicioso.

4. Infusão de maçã e camomila

Suco maça com camomila

É provável que se surpreenda com esta combinação. Trata-se de um remédio realmente medicinal que vale a pena experimentar toda vez que estiver sofrendo com a gastrite. Quer saber por quê?

  • A infusão de maçã relaxa o estômago, acalma a acidez, desinflama o abdômen e melhora a gastrite.
  • A infusão de uma maçã ajuda a tratar qualquer caso de infecção.
  • Este remédio é muito adequado para, por exemplo, náuseas.

Para preparar este tratamento caseiro tão simples, você vai precisar de uma maçã crua, descascada e cortada em pedaços. Em seguida, coloque para ferver um copo de água (250 ml). Quando chegar à ebulição, acrescente a maçã e um saquinho de chá de camomila.

Permita que ferva várias vezes. É necessário que a maçã cozinhe por pelo menos 20 minutos. Assim que a infusão estiver pronta, deixe descansar para reduzir a temperatura. Coe o conteúdo e fique somente com a água. Beba à temperatura ambiente pela manhã. É deliciosa!

Quer saber mais? Camomila e outros remédios para a digestão

5. Batida de pera e gengibre

Vitamina de pera com gengibre

É possível que você já tenha provado alguma vez a clássica combinação de pera e gengibre. É um doce perfeito para qualquer sobremesa. Delicioso e saudável. Além disso tudo, na hora de tratar a gastrite, também atua como um remédio simples e eficaz. Veja porque:

  • O fato de combinar a pera com o gengibre permite tratar tanto a inflamação quanto a dor. Você já sabe que o gengibre age como um analgésico natural: é uma planta medicinal capaz de aliviar a dor estomacal.
  • A pera é uma fruta adequada para comer quando tivermos gastrite. Rica em minerais e vitaminas, ela é muito fácil de digerir. Oferece fibras e nos ajuda também a desinflamar.
  • Para realizar este tratamento simples, faça um preparo muito similar ao da opção anterior.
    Descasque e corte a pera e coloque-a com uns 300 ml de água para cozinhar. Além disso, acrescente também 20 gramas de gengibre. Em seguida, deixe cozinhando para depois bater a mistura no liquidificador. Quando obtiver um suco bem homogêneo, beba-o aos poucos. É ideal para o jantar.
  • Defilippo, M. Anti-inflamatórios naturais.
  • Majolo, C., Nascimento, V. P. D., Chagas, E. C., & Chaves, F. C. M. (2014). Atividade antimicrobiana do óleo essencial de rizomas de açafrão (Curcuma longa L.) e gengibre (Zingiber officinale roscoe) frente a salmonelas entéricas isoladas de frango resfriado. Revista brasileira de plantas medicinais. Vol. 16, n. 3 (jul./set. 2014), p. 505-512.