Água de arroz: benefícios para a saúde e para a pele

· 20 de janeiro de 2019
A água de arroz é uma aliada da beleza, já que nos ajuda a aliviar as irritações e age como um tônico natural.

A água de arroz tem se popularizando cada vez mais nos últimos anos, pois além de ser muito boa para a pele e o cabelo, também possui propriedades para a saúde que podem nos beneficiar em alguns transtornos como a diarreia, por exemplo.

É rica em vitaminas e minerais e recomendada tanto para tratar quadros de vômitos e diarreias como para estimular a produção de leite materno.

Na Ásia, é um dos segredos de beleza mais populares, pois a grande quantidade de vitaminas e nutrientes que oferece a transforma em uma grande aliada para o cuidado da pele e a beleza do cabelo. Quer mais motivos para não desperdiçar a água de arroz? Continue lendo.

Benefícios da água de arroz para a saúde

Benefícios da água de arroz para a saúde

A água de arroz é rica em vitaminas do complexo B, ácido fólico, ferro, potássio, zinco e magnésio, que representam parte dos nutrientes que o arroz perde durante o processo de cozimento.

Esses benefícios podem ser aproveitados principalmente com o arroz branco, pois essa variedade perde mais nutrientes no processo do que o arroz integral. Seus principais benefícios para a saúde são:

  • Proporciona energia.
  • É recomendada no tratamento de problemas gastrointestinais como, por exemplo, diarreia, náuseas, vômitos, etc.
  • Ajuda a prevenir a gastroenterite.
  • Ajuda a regular a temperatura do corpo.
  • É ideal para aliviar as irritações na pele.
  • Ajuda a prevenir e tratar a prisão de ventre.

Leia também: Qual é a maneira mais saudável de comer arroz?

Benefícios estéticos da água de arroz

Benefícios estéticos da água de arroz

A água de arroz é rica em propriedades benéficas para a pele, como vitaminas, minerais, antioxidantes, entre outros compostos. Graças a essas propriedades, ajuda a proteger a pele dos raios solares, a combater inflamações e irritações na pele e a prevenir o envelhecimento prematuro.

Um dos compostos mais especiais da água de arroz é o inositolum complexo que promove o crescimento das células e estimula o fluxo sanguíneo, o que é essencial para prevenir os sinais iniciais do avanço da idade e diminuir o surgimento de poros abertos na pele. Em conclusão, os benefícios cosméticos da água de arroz são:

  • Uma pele mais suave e macia.
  • Excelente como tônico natural.
  • Ajuda a abrir os poros fechados do rosto.
  • Alivia irritações na pele.
  • Proporciona uma capa protetora à pele.
  • Pode ser aplicada no cabelo para dar um toque extra de brilho e suavidade.

Pode te interessar: 2 formas de usar arroz para limpar a cútis

Como preparar a água de arroz

Muitos têm a ideia errada de que a água de arroz é aquela que sobra depois que lavamos o arroz antes de cozinhá-lo, mas não é bem assim. Essa água pode ser utilizada, mas não oferece os mesmos benefícios como a obtida com a verdadeira água de arroz, que é a que se prepara quando fervemos o arroz na água.

Ingredientes

  • Meia xícara de arroz branco
  • 4 xícaras de água

Modo de preparo

  1. Em uma panela, ferva as quatro xícaras de água. Em seguida, adicione o arroz e deixe ferver em fogo baixo por 20 minutos.
  2. Quando estiver pronta, coe o arroz e reserve a água em um recipiente de vidro. Se sua intenção é de aplicá-la na pele, coloque na geladeira. Quando estiver bem fria aplique-a usando um algodão.

Em países como o México, é tradicional aromatizá-la com canela e adoçar com açúcar. Também pode ser acompanhada com laticínios e frutos secos, mesmo que o apropriado em casos de diarreia seja consumi-la sem nenhum complemento.

  • Walter, M., Marchezan, E., & Avila, L. A. de. (2008). Arroz: composição e características nutricionais. Ciência Rural. https://doi.org/10.1590/S0103-84782008000400049