Os 8 melhores truques de beleza para a pele e cabelo

23 de março de 2017
Graças aos exercícios liberamos toxinas e oxigenamos as células da pele, por isso é um hábito muito saudável para conseguir uma pele mais macia e um cabelo mais forte.

A maioria das pessoas se preocupa com a saúde da pele e do cabelo. Afinal, fazem parte de nossa imagem pessoal e beleza.

Já há muito tempo que se sabe que é muito importante cuidar diariamente e proporcionar uma nutrição adequada para a pele e os cabelos. Assim, enfrenta-se os fatores que podem enfraquece-los e acelerar seu processo de envelhecimento.

Para atender esta necessidade, a indústria cosmética desenvolveu durante muitos anos uma grande quantidade de produtos, tratamentos e técnicas. Sua finalidade é combater os danos e melhorar sua aparência para que pareçam radiantes.

No entanto, existem outros cuidados e alternativas naturais que vale a pena considerar, já que possuem um papel determinante na restauração do cabelo e da pele e na prevenção dos problemas que mais os afetam.

Quer saber mais? Leia: 5 máscaras para manter a pele macia e radiante

Utilizar água fria

banho com água fria

Os banhos de água quente são muito relaxantes e prazerosos, mas não são a melhor opção caso você deseje um cabelo e pele saudáveis.

O calor da água, por exemplo, resseca cabelos e pele, destrói os óleos naturais e faz com que a pele seja mais suscetível a problemas cutâneos.

Por outro lado, a água fria atua como um tônico natural, ideal para manter a firmeza da pele e conservar o pH natural do cabelo.

Evitar a exposição ao sol

A exposição ao sol por um tempo prolongado causa sérios efeitos na beleza, já que os raios UV destroem e provocam alterações que muitas vezes são irreparáveis.

Na pele, podem causar queimaduras e manchas que, quando não tratadas, podem dar lugar a um câncer de pele. Além disso, com relação ao cabelo, faz com que este perca seus óleos naturais, fique fraco e caia.

Assim, em ambos os casos, é muito importante utilizar um protetor solar e procurar fazer um tratamento restaurador depois de se expor ao sol por muito tempo.

Hidratar com óleo de coco

oleo-de-coco

Um dos ingredientes naturais ideais para hidratar e regenerar a pele e o cabelo é o popular óleo de coco.

Este contém vitamina E, ácidos graxos essenciais e, além disso, tem propriedades antibióticas e antioxidantes que nutrem, reparam e proporcionam hidratação.

Assim, sua aplicação constante contribui para a redução do impacto dos radicais livre e previne o envelhecimento precoce.

Seguir uma dieta balanceada

Mesmo que muitas vezes ignoramos este fato, o tipo de alimentação que seguimos se reflete em todo o nosso corpo.

Com relação à estética, é importante adotar uma dieta equilibrada que inclua alimentos ricos em antioxidantes, vitamina E, água, fibras e minerais.

Além disso, o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares e farinhas se reflete dos pés à cabeça e, como se fosse pouco, pode provocar problemas de saúde crônicos.

Beber sucos e vitaminas

sucos

Seja por beleza ou pela saúde em geral, é muito importante apoiar o trabalho dos órgãos purificadores do corpo. Eles são os responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas que se acumulam.

Os sucos e vitaminas de frutas e verduras estão cheios de nutrientes e compostos antioxidantes que estimulam a desintoxicação para prevenir doenças e melhorar a aparência da pele.

Entre os ingredientes mais utilizados se destacam os seguintes:

  • Vegetais de folhas verdes
  • Beterraba
  • Cenoura
  • Maçã
  • Mirtilos
  • Limão
  • Gengibre
  • Morangos

Veja também: Vitaminas detox. Por que são tão benéficas?

Fazer exercícios

O exercício é um dos melhores hábitos para conservar a saúde, a beleza e a juventude. Ao transpirar, o corpo libera toxinas e oxigena as células para repará-las e melhorar a saúde da pele.

Fazer pelo menos 30 minutos de exercícios diários contribui para ter uma pele mais limpa e suave e um cabelo mais forte.

Ingerir ácidos graxos ômega 3

Ácidos-graxos-omega-3

Os ácidos graxos ômega 3 são nutrientes essenciais que o organismo não pode sintetizar por si só, mas pode absorver através do consumo de certos alimentos.

Estes elementos estão associados a uma boa saúde cardíaca, mas também com o melhor estado da pele e do cabelo.

Quando o corpo não absorve as quantidades suficientes deste nutriente, pode apresentar queda de cabelo e ressecamento da pele.

Entre os alimentos ricos em ômega 3 estão incluídos:

  • Peixes azuis (salmão, sardinha, entre outros…)
  • Óleo de sementes
  • Sementes de linhaça e de gergelim
  • Oleaginosas

Beber água

A água é uma das bebidas mais saudáveis para o organismo e também tem um papel determinante no cuidado da pele e do cabelo. Tanto para a saúde quanto para a beleza, os especialistas recomendam beber de 6 a 8 copos de água por dia.

  • Matheus, L. G. M., & Kurebayashi, A. K. (2002). Fotoproteção: a radiação ultravioleta e sua influência na pele e cabelos. Tecnopress.
  • Batistela, M. A., Chorilli, M., & Leonardi, G. R. (2007). Abordagens no estudo do envelhecimento cutâneo em diferentes etnias. Rev. Bras. Farm, 88(2), 59-62.